Pinacoteca no Centro Histórico de Porto Alegre

Arte, história e memória no Centro Histórico de Porto Alegre


No dia 26 de março, Porto Alegre completa 248 anos. Fiquei pensando em uma pauta que trouxesse um pouco da capital dos gaúchos para os leitores do Territórios, principalmente para seus próprios moradores, ressaltando que eu não conhecia dois dos espaços que irei abordar aqui. Todos no Centro Histórico de Porto Alegre.

Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul

Desde quinta-feira, 19, várias cidades gaúchas decretaram situação de emergência e ordenaram o fechamento de comércio não essencial. Aproveite a leitura como entretenimento, conhecimento ou para planejar férias futuras, não recomendamos turismo nesse momento. Fique em casa!

quero dicas do Brasil

10 Museus no Centro Histórico de Porto Alegre (acervo online nos links)

Entre os atrativos, decidi fazer um roteiro exclusivo sobre o Centro Histórico, mais precisamente sobre os museus, centros culturais e memoriais que pudessem ser visitados a pé entre um e outro e relativamente perto entre si.

A sugestão é iniciar o passeio na ordem a seguir: os três primeiros ficam na parte alta do Centro Histórico, depois você pode descer a rua General Câmara para chegar aos demais espaços. Observando que alguns não abrem segundas, sábados ou domingos.

Pinacoteca Ruben Berta

O sobrado, de 1893, tem acervo de artistas predominantemente brasileiros como Almeida Júnior, Pedro Américo, Batista da Costa, Eliseu Visconti, Portinari, Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho e Lazar Segall. A coleção possui alguns britânicos como Allen Jones, Alan Davie e Grahan Sutherlandm, e um quadro de 1673,  “The Rejalma”, do holandês Jeronimus Van Diest, a pintura mais antiga em acervo público gaúcho.

Fachada da Pinacoteca Rubem Berta
Pinacoteca Rubem Berta

Onde: Rua Duque de Caxias, 973, no Centro Histórico de Porto Alegre
Horário: segunda a sexta-feira. Das 10h às 12h e das 13h às 18h (último acesso às 17h30)
Fone: (51) 3289-8292
Podem ser feitas visitas guiadas às exposições via agendamento:
[email protected] ou (51) 3289-8291
Você pode acessar imagens das recentes exposições clicando no título de cada uma disponível no site.

Museu Julio de Castilhos

Antes residência do líder Julio de Castilhos, o museu é o mais antigo do Rio Grande do Sul. Construído em 1887, tornou-se um espaço público em 1907. No museu, há peças da época da Revolução Farroupilha (1835 a 1845). Também há um acervo indígena e da época das missões jesuítas. Entre as raridades, um espadim usado por Giuseppe Garibaldi. Há exposições permanentes do acervo de 10 mil peças e temporárias. Para saber sobre a Revolução Farroupilha, cidades por onde os farrapos passaram e o que pode ser visitado hoje nesses lugares como atrativo turístico, acesse nosso Guia aqui. Em 2016, participei do Rota Farroupilha com Roberta e outras amigas, contamos tudo no guia, que tem dicas de hospedagem, passeios, restaurantes.

Museu Julio de Castilhos
Museu Julio de Castilhos

Onde: Rua Duque de Caxias, 1205 e 1231
Horário: terça a sábado. Das 10 às 17 horas
Contato: (51) 3212.9035 e [email protected]
Para agendar visitas guiadas: [email protected]
Site: http://museujuliodecastilhos.blogspot.com/

Memorial do Theatro São Pedro – TSP

Inaugurado em 27 de junho de 1858, o Theatro São Pedro é um dos orgulhos dos gaúchos, trazendo companhias nacionais e estrangeiras, shows musicais e muita história nos seus mais de 160 anos. Assim, em 2008, foi aberto o Memorial do TSP, com fotos, documentos, relíquias. Localizado no subsolo, homenageia a alemã Eva Sopher, responsável por buscar recursos e parcerias para a restauração, pois o TSP ficou 11 anos fechado. Há uma loja com souvenirs do TSP na Chapelaria que fica no andar térreo, bem como um café no segundo andar e estacionamento pago, além de um espaço multipalco com atividades ao ar livre eventuais e restaurante muito bom que recomendo, o Du’Attos.

Memorial do Theatro São Pedro
Memorial do Theatro São Pedro

Onde: Praça Marechal Deodoro, s/n°
Horário: terça a sábado. Das 15h às 18h, rua lateral, ao lado da Bilheteria.
Fones: (51) 3227-5100 / 3227-5300
Para agendar visitas guiadas: [email protected]
Site: http://www.teatrosaopedro.com.br/, acesse o memorial e a galeria de fotos

Cafeteria
Horário: terça a domingo, das 16h até o horário de início do espetáculo ou até as 18h30 quando não houver espetáculo

Centro Cultural CEEE Erico Verissimo – CEEEV

O prédio histórico “Edifício Força e Luz” foi sede a Companhia Estadual de Energia Elétrica do RS (CEEE). Tem arquitetura de inspiração francesa. Erguido em 1928, tornou-se Centro Cultural CEEE Erico Verissimo em 2002, e conta com auditório, salas de exposições, distribuídos em seis andares.

Há um memorial, dedicado ao escritor gaúcho Erico Verissimo, em dois andares. É possível ver manuscritos de obras do autor, bem como alguns objetos de uso pessoal. O prédio também abriga o Museu da Eletricidade do Rio Grande do Sul (MERS) com um acervo de 2 mil peças.

Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Onde: Rua dos Andradas, 1223
Horário: terça a sexta, das 10h às 19h. Sábado, das 11h às 18h
Fones: (51) 3228-9710 e 3226-7974
Pode ser feitas visitas guiadas por agendamento [email protected]
Site: http://www.cccev.com.br/

Pinacoteca Aldo Locatelli

Dentro de um prédio histórico de 1901 que pertence à Prefeitura Municipal de Porto Alegre, onde foi intendência e área da polícia nas primeiras décadas do século passado, há salas dedicadas às artes visuais. Além de obras fixas de artistas como Pedro Weingärtner, João Fahrion, Carlos Scliar e Vasco Prado, há exposições temporárias, no andar térreo e no porão em arcos onde funcionou uma cadeia.

Pinacoteca Aldo Locatelli no Centro Histórico de Porto Alegre
Pinacoteca Aldo Locatelli

Onde: Paço dos Açorianos, dentro da antiga Prefeitura de Porto Alegre, Praça Montevidéu, 10
Horário: segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h
Fone: (51) 3289-3735 
Podem ser feitas visitas guiadas às exposições via agendamento:
[email protected]  ou (51) 3289-3735
Você pode acessar imagens das recentes exposições clicando no título de cada uma disponível no site.

Farol Santander POA

Prédio histórico de 1931, onde funcionaram instituições financeiras até tornar-se um centro cultural em 2001. É um dos meus lugares preferidos por trazer arte contemporânea na maioria de suas exposições. É o único que cobra ingresso no Centro Histórico.

Além do belo e imenso átrio onde acontecem as exposições temporárias, tem sala de cinema com sessões comentadas, café dentro de um antigo cofre, biblioteca, exposições fixas de numismática e sobre a história da cidade, além de loja, salas para palestras e apresentações.

Átrio Farol Santander
Átrio Farol Santander

Onde: Rua Sete de Setembro, 1028
Horário: terça a sábado, das 10h às 19h. Domingo e feriado, das 11h às 18h
Fone: (51) 3287-5500
Valor: ingressos entre R$ 7,50 e R$ 15,00
Ao acessar o site do Farol Santander, clique em Farol POA, e depois em Galeria, para o tour virtual.

Memorial do Rio Grande do Sul

Localizado ao lado do Farol Santander, no antigo prédio dos Correios e Telégrafos, datado de 1914. É um centro de informação e divulgação da história do Estado, com mapas, gravuras, fotos, livros, imagens iconográficas. Além do acervo fixo, realiza exposições temporárias em artes visuais, como instalações, quadros, esculturas, vídeos. Conta com um espaço cultural dedicado à memória dos Correios.

Memorial do Rio Grande do Sul, no Centro Histórico de Porto Alegre
Memorial do Rio Grande do Sul

Onde: Rua Sete de Setembro, 1020
Horário: terça a sábado, das 10h às 18h. Domingo e feriado, das 13 às 17h
Contato: (51) 3224-7159 e [email protected]
Facebook: www.facebook.com/memorial.do.rs/
Site: https://cultura.rs.gov.br/memorial-rgs

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS

Outro dos meus espaços preferidos, localizado em um prédio histórico de 1913, onde abrigou a Delegacia Fiscal (alfândega), ao lado do Memorial do RS. Conta com várias e amplas salas que permitem obras de grandes dimensões. O acervo é de cerca de 5 mil obras, nem todas expostas ao mesmo tempo, pois também recebe trabalhos de outros estados e países, seja de coleções particulares, seja de museus renomados do mundo. O espaço tem uma loja, um café e um bistrô, além de um terraço lindo que abre raramente.

MARGS
MARGS

Onde: Praça da Alfândega, s/n°
Horário: terça a domingo, das 10h às 19h
Contato: (51) 3227-2311 e [email protected]
Instagram: @museumargs
Conheça o acervo online do MARGS. Clique em Acervo. Selecione o nome do artista para listar as obras no acervo.

Casa de Cultura Mario Quintana – CCMQ

Acredito que seja o prédio mais fotografado de Porto Alegre, pela arquitetura e a cor rosa que dá vida à Rua da Praia. Pois o CCMQ, antes chamado de Hotel Majestic, foi considerado arrojado para sua época nos anos 1930, por causa das passarelas que ligam um prédio ao outro. E é daí que vem sua beleza, assim como as cúpulas, sendo uma delas destinada a um café com vista para o Lago Guaíba.

Tem teatros, salas para cursos e exposições, cinemas, loja, bibliotecas de livros e de discos, espaço coworking, representação do quarto onde morou o poeta Mario Quintana (1968 a 1980). Adoro as sacadas, os vãos, o terraço do jardim em homenagem ao ambientalista José Lutzenberger, as colunas, os espaços de convivência.

Casa de Cultura Mario Quintana
Casa de Cultura Mario Quintana
Cafeteria na Casa de Cultura Mario Quintana
Cafeteria

Onde: Rua dos Andradas, 736
Horário: terça a sexta das 9h às 21h, sábado, domingo e feriado das 12h às 21h
Contato: (51) 3221-7147 e [email protected]
Cinemas:  (51) 3226.5787 e (51) 3225.6664
Instagram: @ccmarioquintana
Fanpage: https://www.facebook.com/CCMQportoalegre/
Site: http://www.ccmq.com.br/

A entrada da Casa de Cultura Mario Quintana é gratuita. Os horários de abertura de cada atração (cinema, exposição ou café) podem ser diferentes.

Consulte o site da Casa de Cultura Mario Quintana sobre horário e valores de algumas das atrações como cinema, teatro, cursos etc.

Museu Militar

Para quem gosta de equipamentos bélicos e história militar brasileira, o Comando Militar do Sul exibe uma grande variedade de tanques, armas, carros e acessórios usados em expedições do Exército, além de uma biblioteca. Até o final de março de 2020, há uma exposição dedicada ao 75 anos da Força Expedicionária Brasileira, trazendo totens explicativos sobre missões realizadas por soldados no Brasil e exterior.

Museu Militar no Centro Histórico de Porto Alegre
Museu Militar

Onde: Rua dos Andradas, 630
Horário: terça a quinta, das 10h às 16h. Sexta das 9h às 12h. Sábado, domingo e feriado, das 13h30 às 17h
Contato: (51) 3221-7147 e [email protected]
Fone:  (51) 3220-6366
Site: http://www.cms.eb.mil.br/index.php/home/cms-visitas-ao-museu-militar

Visitas guiadas para grupos via agendamento pelo fone (51) 3226-5883

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

quero dicas do Brasil
Criz Azevedo

Criz Azevedo

Criz Azevedo é jornalista, publicitária, tecnóloga em Hotelaria. Há mais de 12 anos atua como repórter, redatora e editora em comunicação empresarial. Curte biografias, cinema, soul music, fotos de viagens e natureza selvagem. Adora temas relacionados à etnografia, aprender sobre as histórias das coisas, pessoas, comportamentos, hábitos e lugares.

Deixe uma resposta