Com pouco mais de 700 anos de fundação, Amsterdam já foi uma das cidades mais ricas de todo o mundo, hoje encanta os visitantes com seus canais e a sua hospitalidade.

Os Países Baixos exigem certificado de vacinação completa, teste negativo para Covid-19 e obriga quarentena de 5 a 10 dias.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Quer agendar passeios e transfer agora na Holanda? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona

O seguro viagem é obrigatório.

Paisagem noturna de Amsterdam
Paisagem noturna

Por Raul Botelho ℹ︎

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.

Acesso rápido: Relato | O que fazer | Tours | Onde dormir | Dicas | Por onde começar

Conta a lenda que a cidade foi fundada por dois pescadores que acabaram nas margens do Rio Amstel por acaso (origem do nome Amsterdam) e foram seus primeiros moradores. Hoje a população é de aproximadamente 800 mil habitantes.

Casas-barco são comuns em Amsterdam
Casas-barco

Amsterdam é uma cidade que tem todo o centro turístico num raio de três quilômetros, tornando possível ir a quase todos os locais a pé. Os trens passam por toda a cidade e dividem espaço com os carros e as bicicletas.

Nevasca em Amsterdam+ Como foi passear em uma nevasca
Amsterdam vista do alto
Cidade vista do alto

^ Voltar início ^

Alguns passeios que valem a pena em Amsterdam:

Cervejaria Heineken

A visita dura em torno de duas horas para conhecer a história e o lugar onde era produzida uma das cervejas mais famosas do mundo. Hoje a fábrica de verdade fica fora da cidade. O passeio oferece uma experiência diferente onde a sensação é de estar dentro de uma garrafa de cerveja durante o processo de fabricação. No World Bar é legal conhecer gente do mundo inteiro enquanto se toma uma ou mais cervejas.

Carroça da Heineken
Carroça da Heineken

Passeios de Barco

Um passeio de barco é uma ótima forma de ver Amsterdam por um outro ângulo, enquanto se conhece mais sobre a história dos prédios, pontes e canais da cidade. O passeio passa por todos os principais pontos turísticos.

Clique aqui se as imagens não aparecem no seu celular. Será direcionado para site parceiro do Territórios.

Vondelpark

É o maior parque de Amsterdam e um dos mais belos de toda a Europa. Localizado no centro da cidade, próximo a diversas outras áreas de interesse como Museumplein e Leidseplein, o parque tem uma área imensa, repleta de lagos, belas árvores e animais.

Uma das entradas do Vondelpark
Uma das entradas do Vondelpark

Red Light District

O Bairro da Luz Vermelha de Amsterdam é provavelmente o mais famoso deste tipo em todo o mundo e, certamente, o mais curioso. Lá é possível ver prostitutas oferecendo seus serviços através de vitrines iluminadas por luzes vermelhas. As vitrines do bairro são alugadas pelas prostitutas como qualquer outro espaço comercial, pois a prostituição é uma profissão legalizada na Holanda. Nesta área da cidade, cortada por diversos canais e ruas estreitas, existem vários sex shops, teatros e museus do sexo, além de coffee shops e bares.

Passeando pelo Red Light District
Passeando pelo Red Light District

Leidseplein

A Leidseplein é o coração pulsante de Amsterdam, onde se concentra a maioria dos bares e boates da cidade, além de diversos cafés e restaurantes. Durante todo o dia, o movimento de pessoas é grande e lá é possível encontrar alguns restaurantes com pratos mais em conta para quem está com o orçamento apertado.

Coffee Shops

Amsterdam é conhecida por ser uma cidade tolerante, no que diz respeito a sexo e drogas. O uso de maconha e outras drogas não-sintetizadas é permitido e a venda regulamentada, o que atrai turistas do mundo inteiro a fim de aproveitar esta condição, mesmo por curiosidade. Há alguns anos a prefeitura local tentou permitir a venda somente para moradores, porém a iniciativa não foi bem aceita e hoje em dia qualquer um pode comprar e usufruir de todos os produtos dos coffee shops.

Praça Dam

Fica no centro histórico de Amsterdam e abriga prédios importantes da cidade, como o Palácio Real e a Nieuwe Kerk (a Igreja Nova), além do Monumento Nacional, um obelisco construído em homenagem às vítimas da Segunda Guerra Mundial. Lá acontecem os principais eventos de rua da cidade e onde se instalam os parques de diversão que passam por Amsterdam. Dam fica bastante próxima da principal estação de trem da cidade, a Central Station, principal acesso para quem vem do aeroporto.

O Mercado das Flores
O Mercado das Flores

Mercado das Flores de Amsterdam

Localizado no Singel, um dos canais de Amsterdam, este mercado é famoso por sua característica única, pois todos os produtos ficam à mostra em barcaças flutuantes. Tudo começou na época em que as flores eram transportadas em barcaças todos os dias no século XVII e o comércio continua até hoje, porém, agora as flores chegam via trem e não mais por barcos.

Estacionamento de bicicletas em Amsterdam
Estacionamento de bicicletas em Amsterdam

Tome Nota Amsterdam

Passeios de Barco: em alguns barcos é possível ir para uma área exterior através de uma porta nos fundos, perfeita para tirar fotos e aproveitar um passeio mais “livre”.

Mercado das Flores: funciona de segunda a segunda das 9:00 às 17:30, só aos domingos abre um pouco mais tarde, às 11:00hs.

Coffee Shops: lugar para comprar maconha e fumar tranquilamente, mas não leve nada na mala de volta, pois a revista na saída do país é rigorosa.Não deixe de provar os waffles na praça, são simplesmente deliciosos e inesquecíveis.Uma estada de 04 dias é suficiente para conhecer bem a cidade.

Hospedagem: opções não faltam e para todos os estilos, pesquise no Booking.com.


Nosso hotel-barco em Amsterdam

+ Leia o texto sobre como é se hospedar em hotel barco nos canais

^ Voltar início ^

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Por onde começar a planejar a viagem

  1. Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
  2. Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
    2.1 Avalie levar chip de celular e vá comprando a moeda aos poucos.
  3. Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.

A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.

^ Voltar início ^

Você está em INICIAL » HOLANDA » AMSTERDAM » Amsterdam, parada obrigatória na Europa
Author Raul Botelho

Apesar de ser nascido em uma cidade pequena, no interior do estado de São Paulo, tive a oportunidade de conhecer várias cidades ainda muito novo, pois meu pai era motorista de caminhão e eu sempre aproveitava pra viajar junto, quando possível. Hoje percebo que foi nessa época, ainda criança que descobri a paixão por viagens, por novos lugares, novas pessoas e diferentes costumes. | Siga no Instagram

Deixe seu recado, escreva algo