Música erudita, barroca, popular instrumental, trilha de game e de cinema, em Gramado, na Serra Gaúcha (RS). Quero falar de um dos eventos que mais gosto, o Gramado In Concert – Festival Internacional de Música. Em 2024, chega a sua décima edição. Trata-se de um festival com predominância de apresentações instrumentais, com destaque para o clássico em boa parte da programação.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul
Ingressos e passeios na Serra Gaúcha e outros destinos
Alugue um carro e rode pelas estradas gaúchas com maior liberdade
Gramado in Concert – Festival Internacional de Música
As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça a autora ou deixe um comentário.
Atualizado em
1. O evento é totalmente gratuito
2. Não precisa entender de música clássica
3. Encontro entre jovens, mestres e doutores em música
4. Música popular, trilha de game e cinema no Gramado in Concert
5. Cidade do interior com uma orquestra sinfônica
6. Verão convida para ir às ruas assistir aos shows do Gramado in Concert
7. Dicas para prestigiar o evento em 2024
1. O evento é totalmente gratuito
Da abertura ao encerramento, os espetáculos são gratuitos e acontecem em pontos famosos da cidade de Gramado, como Lago Joaquina Rita Bier, Praça das Etnias, Rua Coberta, salões do Hotel Serra Azul, ExpoGramado, Lago Negro, Igreja do Relógio. Nas atividades ao ar livre, o povo pode ir chegando, levar sua esteira para sentar, e assistir às orquestras, duos, trios, grupos de música de câmera e solistas.
Nas apresentações em lugares fechados, é importante respeitar a fila, pois nem sempre tem cadeiras para todo mundo. A programação é bem organizada. A grade é divulgada via redes sociais, folhetos e imprensa, e traz os horários e locais onde acontecem os shows.
Em 2020, o evento contou com uma babel de músicos e cantores de 15 países, entre eles Brasil, Bulgária, Coreia do Sul, México, Peru, Estônia. A sexta edição do Gramado In Concert ganhou um personagem, o Maestro Cosminho. Ele acompanha os Concertos Itinerantes, formado por um quinteto de metais que circula pelos pontos turísticos.
2. Não precisa entender de música clássica
Uma das atividades da programação é o “Conhecendo o Festival”. A proposta é reunir grupos, formados por adultos e crianças, que assistem a uma palestra sobre música e depois percorrem bastidores do festival, em rápidas visitas às oficinas e ensaios. Para participar, é preciso se inscrever em uma das datas e horários.
3. Encontro entre jovens, mestres e doutores em música
O Gramado In Concert é uma experiência maravilhosa, também, para os jovens músicos e cantores do Rio Grande do Sul, outros estados e países. Eles têm a oportunidade de aprender com virtuoses e regentes renomados, a exemplo de Linus Lerner, gaúcho de Novo Hamburgo, diretor artístico do evento, maestro do Southern Arizona Symphony Orchestra (EUA), da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, e regente convidado da Orquestra Sinfônica de Gramado (OSG). Linus Lerner é o primeiro maestro brasileiro a comandar uma gravação da London Royal Phillarmonic Orchestra, com CD lançado em 2020.
Faz parte das aulas exclusivas aos músicos e cantores, classes de aperfeiçoamento e técnicas, bem como concursos. Também há workshops com luthiers, que são profissionais especializados em construir instrumentos e realizar reparos. Em 2020, participaram das atividades 400 alunos do Brasil e América Latina.
4. Música popular, trilha de game e cinema no Gramado in Concert
Nem só de óperas, clássicos europeus e barroco medieval vive o Gramado In Concert. Em muitos momentos da edição de 2020, o público curtiu composições de games como Super Mario; trilha de filmes como Piratas do Caribe e West Side Story; o popular tango de Astor Piazzola; descontraindo os shows. A ideia é trazer referências populares adaptadas para orquestra.
5. Cidade do interior com uma orquestra sinfônica
Em muitos dos espetáculos, um grupo de instrumentistas se destaca. É a Orquestra Sinfônica de Gramado (OSG), que toca na abertura, no encerramento e em outros concertos durante o evento, além de shows ao longo do ano.
Para uma cidade brasileira com cerca de 30 mil habitantes, ter uma orquestra sinfônica* é motivo de muita satisfação para seus moradores. Essa ousadia é fruto do empenho do Secretário Municipal de Cultura Allan Lino, que também nos revelou, em reunião com a imprensa, que pela primeira vez a OSG estará em turnê internacional, levando seus 44 músicos e dois solistas para Portugal, Espanha, França e Itália no mês de junho.
Outra novidade é que está sendo desenvolvido o projeto de um grande teatro para a cidade, com investimentos robustos para receber grandes orquestras e espetáculos de dança que necessitam de palco com grandes dimensões.
*Sinfônica
Orquestra formada por grupos de quatro naipes (percussão, cordas, madeira, metais), sendo que cada naipe conta com diversos instrumentos.
6. Verão convida para ir às ruas assistir aos shows do Gramado in Concert
Nesta época do ano, a cidade de Gramado, conhecida pelo Festival de Cinema, Natal Luz, museus temáticos, fica mais tranquila e perfeita para aproveitar o Festival Internacional de Música. O clima agradável convida o visitante a apreciar praças e parques, e ainda tem a satisfação de ver hortênsias contornando as estradas de acesso. A hortênsia é a flor símbolo da região, típica desta estação. Atire-se na grama, feche os olhos e sinta a música. E quando o assunto é boa comida, há uma variedade de espaços em cozinha italiana, asiática, alemã, portuguesa, com cervejarias, hamburguerias, pizzarias, fondues, massas, sushis, carnes especiais.
Tome Nota
Para 2024, já tem data para o próximo Gramado In Concert: será de 26 de janeiro a 3 de fevereiro. O evento é realização da Prefeitura de Gramado através da Secretaria da Cultura de Gramado.
A hotelaria é farta e acolhedora. Durante o festival, várias hospedagens realizam promoções com descontos nas diárias. Fiquei hospedada no Laghetto Viale Vivace, na avenida das Hortênsias, e onde tem uma das paradas do Bustour, operado pela Brocker Turismo, que fez nossos traslados e viagens POA-Gramado-POA.
A jornalista Criz Azevedo viajou a convite da Insider 2 Comunicação, Prefeitura Municipal de Gramado e rede Laghetto Hotéis.
Passeios em Gramado | |
---|---|
+ Mini Mundo >> Ingresso + Gramado Zoo + Aquamotion, Le Jardin e Snowland + Atrações gratuitas |
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
- Rotas regionais para voar no Rio Grande do Sul
- Cheguei, e agora? Qual melhor transporte em Porto Alegre
- Evite imprevistos nas estradas gaúchas
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- O que levar a mala ou mochila
- Como ser um turista do bem em 9 dicas
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
Cidades e parques visitados no RS: