Algumas das histórias por trás das imagens publicadas por mim aqui no site, além das enviadas por viajantes e colaboradores para a sessão Foto da Semana. São cenários da cultura e turismo no RS apresentados como galeria de fotos do Rio Grande do Sul. Inspire-se e clique nos links para saber mais sobre como visitar os destinos e viver essas experiências.

quero dicas do Brasil

Acesso rápido: na serra | na trilha | no campo | na estrada | no céu | nos cânions | no teatro

Casinha em Bento Gonçalves – Foto #234

Fui convidada para o lançamento de um novo passeio no Vale dos Vinhedos e achei esta cena dentro da Vinícola Marco Luigi na última sexta-feira. O avó fez esta casinha em Bento Gonçalves para os netos poderem brincar enquanto os adultos trabalham na propriedade. Parece a morada dos smurfs e ainda tem vista do alto para cidade logo atrás. Pena que estava fechada, mas deixou a visita, que já estava super interessante, ainda mais charmosa.

Casinha em Bento Gonçalves, Fotos do Rio Grande do Sul - Brasil
Casinha em Bento Gonçalves

Como fazer esse passeio pela Vinícola Marco Luigi?
O Circuito dos Vinhos é um tour circular criado pela Citral Serra para atender a demanda de quem viaja sem carro ou quer beber sem se preocupar com a volta. Contei os detalhes da experiência no link.

Natal Luz de Gramado 2016 – Foto #220

O Natal Luz de Gramado já começou! Passei por lá e trago alguns cliques da Rua Coberta e Avenida Borges de Medeiros. O mais diferente e interessante (entre as atrações gratuitas de 2016) é o mosaico tecnológico contrastando com a arquitetura de pedra da Igreja São Pedro. Quando as luzes se acendem, o piso muda de cor e exibe ilustrações sacras. Conforme o ângulo de visão, ainda aparece o reflexo das luzes da igreja. Ao lado, fica o presépio e na frente a Rua Coberta com as letras do Natal Luz.

Reflexo da igreja no mosaico
Mosaico com show de luzes em frente a Igreja São Pedro, Gramado

Veja a programação 2020 atualizada e opinião de quem vai quase todos os anos aqui.

Trilha para deficientes visuais – Foto #223

Em uma tarde de dezembro fiz a primeira trilha acessível do Rio Grande do Sul. Foi lançada com um grupo de deficientes visuais atravessando a mata nativa preservada que leva até a Lagoa dos Patos, no município de Arambaré. Foi lindo ver a alegria deles sentindo as plantas com as mãos e alguns fazendo trilha pela primeira vez.

Sempre quis fazer, mas nunca ninguém tinha me levado” dizia Carla com um sorriso enorme no rosto.

Deixo a foto mais bonita do dia. A flor da bromélia envolvida pela barba de pau, planta abundante na região.

Bromélia na Trilha dos Piquetes em Arambaré, fotos do Rio Grande do Sul
Bromélia na Trilha dos Piquetes em Arambaré

Trilha dos Piquetes é o resultado do convênio entre a Prefeitura de Arambaré e o SEBRAE em uma ação do Projeto de Turismo na Costa Doce/Náutico. Teve início em 2014 com um diagnóstico do ambiente turístico, quando foi observada a vocação do município para trabalhar o segmento de turismo de natureza em função de sua bela orla lacustre e suas matas de restinga litorâneas ainda preservadas.

Fotos do Rio Grande do Sul: cordeirinho – Foto #210

Eu abraçada no cordeirinho
Eu abraçada no cordeirinho

Uma fofurinha alegrou o meu final de tarde dessa sexta-feira e vou compartilhar por aqui. Fui trabalhar como fotógrafa em um evento promovido pela SMartins (tudo em família) chamado Dia de Campo. Tem como objetivo mostrar cases de sucesso na reprodução animal para convidados durante um dia inteiro de visitas a algumas fazendas.

Foi preciso acordar 5h30 da madrugada e continuar na lida até 18h enfrentando cerração pesada com muito frio e umidade pela manhã e calorão a tarde. No final estava exausta, até encontrar este cordeirinho perdido na saída e fui correndo me abraçar nele. No começo estava desconfiado e com medo, mas depois dos meus carinhos se acomodou no meu colo.

Na Estância Capão Redondo em Capão do Leão, Fotos do Rio Grande do Sul - Brasil
Na Estância Capão Redondo em Capão do Leão, Rio Grande do Sul – Brasil

Antes de me despedir, teve a parte cômica… Alguém adivinha o que são estas plantas da foto? Na empolgação encostei a parte de cima da mão e imediatamente veio o choque e a ardência. São urtigas e não parou de latejar até agora!!!

Essa fazenda é privada e não está aberta ao público, mas quem gostou da ideia de brincar com cordeirinhos passo a dica de uma passeio bem legal na Serra Gaúcha. A Casa da Ovelha oferece tours para alimentar os pequenos e aprender sobre os cachorros que trabalham com esses animais. Fica no Caminhos de Pedra e já contei a experiência por aqui, clique no link acima pra saber como foi.

Campo de Canola – Foto #207

Das vantagens de viajar de carro está parar onde e quando quiser como fizemos durante a viagem pela Rota Farroupilha. No caminho para Caçapava do Sul, pela BR-290 passando por Santa Margarida do Sul, avistamos um campo florido do lado direito da estrada. Nem foi preciso pedir pra parar, enquanto as três amigas pegavam as câmeras, a motorista Paula já foi parando no acostamento. E na onda o carro de trás já parou e virou ponto turístico.

Campo florido de canola em Santa Margarida do Sul, Rio Grande do Sul
Campo florido de canola em Santa Margarida do Sul

Era um enorme campo de plantação de canola (matéria prima de óleo de cozinha) com flores amarelas e folhas verdes na altura do meu joelho. Não tinha cerca e o cuidado era não machucar as folhas para encontrar o melhor ângulo. Foram várias imagens super legais feitas por todas nós e hoje deixo esta. Para dar o gostinho de como pode ser surpreendente viajar de carro de interior do Rio Grande do Sul

Cenário também na galeria de fotos do Rio Grande do Sul: Rota Farroupilha

Estrelas que não vemos – Foto #245

Bojuru, litoral sul do Rio Grande do Sul - Brasil
Bojuru, litoral sul do Rio Grande do Sul

Mais um amigo talentoso vem mostrar o seu trabalho por aqui. O meu ex-colega do laboratório fotográfico da Unisinos (no tempo da revelação manual) vem percorrendo uma carreira de sucesso no fotojornalismo. Fredy Vieira ministra cursos, ganha prêmios e faz exposições como “Via-Láctea, as estrelas que não vemos”.

Com o intuito de mostrar o brilho do céu que não conseguimos ver a noite devido à poluição luminosa. Fredy expõe 14 imagens de nightscapes em diversos formatos. Elas retratam estrelas e a Via-Láctea como esta tirada em Bojuru, perto de Mostardas. Já a foto de capa é uma composição sobre o skyline de Porto Alegre justamente pra chamar a atenção da falta de luz natural nos grandes centros urbanos.

Fredy Vieira é fotojornalista premiado – Prêmio Press de fotografia em 2016. É repórter-fotográfico do Jornal do Comércio de Porto Alegre e colaborador em agências internacionais e nacionais de fotografia.

Via-Láctea – Foto #166

Por Rodolpho Reis ℹ︎

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.

Fotografar a Via-Láctea sempre foi um objetivo e desafio para mim. Depois de viajar por vários lugares, foi aqui no Rio Grande do Sul, cerca de três horas distante de Porto Alegre, em um lugar escuro, sem cidade grande por perto, entre o mar e a Lagoa dos Patos que consegui. Usei um mix de várias técnicas e este foi o resultado. Acho que vai gostar!

Via-Láctea fotografada em Mostardas, Rio Grande do Sul - Brasil
Via-Láctea fotografada em Mostardas, Rio Grande do Sul – Brasil

Rodolpho Reis é fotógrafo, empreendedor e apresentador de televisão. Teve suas imagens publicadas em veículos nacionais, internacionais e especializados em arquitetura. Conheceu o Brasil de norte a sul tirando fotos aéreas a bordo de helicópteros e se realizou ao observar as cidades por outro ponto de vista. Inspirado nessas vivências, Rod decidiu unir suas paixões para compartilhas seu olhar fotográfico com mais pessoas, inspirando a conhecer as belezas e culturas do Brasil além de dicas de como registrá-las através da série Rod Livre.

Saiba como visitar essa região e descobrir outros atrativos no Rio Grande do Sul como o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, o município de Tavares ou o fim da BR-101.

Nevoeiro na Serra Geral – Foto #62

Por Marcos Zanatta Batista ℹ︎

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.

Nevoeiro no Canyon Malacara, Parque Nacional da Serra Geral, Rio Grande do Sul - Brasil
Nevoeiro no cânion Malacara, Parque Nacional da Serra Geral, Rio Grande do Sul

Read in English

Esta imagem de nevoeiro foi para brindar o final do curso de CMC que aconteceu nos Parques Nacionais Da Serra Geral e Aparados da Serra. Foi inesquecível, pois este visual demorou apenas 20 minutos, eram 6 horas da manhã no cânion Malacara, após, caiu a cerração e ficou o resto do dia com o tempo fechado.

Foto por Marcos Zanatta Batista é da Coiote Adventure e trabalha na região dos Aparados da Serra e Serra Gaúcha.

Trilha do Malacara com nevoeiro – Foto #61

Por Leandro Gabrieli ℹ︎

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.

Trilha do Malacara
Cânion Malacara

Esta foto foi tirada na cidade de Cambará do Sul, na trilha do Malacara, em um dia muito frio. O tempo estava bonito e bem aberto quando de repente, do nada, surgiu uma serração e fechou toda a paisagem. Consegui dar a volta na borda e fazer esse registro que mostra um mínimo pedaço do paredão gigantesco do cânion.

Veja o arco-íris no Cânion Fortaleza

Fotos do Rio Grande do Sul: Grupo Tholl – Foto #25

Read in English

Pelotas é uma cidade com forte tradição cultural no extremo sul do Brasil. Com seus casarios e espaços que promovem a arte e história também é berço de espetáculos que ficaram conhecidos em todo o país – as apresentações do Grupo Tholl. Demorou, mas consegui registrar um detalhe desse lindo show que deve ser visto por todos.

Grupo Tholl. Espetáculo de dança, malabarismo, figurino e comédia em Pelotas - Brasil
Grupo Tholl. Espetáculo de dança, malabarismo, figurino e comédia em Pelotas
Para quem gosta de espetáculos veja também: Piratini revive a Revolução Farroupilha com tour e encenação

Participe do Foto da Semana! Envie sua imagem pelas redes sociais usando #Tesaoporviajar (IG) ou para contato.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » RIO GRANDE DO SUL » Galeria de fotos do Rio Grande do Sul
quero dicas do Brasil

Cidades e parques visitados no RS:

Author Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 15 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

13 Comentários

  1. Anaurelino Corrêa de barros Neto Responder

    Ola.
    Muito obrigado por divulgar essa exposição do Fredy Viera que envolveu dedicação e emoção nessas fotos espetaculares .
    Marca com a gente um café por lá. Será um prazer
    Abração
    Anaurelino Barros Neto

    • Roberta Martins Responder

      E um prazer Anaurelino. Fredy é um artista e vou avisar se conseguir passar por Porto Alegre até dezembro. Abraço

  2. Roberta, adorei te rever novamente, o teu trabalho não existe, é MARAVILHOSO!!!! Parabéns!!!
    Adorei os cordeirinhos tb!!!
    Um bj! Fernanda!

    • Roberta Martins Responder

      Oi Fernanda, bom te ver por aqui!!!
      Obrigada, já vou te enviar as fotinhos, beijo

  3. Sim, o Canyon é o Fortaleza, porém tirei ela na Trilha do Malacara, onde caminhamos 26 Km pelas bordas dos Canyons!

    Abraço!

  4. Legal. Já estive nos Canyons do sul do Brasil e achei tudo muito lindo 🙂

    O medo é cair de lá do alto com essa cerração. Tem que ter cuidado onde pisa.

    Abs!

  5. Roberta Martins Responder

    Olá Rafaela, viu a ação que estamos fazendo até quarta? #adventurebloggers no twitter – 4  blogueiros explorando os canyons do sul

  6. Rafaela - Tudo em Foco Responder

    Muito legal! Com certeza atiça a curiosidade de quem ainda não conhece o local. Pena que a visualidade é baixa (apesar de que eu acho que a ideia foi justamente mostrar parte do paredão com a serração). Porém acho que seria interessante colocar uma foto do local com o dia bonito, para chamar mais atenção ainda.

Deixe seu recado, escreva algo