ÁFRICA DO SUL

Cintsa de encontros e aventuras na África do Sul


Cintsa, ou Chintsa, é onde as várias Áfricas do Sul se encontram na Wild Coast. Tem belas praias, a cultura do povo Xhosa, safaris com emoção, festas animadas, boa infraestrutura e muita aventura. E fica próxima à famosa Jeffreys Bay.

Cintsa era reduto dos turistas brancos na época do Apartheid. Exatamente no limite do gueto criado pelo governo para a população negra. Por isso o imenso contraste com Coffee Bay, situada na mesma região Wild Coast. A antiga Transkei, terra onde Nelson Mandela nasceu, cresceu e está enterrado.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre a África do Sul

Veja quanto custa o seguro viagem no orçamento gerado em segundos

Viaje com Internet desde o Brasil, escolha a melhor forma

Encara dirigir na mão esquerda? Pegue as dicas para alugar um carro no exterior

Acesso rápido: O que fazer | Onde dormir | Fotos | Por onde começar

O que fazer em Cintsa

Foram animadíssimos os três dias por lá no clima praia e festa com os amigos. Os companheiros de viagem e os viajantes que fomos encontrando pela estrada. Muitos fazem itinerário semelhante ao percorrer a África do Sul de costa a costa e quase todos se encontram em Cintsa. Principalmente no Buccaneers Lodge And Backpackers.

Praia em frente ao hotel
Praia em frente ao hotel

ENCONTRE 10 HOTÉIS NESTA PRAIA

Curtir a praia

A praia de surfista lembra o astral e paisagem do litoral de Santa Catarina, aqui no Brasil. É preciso fazer pequenas trilhas para alcançar o mar e cantinhos desertos. No caminho passamos montanhas, rios, lagos e pessoas de bem com a vida.

Por ser Oceano Índico, a temperatura da água é bem mais agradável que Cape Town. Uma pena estar infestado de mães d’água no dia marcado para ter aula de surf. Mas os dias na praia renderam belos pores do sol e agradáveis caminhadas na areia.

Mama Tofu
Mama Tofu

Mama Tofu na comunidade Xhosa

Wild Coast é o lugar para conhecer e conviver com a simples e simpática população Xhosa (origem de Mandela). Facilmente reconhecida pelo som de estalar a língua em quase todas as palavras e as casas redondas típicas.

Fiz um passeio guiado para conhecer uma comunidade e tive a experiência de bate papo com uma senhora beirando os 100 anos. Ela falou sobre o papel das mulheres, a família e mostrou as habilidades das meninas que passam as manhãs com ela. Seja cantando, dançando ou interagindo com os turistas. Neste dia ouvi a voz mais bonita de toda viagem, a menina de apenas 8 anos era encantadora.

Bike downhill
Bike downhill

Bike downhill

Sem poder entrar no mar, optei por fazer trilha de bicicleta descendo montanhas. A partir da experiência com Mama Tofu, parti em grupo rumo ao litoral. Passei por vacas, riachos, me embarrei e terminei o passeio acabada. Não estava preparada pra tanto esforço físico. Foram cerca de 14 km em alta velocidade.

receba dicas da áfrica por e-mail
Degustação de cerveja artesanal
Degustação de cerveja artesanal

Degustar cerveja artesanal

Encaixado entre um passeio e outro, uma parada pra degustar cervejas na Emerald Vale Brewing Company. Meus amigos adoram fazer esses tours comigo, afinal eu só provo e passo o copo adiante porque cerveja não é minha bebida preferida. Gosto apenas fortes e escuras como Stout.

Comunidade do povo Xhosa
Comunidade do povo Xhosa

Trabalho voluntário

Desta vez a prioridade foi lazer, mas Cintsa tem várias opções sérias pra quem tem interesse em fazer trabalho voluntário na África do Sul. Conversei com o proprietário do Buccaneers Lodge And Backpackers e descobri que o hotel apoia e organiza atividades neste sentido.

Momento incrível com Abby
Momento incrível com Abby

 

Safari

Safari em Cintsa foi em quadricíclo com destaque para as girafas. Conheci Abby, um girafa resgatado que está acostumado à interação com humanos. Quad Bike Safari entrou para lista das melhores experiências na África do Sul.

O André, do Viagem Criativa, ainda fez outro passeio de interação com chitas e elefantes. Eu acabei escolhendo outra atividades, mas fiquei com vontade lendo o texto dele.

Os passeios foram organizados e reservados pelo hotel ou Pangea Trails.

Tome Nota Cintsa

O visual do café da manhã faz tudo ficar mais gostoso
O visual do café da manhã faz tudo ficar mais gostoso

Hotel em Cintsa: passei 3 dias no Buccaneers Lodge and Backpackers Frequentado por casais de todas as idades, famílias e mochileiros. É o tipo de hotel pra escolher entre se isolar e usar os serviços do resort ou utilizar as áreas compartilhadas no estilo hostel. Oferece tantas atividades interessantes que é difícil escolher, mas é preciso reservar antes porque lotam. Algumas são pagas, outras são de graça. São diversas cabanas em extensa propriedade na beira do rio. Possuí quadras de esportes, piscina, churrasqueiras, bar animado e restaurante.

RESERVE AQUI

Janela do quarto para 6 pessoas no Buccanners
Janela do quarto para 6 pessoas no Buccanners

Outra opção mais sofistica, porém longe da praia é Areena Riverside Resort & Private Game Reserve. Local onde fiz safari.

RESERVE AQUI 

Rio Cintsa
Rio Cintsa

Veja mais fotos de Cintsa:

Acompanhe todos os posts sobre esta viagem no artigo resumo – 33 dias em 5 minutos.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Por onde começar a planejar a viagem

  1. Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
  2. Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
    2.1 Avalie levar dados de internet e vá comprando a moeda aos poucos.
  3. Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
  4. Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
Inscrição para participar da viagem

A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.

^ Voltar início ^

Você está em INICIAL » ÁFRICA DO SUL » CINTSA » Cintsa de encontros e aventuras na África do Sul

O projeto Blogueiros na África do Sul (#DescubraAfricadoSul) foi uma realização do Travel Concept Solution e apoio da Pangea TrailsSouth African AirwaysDetecta Hotel e incentivo da agência nacional de turismo (South African Tourism), da cidade de Joanesburgo (Joburg Tourism) e também de Cape Town (Cape Town Tourism). A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui expressas são de livre expressão do autor. Veja também os blogs que participaram da viagem: Dentro de MochilãoTerritóriosViajando com Eles e Viagem Criativa.

Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment