Vilarejo que surgiu por questões de território com o vizinho Chile e está crescendo rapidamente em função do turismo. Com menos de 30 anos, El Chaltén é a cidade mais nova do país. Pretende ser uma nova Bariloche com estações de ski no inverno, trilha, escalada e mountain bicicleta no verão. Recebe o titulo de capital do trekking na Argentina por hospedar esportistas em busca de aventuras nas duas das montanhas entre as mais difíceis de escalar no mundo: Fitz Roy e Torre.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Saiba onde nos hospedamos
Quanto custa um seguro viagem para a Argentina? Faça orçamento aqui
Agende passeios e transfer agora na Civitatis, Get Your Guide ou saiba como funciona
Fitz Roy (3.375m) tem paredes verticais de granito que atraem escaladores e caminhantes do mundo todo. Era chamado de El Chaltén pelos nativos que significa montanha que fuma por quase sempre ter uma fumaça saindo do seu cume.
Cerro Torre (3.128m) é ainda mais vertical. Em épocas de neblina e temperaturas baixas acontece um fenômeno, gotas de água congelam e se acumulam perto do cume formando algo parecido com um cogumelo que despenca com seu peso. Passeando pelas poucas ruas (todas asfaltadas com lojas de esporte e artesanato, restaurantes e padarias maravilhosas) dá para ver bem o público que circula por ali: mochileiros, viajantes e esportistas do mundo todo. Sempre tem gente chegando ou indo para alguma aventura. Ótimo astral.
A capital do trekking na Argentina
Chegando a El Chaltén fomos direto ao Guarda Parque pegar mapas e assistir uma palestra sobre conservação e natureza local. Como a cidade é nova, já nasceu ecologicamente correta. Tem regras para fazer trilha como dar 80 passos de qualquer rio para fazer as necessidades, levar consigo todo o lixo produzido nas trilhas, entre outras. O primeiro dia foi para se acomodar no hostel, conhecer a cidade e fazer a primeira trilha da Patagônia, foram 6 km ida e volta até a cachoeira Chorrillo del Salto (veja a cachoeira congelada no inverno), bom para esquentar o corpo para os próximos dias.
Leia aqui sobre a trilha de 2 dias no Parque Nacional de Los Glaciares e nosso encontro com um puma!
Na volta para El Calafate sentimos um cheiro estranho e uma fumaça vindo do motor, o motorista parou, pegamos tudo e saímos correndo, o ônibus estava pegando fogo! Ficamos algumas horas no meio da estrada, cercados por uma paisagem linda e deserta esperando um transporte. É outra história viajar com pessoas que estão acostumadas a fazer trilhas e não ter frescuras, ninguém se incomodou com o fato do ônibus ter estragado, ao invés disso foram todos descobrir a região e procurar diversão. E como foi divertido, tiramos fotos, brincamos, encontramos insetos e flores diferentes. Por fim, nem vi o tempo passar.
Tome Nota El Chaltén
Hospedagem: Rancho Grande Hostel tem astral bem bom, ficamos em quartos para 2 com banheiro e calefação. Tem cozinha, área de lazer e um restaurante que recebe pessoas de fora, de noite pode ficar bem animado. Fiz todas a refeições ali, foi bom e barato.
Não existem bancos ou serviços que aceitem cartão de crédito.
O aeroporto mais perto fica a 240 km, em El Calafate. No caminho tem um único paradouro chamado Leona, legal para tirar fotos. Tem artesanato interessante, porém caro. Tinha um filhote de guanáco muito fofo que era a atração do lugar.
Leia mais sobre a Patagonia argentina:
Fotos de Roberta Martins e Leandro Gabrieli.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
Dicas da Argentina:
Serviços de reserva: