Viajar com animal (Pet) para o Mercosul


Uma dúvida dos leitores que tem aumentado neste verão é o tema viajar com animal de estimação para o Uruguai. Eu nunca levei os meus cachorros, mas sei de amigos que levam sempre e um deles acabou de voltar e me deu dicas atualizadas do que precisa fazer antes da viagem.

Turistas vacinados poderão entrar no Uruguai a partir de 1º de novembro apresentando teste RT-PCR negativo feito até 72 horas antes da chegada. Já as cidades da fronteira, como Rivera e Chuy, permitem o acesso a pé até a próxima aduana.

Leia todos os artigos sobre o país

Pegue as dicas para viajar de carro

Não esqueça do seguro viagem!

É burocrático, mas todos dizem valer a pena o esforço para ter o seu melhor amigo por perto. O que você acha?

Embora o título fale em Mercosul e as regras se apliquem para Argentina, Paraguai e Venezuela, apenas as informações referentes ao Uruguai foram confirmadas por ser o exemplo vivido pela família Pimentel, meus amigos que enviaram a dica. Se pretende levar o seu animal de estimação para outro destino, confirme na Embaixada ou Consulado do país desejado.

O procedimento e dicas estão abaixo. Antes vou contar uma história triste (assustadora, na verdade) que pode desmotivar a viagem idealizada com seu Pet. Mas serve de alerta para quem não respeita regras quando vai para fora do Brasil.

receba dicas do Uruguai por e-mail

Uma história com cachorro no Uruguai

Estava acampada em Santa Teresa e lá animais domésticos não são permitidos. O motivo é existirem outros seres soltos vivendo no parque e isto pode criar atrito entre eles. Ainda mais se for aquele cachorrinho que late para a própria sombra.

Pois, tem quem leve escondido achando que o bichinho é calmo e ninguém vai notar. Era uma manhã tranquila quando eu voltava a pé para o acampamento e visualizei uma mãe ema com seus filhotes passeando entre as barracas. Os turistas curtiam a visita e tiravam fotos enquanto a família ema nem se incomodava com a presença de pessoas. Até que um cachorrinho surgiu do nada e começou a brincar com os filhotes. A mãe ema não gostou e partiu para cima.

Não vi o início da confusão, mas quando percebi estava o cachorro correndo apavorada em minha direção e a ema correndo atrás dele, ou melhor dando pulos que acertavam o cachorrinho em cheio no meio das garras de ave. Eu queria ajudar o cachorro, mas precisava salvar a mim primeiro, aquela ema seria agressiva com qualquer um no seu caminho. Em segundos saí do caminho me escondendo atrás de uma árvore e eles passaram em alta velocidade. O cachorro fugindo capenga e a ema dando seus pulos mortais. Não sei dizer se o cachorro sobreviveu porque fui embora naquele dia. No mínimo, deve ter se machucado feio e o dono levado uma multa.

Minha dica, respeite as regras e planeje a viagem confirmando quais hospedagens aceitam animais de estimação. A informação sempre aparece nos detalhes do Booking.com ou AirBnb.

Viajar com animal (Pet) para o Mercosul

Tempo máximo 30 dias.

O procedimento para levar ou enviar, caninos e felinos para o Uruguai é o seguinte:

  1. Identificar o animal com microchip em veterinário credenciado. Ele fornecerá o certificado;

  2. Levar o animal (já com chip colocado) na Pet shop para ter seu sangue coletado para o exame da Leshmaniose;

  3. Fazer as vacinas da raiva, vermífugo com Praziquantel, anti-pulga e anti-carrapato (Bravecto). Deverão ser ministradas no mínimo 72 horas e máximo 30 dias antes do ingresso ao Uruguai;

  4. Levar ao veterinário para preencher a carteira de vacinação do animal;

  5. Com o resultado do exame de Leshmaniose, o veterinário preenche formulário próprio exigido pelo MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento);

  6. Marcar horário no MAPA da sua cidade para levar o animal e preencher o Certificado Veterinário Internacional.

Família com seu cachorro dentro do carro foi quem enviou as dicas para viajar com animal de estimação para o Uruguai
Pirata, o pet dos meus amigos, parece bem feliz no banco da frente

Tome Nota: viajar com animal no Uruguai

O procedimento para viajar com animal é válido por 60 dias e não precisa legalizar documentação no Consulado uruguaio.

Se for de carro, deve ter um cinto de segurança específico para o bicho.

Para o ingresso de quaisquer outros animais de estimação, é necessário consultar previamente ao Ministerio de Ganadería, Agricultura y Pesca. Dirección de Sanidad Animal.
Telefones: (005982) 4126344  –  Fax: (005982) 4126306
Correio eletrônico: [email protected] — [email protected]

Aproveite que o Uruguai é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu. Saiba como.

R$44,90

Botão para comprar guia Uruguai de Carro com as formas de pagamento

Se prefere ter todo o conteúdo para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Uruguai de Carro.

Uruguai de Carro
Viaje para o Uruguai de Carro e pegue todas as dicas aqui no Territórios

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » + » PLANEJAMENTO » Viajar com animal (Pet) para o Mercosul
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 15 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Deixe seu recado, escreva algo