Uma dúvida dos leitores que tem aumentado neste verão é o tema viajar com animal de estimação para o Uruguai. Eu nunca levei os meus cachorros, mas sei de amigos que levam sempre e um deles acabou de voltar e me deu dicas atualizadas do que precisa fazer antes da viagem.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o país
Pegue as dicas para viajar de carro
Conta internacional é a melhor forma de levar dinheiro e aproveitar os benefícios ao turista.
É burocrático, mas todos dizem valer a pena o esforço para ter o seu melhor amigo por perto. O que você acha?
Embora o título fale em Mercosul e as regras se apliquem para Argentina, Paraguai e Venezuela, apenas as informações referentes ao Uruguai foram confirmadas por ser o exemplo vivido pela família Pimentel, meus amigos que enviaram a dica. Se pretende levar o seu animal de estimação para outro destino, confirme na Embaixada ou Consulado do país desejado.
O procedimento e dicas estão abaixo. Antes vou contar uma história triste (assustadora, na verdade) que pode desmotivar a viagem idealizada com seu Pet. Mas serve de alerta para quem não respeita regras quando vai para fora do Brasil.
Uma história com cachorro no Uruguai
Estava acampada em Santa Teresa e lá animais domésticos não são permitidos. O motivo é existirem outros seres soltos vivendo no parque e isto pode criar atrito entre eles. Ainda mais se for aquele cachorrinho que late para a própria sombra.
Pois, tem quem leve escondido achando que o bichinho é calmo e ninguém vai notar. Era uma manhã tranquila quando eu voltava a pé para o acampamento e visualizei uma mãe ema com seus filhotes passeando entre as barracas. Os turistas curtiam a visita e tiravam fotos enquanto a família ema nem se incomodava com a presença de pessoas. Até que um cachorrinho surgiu do nada e começou a brincar com os filhotes. A mãe ema não gostou e partiu para cima.
Não vi o início da confusão, mas quando percebi estava o cachorro correndo apavorada em minha direção e a ema correndo atrás dele, ou melhor dando pulos que acertavam o cachorrinho em cheio no meio das garras de ave. Eu queria ajudar o cachorro, mas precisava salvar a mim primeiro, aquela ema seria agressiva com qualquer um no seu caminho. Em segundos saí do caminho me escondendo atrás de uma árvore e eles passaram em alta velocidade. O cachorro fugindo capenga e a ema dando seus pulos mortais. Não sei dizer se o cachorro sobreviveu porque fui embora naquele dia. No mínimo, deve ter se machucado feio e o dono levado uma multa.
Minha dica, respeite as regras e planeje a viagem confirmando quais hospedagens aceitam animais de estimação. A informação sempre aparece nos detalhes do Booking.com ou AirBnb.
Viajar com animal (Pet) para o Mercosul
Tempo máximo 30 dias
O procedimento para levar ou enviar, caninos e felinos para o Uruguai é o seguinte:
- Identificar o animal com microchip em veterinário credenciado. Ele fornecerá o certificado;
- Levar o animal (já com chip colocado) na Pet shop para ter seu sangue coletado para o exame da Leshmaniose;
- Fazer as vacinas da raiva, vermífugo com Praziquantel, anti-pulga e anti-carrapato (Bravecto). Deverão ser ministradas no mínimo 72 horas e máximo 30 dias antes do ingresso ao Uruguai;
- Levar ao veterinário para preencher a carteira de vacinação do animal;
- Com o resultado do exame de Leshmaniose, o veterinário preenche formulário próprio exigido pelo MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento);
- Marcar horário no MAPA da sua cidade para levar o animal e preencher o Certificado Veterinário Internacional.
Tome Nota: viajar com animal no Uruguai
O procedimento para viajar com animal é válido por 60 dias e não precisa legalizar documentação no Consulado uruguaio.
Se for de carro, deve ter um cinto de segurança específico para o bicho.
Para o ingresso de quaisquer outros animais de estimação, é necessário consultar previamente ao Ministerio de Ganadería, Agricultura y Pesca. Dirección de Sanidad Animal.
Telefones: (005982) 4126344 – Fax: (005982) 4126306
Correio eletrônico: disana@mgap.gub.uy — digesega@mgap.gub.uy.
Aproveite que o Uruguai é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu. Saiba como.
R$57
Se prefere todo o conteúdo para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Uruguai de Carro.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA A SUA VIAGEM
Por região:
Serviços de reserva:
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
- Tax Free
- Formas de ficar conectado quando viaja
- Vacina Amarela para viajantes
- Cartão de crédito bloqueado durante a viagem? Saiba o que fazer
- Checklist viagem internacional
- Mal de altura: como evitar ou amenizar
- Faça a Permissão Internacional para dirigir
- O que levar a mala ou mochila
- Viaje com crianças
- Como ser um turista do bem em 9 dicas