CHILE

Chile de carro: quais documentos levar?


Durante as minhas diversas viagens para o Chile, tanto profissional quanto a lazer, além de passeios em carro, caminhão ou avião, fizeram com que meus amigos me pedissem para que eu desse algumas dicas de como ir para o Chile de carro. Uma das dúvidas mais frequentes entre os viajantes são quais documentos levar para o país vizinho, neste caso o Chile, claro. Deixo as informações práticas no final deste artigo. Antes, a pedido da nossa viajante Roberta Martins, conto um pouco da minha história para quem não me conhece.

Me chamo Luciano Nagel, sou jornalista, gaúcho, 42 anos e casado com uma chilena. Atualmente trabalho como correspondente para alguns jornais de grande circulação do Brasil e exterior.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre o Chile

Veja onde nos hospedamos

Agende tours, transfers e ingressos online

Breve história da minha relação como o Chile

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.

Meu primeiro contato com o Chile foi em 2010, durante o terremoto de 27 de fevereiro de 8.8 graus na escala Richter. O forte sismo, seguido de um tsunami, me levou como repórter a cobrir a catástrofe para uma emissora de rádio do Sul do Brasil. Na época meu deslocamento até o país atingido foi via terrestre, ou seja, literalmente de caminhão. Com o aeroporto Arturo Merino Benitez (em Santiago) fechado, devido ao terremoto, a única alternativa naquele momento era o transporte rodoviário. A viagem de caminhão transcorreu tudo bem e dentro do previsível. Foram cerca de 1.715 km percorridos desde Uruguaiana, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul até a capital chilena, Santiago. De lá, ainda foram mais 200 km trafegando por estradas até chegar a cidade de Curicó, situada na região de Maule. No local, fiquei 16 dias despachando noticias direto para o Brasil. 

Posso dizer, com firmeza,  que conheço relativamente bem o caminho a percorrer de carro desde Porto Alegre ao Chile, tanto para o Norte quanto para o Sul deste extenso país, que encanta qualquer um que o visita. É difícil não se apaixonar pelo Chile e não querer voltar. O forte terremoto me traz tristes lembranças daquela época, mas também me remete a bons momentos que até hoje sou eternamente agradecido. Pensando no lado positivo, o terremoto me levou a conquistar bonitas e duradouras amizades com o povo de lá. O sismo também resultou em um matrimonio. Há oito anos sou casado com uma chilena, vítima do terremoto, a qual conheci durante a cobertura jornalística. Desde então, viajamos com frequência para o Chile, seja para visitar a família, os amigos, ou mesmo pelo simples prazer e pegar a estrada e viajar.

Como é viajar de carro pelo Chile

As viagens para o Chile de carro são mais atraentes porque tem mais opções ao longo do percurso (que é belíssimo) de onde parar, onde comer e o que visitar, ao contrário de uma viagem de avião, onde você paga uma passagem (caríssima por sinal) e fica exprimido entre os assentos desconfortáveis de um voo tradicional, além de não ver nada pela janelinha dependendo das condições do tempo. O texto sugerido abaixo, dá algumas dicas para quem pretende viajar para o Chile de carro. Uma aventura inesquecível. 

Chile de Carro
Saia do Brasil, atravesse a Argentina e a Cordilheira dos Andes e percorra até a Patagônia chilena de carro
Botão para comprar guia Uruguai de Carro com as formas de pagamento
Meu companheiro de estrada
Meu companheiro de estrada

Chile de carro: quais documentos levar

Se pretende viajar de carro do Brasil para o Chile, vale a pena ficar atento a documentação necessária para evitar multas entre outros problemas. Caso seu ponto de partida seja Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, terá que atravessar a Argentina e enfrentar mais de 1.350 km de estradas. No entanto, nem sempre as documentações exigidas pelos hermanos do país vizinho valem para quem visita o Chile. Quer um exemplo? A carta verde, que é um seguro obrigatório e cobre danos corporais e materiais causados a terceiros, exigido para quem viaja de carro nos países do Mercosul, não é válida no Chile. Ao ingressar em território chileno, o condutor do veículo terá que apresentar, logo no passo fronteiriço, seu documento de identidade (ou passaporte) e toda a papelada referente ao automóvel. Inclusive o seguro SOAPEX — obrigatório para veículos estrangeiros que circulam pelo Chile.

Documentos obrigatórios

  • Carteira de Identidade em bom estado e com foto recente (emitida não mais que dez anos atrás) ou Passaporte válido. Importante: carteira de motorista não vale como documento de identidade!
  • Carta Verde (mesmo procedimento detalhado no texto Road trip pelo Uruguai)
  • Carteira de Motorista
  • Documento do carro

Chile de carro: perguntas e respostas

Co-pilota ajuda na estrada
Co-pilota ajuda na estrada

O que é o seguro SOAPEX?

SOAPEX
SOAPEX

O seguro SOAPEX (Seguro Obligatorio para Vehículos de Matrícula Extranjera — em espanhol) é um documento que cobre risco de morte e lesões corporais resultantes diretamente de acidentes envolvendo pessoas transportadas ou não, que ocorram dentro do território do Chile, particularmente àqueles que envolvam um veículo segurado com placa estrangeira. Desde novembro de 2013 o Ministério dos Transportes e Comunicações da República do Chile passou a exigir a contratação deste seguro de acidentes pessoais para veículos estrangeiros (incluindo reboque, trailers ou similares) que ingressarem no país.

O seguro cobre:

  • a pessoa que conduz o veículo segurado no momento do acidente;
  • as pessoas que estão sendo transportados pelo veículo segurado;
  • qualquer terceiro prejudicado como resultado do acidente;

Onde fazer o seguro SOAPEX?

Você deve procurar uma corretora de seguros (de sua preferência), agência bancária ou Consulado e contratar o SOAPEX, informando o período de permanência no Chile. Obs: alguns passos fronteiriços do Chile possuem postos que fazem o seguro SOAPEX, um deles é o Paso Los Libertadores.

Quanto custa o seguro SOAPEX?

O valor depende do tipo de veículo e tempo de permanência no Chile. Consulte seu corretor de confiança antes de viajar. Além do seguro chileno, há outros seguros obrigatórios para quem viaja pelos países da América do Sul, como a Carta Verde, quando você viaja pela Argentina, Uruguai, Paraguai entre outros países do bloco Mercosul, por exemplo.

Pode viajar para o Chile com carteira de motorista?

Leve a PID e a CNH
Leve a PID e a CNH

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também não é aceita no país, ou seja, você precisa da PID — Permissão Internacional para Dirigir. Este tópico será explicado em breve no próximo post.

Quantos quilômetros são para o Chile de carro?

Depende do seu ponto de partida e trajeto escolhido. O meu tem sido Porto Alegre por cerca de 2.350 km até Santiago. De Curitiba, aumenta para 2.800 km e de São Paulo são 3.278 km com diversas possibilidades de roteiro.

E se o veículo não está em meu nome?

Detalhe importante! Se estiver em nome de uma empresa, mesmo que o dono da empresa esteja presente, tem que apresentar o contrato social ou uma autorização da empresa, reconhecida em cartório, para um dos viajantes.

Se estiver alienado ou em nome de quem não está presente, é obrigatória uma autorização do proprietário permitindo a saída do veículo do país. Deve ser registrada em cartório e pronto. Se o carro estiver no nome de um banco ou financeira é preciso a autorização da empresa para sair do país com o carro. Peça com antecedência!

Mapa do Chile

Aproveite o mapa do Chile personalizado aqui no Territórios para traçar a sua rota. Esteja logado na sua cont Gmail e salve dentro de Meus Mapas.

Caso prefira ir de avião, não deixe de alugar um carro no Chile para desbravar o país. Veja orçamento na Rental Cars. Roberta fez isso para visitar as vinícolas do Vale do Colchagua.

Cenários no Chile de carro
Cenários no Chile

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » CHILE » Chile de carro: quais documentos levar?
Luciano Nagel

Jornalista, gaúcho, trabalhou nas Rádios Guaíba, Bandeirantes e CBN/Globo no Rio de Janeiro. Atuou como correspondente freelancer para O Estado de São Paulo (Estadão) em Porto Alegre. Atualmente colabora com reportagens para o Jornal Folha de São Paulo, portal de notícias UOL, Deutsche Welle, emissora internacional de jornalismo da Alemanha, e seu site Nagel na Estrada. Foi bolsista da Heinz-Kühn-Stiftung, na Alemanha, em 2009. Viveu na Inglaterra, Portugal e Alemanha. Colaborador do Territórios, Nagel é apaixonado por viagens, gastronomia e diferentes culturas. | Siga no Instagram | Twitter

20 Comments

  1. SERGIO KROSSIN Reply

    Bom dia! Uma grande dúvida minha… Estamos planejando a nossa viagem de carro para o Chile e me ocorreu a dúvida do combustível. Me carro é Flex, mas a nossa gasolina tem 27 por cento de álcool, como se comporta o veículo (o motor) com gasolina “de verdade”? E o valor do litro do combustível no Chile, é mais barato que no Brasil? Muito obrigado pelas ótimas informações já apresentadas.

  2. Caros, boa tarde.
    Com referencia ao tema de se é necessário portar a carteira internacional, posso falar que estando no Chile por um mês , em Março deste ano, dirigi bastante por lá e não fui parado em nenhum momento pelos “Carabineros”.
    Não contente com isso, parei num posto deles na Estrada e perguntei se realmente era necessário portar dita PID, a resposta foi que NÃO era necessário, pois do momento do ingresso ao Chile você tem 90 dias para ficar por lá e é o tempo que te permitem dirigir com a CNH pois é um documento oficial emitido pelo organismo símil ao que tem no Chile e se te pararem numa blitz você tem que apresentar fora a documentação do carro o papel individual branco, emitido pela PDI,que te entregam na entrada no Chile e a CNH.
    Espero ter esclarecido o tema e evitar perda de tempo e dinheiro com a burocracia de tirar uma PID.
    Grato e um abraço.

    • Roberta Martins Reply

      Obrigada pela sua opinião Fernando, mas quando as informações oficiais se contradizem, acho melhor não arriscar. O autor desse texto foi várias vezes de carro para o Chile e sempre se informa com as autoridades antes de partir. Afinal, a regras podem mudar entre uma viagem e outra.

      Abraço

  3. Helenice F Reply

    Olá, por favor poderia me dizer se a informação sobre PID está atualizada? inicio do ano passado estive no Chile e aluguei carro, só foi necessario a minha carteira de motorista aqui do Brasil, viajei bastante de Santiago a Puerto Varas sem problemas. Pretendo voltar no final do ano, porem iremos de carro daqui. Obrigada
    Helenice

    • Roberta Martins Reply

      Olá Helenice, estava atualizada até o mês de fevereiro, com as fronteiras fechadas e novas políticas de transporte no mundo em função do Corona vírus tudo pode mudar a qualquer momento. Recomendo verificar essas informações diretamente na embaixada do Chile ou site oficial de turismo do país quando estiver mais próximo da data da sua viagem.

  4. Boa tarde, vou para o Chile com carro que está no nome da minha esposa, ela não vai, preciso fazer a autorização para terceiros? Obrigado

  5. Saberia me informar a quantidade de garrafas de vinhos, por pessoa, posso entrar no Chile por via terrestre (Argentina)?

    • Roberta Martins Reply

      Oi Thiago, não sei dizer. Quem define isso é o governo do Chile, como vai passar pela Argentina, deve ver as regras desse país também. Geralmente, eu volto com vinho, nunca levei.

  6. Em um momento é dito que precisa do seguro SOAPEX, em outro, a Carta Verde, afinal de contas, qual precisa? Dos dois?

    • Roberta Martins Reply

      Um é pedido pelo Chile, outro pela Argentina, se for passar pelos dois países, vai precisar dos dois.

  7. ALANNA ADENICE RODRIGUES Reply

    Oiii ótimas informações, pode me passar mais inf sobre a carteira internacional pra usar lá PID

  8. Luciano Nagel de Mello Reply

    Olá. Sem sombra de dúvidas é ,melhor comprar um carro no Chile. Lá tem muito mais opções na compra de veículos (diversas marcas, bons carros, etc) além do preço chegar a ser 40% mais barato que no Brasil. Outra vantagem é que os carros lá são vendidos “completo”, ou seja, não existe aquele absurdo de: acrescentar vidros elétricos custa X, direção hidráulica custa Y, tapetes custam XY… e por aí vai. Só no Brasil é assim. Se fores viver no Chile, não hesite, compre seu veículo lá!
    Boa sorte!! Abç

  9. Olá, Luciano!
    Uma dúvida que não consigo respostas: é mais economicamente vantajoso IMIGRAR PARA O CHILE COM UM CARRO, AQUI DE PORTO ALEGRE? Ou seria melhor COMPRAR O CARRO LÁ?
    VALEU!!

  10. Bruna scherer Reply

    Eu e meu marido estamos indo de carro para o Chile no inicio do março. Precisamos da Carta Verde para ingressar na Argentina e Chile?
    Quais outros documentos necessários para o automóvel? Saíremos de Porto Alegre e pretendemos ir até Puerto Montt, no Sul de Chile. Há muitos pedágios nas estradas? São caros?
    Parabéns pelo site e pelas informações úteis. Abraços

    • Luciano Nagel Reply

      Olá Bruna. A Carta Verde é um seguro obrigatório exigido para o estrangeiro que circula de carro na Argentina. Já para o Chile não é preciso, no entanto é necessário o seguro SOAPEX, que pode ser adquirido com o seu corretor de seguros, sem problemas. Outros docs devem levar em conta, como CHN e PID (Permissão Internacional para Dirigir). Falando nisso, a PID mais barata se encontra no RS., no valor de R$ 59,29. Já em outros estados do Brasil os preços variam entre R$ 85,10 (SC) até R$ 329,27 na Bahia.
      Deve-se ficar atenta também nos equipamentos de segurança exigidos por Lei tanto na Argentina quanto no Chile (diferem ou pouco). Esse tema será publicado no próximo post, em breve. Quanto a pedágios… sim há muitos pedágios, cerca de 10 pela Ruta 5 SUR – a contar de Santiago (capital) até Puerto Montt e voce irá gastar aproximadamente 25 mil pesos chilenos (CLP). Boa viagem! Abs

  11. Boa tarde. Ótimo post, mas fomos final do ano para o Chile de motocicleta e entramos tranquilamente apenas portando RG e CNH. Não fizemos a PID e não tivemos problema algum.

    • Luciano Nagel Reply

      Arriscaram e tiveram sorte. No Chile o PID é obrigatório. No próximo post apresentarei a resposta do Consulado do Chile em Porto Alegre referente ao tema. Abs

Write A Comment