ARGENTINA

El Chaltén, a capital do trekking na Argentina

Vilarejo que surgiu por questões de território com o vizinho Chile e está crescendo rapidamente em função do turismo. Com menos de 30 anos, El Chaltén é a cidade mais nova do país. Pretende ser uma nova Bariloche com estações de ski no inverno, trilha, escalada e mountain bicicleta no verão. Recebe o titulo de capital do trekking na Argentina por hospedar esportistas em busca de aventuras nas duas das montanhas entre as mais difíceis de escalar no mundo: Fitz Roy e Torre.

Read in English

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Saiba onde nos hospedamos

Quanto custa um seguro viagem para a Argentina? Faça orçamento aqui

Agende passeios e transfer agora na Civitatis, Get Your Guide ou saiba como funciona

Fitz Roy, o cartão postal de El Chaltén
Fitz Roy

LEMBRE DO SEGURO VIAGEM

Fitz Roy (3.375m) tem paredes verticais de granito que atraem escaladores e caminhantes do mundo todo. Era chamado de El Chaltén pelos nativos que significa montanha que fuma por quase sempre ter uma fumaça saindo do seu cume.

Cerro Torre, um dos destaques de El Chaltén
Cerro Torre

Cerro Torre (3.128m) é ainda mais vertical. Em épocas de neblina e temperaturas baixas acontece um fenômeno, gotas de água congelam e se acumulam perto do cume formando algo parecido com um cogumelo que despenca com seu peso. Passeando pelas poucas ruas (todas asfaltadas com lojas de esporte e artesanato, restaurantes e padarias maravilhosas) dá para ver bem o público que circula por ali: mochileiros, viajantes e esportistas do mundo todo. Sempre tem gente chegando ou indo para alguma aventura. Ótimo astral.

Filhote de guanáco num paradouro

A capital do trekking na Argentina

Chegando a El Chaltén fomos direto ao Guarda Parque pegar mapas e assistir uma palestra sobre conservação e natureza local. Como a cidade é nova, já nasceu ecologicamente correta. Tem regras para fazer trilha como dar 80 passos de qualquer rio para fazer as necessidades, levar consigo todo o lixo produzido nas trilhas, entre outras. O primeiro dia foi para se acomodar no hostel, conhecer a cidade e fazer a primeira trilha da Patagônia, foram 6 km ida e volta até a cachoeira Chorrillo del Salto (veja a cachoeira congelada no inverno), bom para esquentar o corpo para os próximos dias.

Leia aqui sobre a trilha de 2 dias no Parque Nacional de Los Glaciares e nosso encontro com um puma!

Na volta para El Calafate sentimos um cheiro estranho e uma fumaça vindo do motor, o motorista parou, pegamos tudo e saímos correndo, o ônibus estava pegando fogo! Ficamos algumas horas no meio da estrada, cercados por uma paisagem linda e deserta esperando um transporte. É outra história viajar com pessoas que estão acostumadas a fazer trilhas e não ter frescuras, ninguém se incomodou com o fato do ônibus ter estragado, ao invés disso foram todos descobrir a região e procurar diversão. E como foi divertido, tiramos fotos, brincamos, encontramos insetos e flores diferentes. Por fim, nem vi o tempo passar.

Clique para receber dicas da América do Sul por e-mail

Tome Nota El Chaltén

Hospedagem: Rancho Grande Hostel tem astral bem bom, ficamos em quartos para 2 com banheiro e calefação. Tem cozinha, área de lazer e um restaurante que recebe pessoas de fora, de noite pode ficar bem animado. Fiz todas a refeições ali, foi bom e barato.
Não existem bancos ou serviços que aceitem cartão de crédito.

O aeroporto mais perto fica a 240 km, em El Calafate. No caminho tem um único paradouro chamado Leona, legal para tirar fotos. Tem artesanato interessante, porém caro. Tinha um filhote de guanáco muito fofo que era a atração do lugar.

Leia mais sobre a Patagonia argentina:

Foto da Semana Cruce Andino

Compras no fim do mundo

O parque do fim do mundo

Caminhe entre os pinguins

Campo de gelo sul

Laguna Nimez

El Calafate

Trilhando a Patagônia

Trekking em Perito Moreno

Fotos de Roberta Martins e Leandro Gabrieli.

Você está em INICIAL » ARGENTINA » EL CHALTÉN » El Chaltén, a capital do trekking na Argentina