Quem não mora no litoral, quando pensa em turismo no Rio de Janeiro, logo visualiza praia e festa, certo? Pelo menos é a primeira coisa que vem na minha cabeça, ainda bem que minha curiosidade de viajante sempre me instiga a explorar além da primeira ideia e que existem os Encontros de Viajantes. A atividade do dia foi uma visita guiada ao centro do Rio.

Read in English

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre o Rio de Janeiro

AGILIZE SUA VIAGEM
Saiba onde nos hospedamos
Contrate transfer e passeios agora
Alugue carro para ter mais liberdade

E foi para participar do primeiro Encontro da capital carioca que passei o final de semana por lá sem cogitar a ida à praia. A programação, organizada pelo Intrip, foi intensa e proporcionou conhecer a história do Rio acompanhada por blogueiros, fotógrafos, leitores e guias profissionais.

Walking tour free ou privativo, qual o melhor?

Cel. Pedro Osório na Pç. XV
Cel. Pedro Osório na Pç. XV
Igreja do Carmo
Igreja do Carmo

Walking Tour no centro do Rio

O sábado começou com o Raid Fotográfico do Blog Sem Destino e walking tour da Rio Walks mostrando curiosidades do centro histórico, inclusive desconhecidas de muitos moradores presentes. Guiados pela Beatriz, partimos da Praça XV e seguimos pelo Paço Imperial, Arco dos Teles, Igreja do Carmo, Centro de Cultural Banco do Brasil e Candelária até o Mosteiro de São Bento.

Igreja da Candelária tem uma história de fé na sua origem
Igreja da Candelária tem uma história de fé na sua origem
Fachadas coloniais
Fachadas coloniais

Raid Fotográfico é uma reunião de fotógrafos para explorar um lugar e trocar informações. Walking tour é uma caminhada com guia profissional de um jeito informal e amigo. Os guias são moradores que explicam detalhes e mostram o melhor da cidade. Depois, o turista pode voltar onde achou mais interessante para explorar mais a fundo ou sair dizendo que conheceu tudo, afinal passou na frente dos principais pontos. Esse é um serviço comum na Europa e finalmente chegou ao Brasil com a Rio Walks.

Detalhes nas portas
Detalhes nas portas
Exposição Suicidas no CCBB
Exposição Suicidas no CCBB

Continuando o Encontro, o almoço foi uma bela feijoada na Lapa, no La Esquina, e a tarde seguiu ali mesmo num bate-papo com os viajantes André Fran e Felipe Ufo do programa Não conta lá em casa, exibido pelo Multishow. A noite foi hora de comemorar o aniversário do Blog sem Destino com o Pedro Serra.

Viajantes no La Esquina
Viajantes no La Esquina

Nos próximos dias eu conto como foi o domingo, mas já pode ter uma ideia lendo o texto sobre a Escadaria Selarón.

Tome Nota: centro do Rio

Hospedagem: gostei bastante do Hotel Regina, no Flamengo. A localização foi perfeita (perto do centro e do aeroporto), o atendimento amigável e um café da manhã delicioso.

RESERVE AQUI

O tour foi uma cortesia da Rio Walks, empresa excelente que acabou mudando de ramo. Como opção similar indico Rio Cultural Secrets, são vários tours de um dia ou 4 horas com guias fluentes em inglês e português. Os encontros são na Zona Sul ou Centro em pontos determinados pelos clientes. Outra opção são os free walking tours.

La Esquina é um teatro bar super agradável na Av. Mem de Sá, 82, Lapa.

Veja o vídeo do Encontro e outras versões no Sem DestinoRoteiros da LuEntre ViagensUm homem precisa viajarViajar é tudo de Bom e Intrip. 

Interior da igreja do Mosteiro de São Bento, no centro do Rio
Interior da igreja do Mosteiro de São Bento

Conheça mais atrações no Rio de Janeiro:


Ciclovia no Rio de Janeiro

+ Escadaria Selarón
+ Carnaval de rua
+ Walking tour em Santa Teresa
+ Todos os cartões postais do Rio em um único lugar
+ 10 atrações no Rio de Janeiro

Fotos de Leandro Gabrieli e Roberta Martins

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » RIO DE JANEIRO » RIO » Descobrindo o centro do Rio de Janeiro
Autor Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

4 Comments

  1. O Raid fotográfico e o Encontro de Viajantes foi uma parceria que deu certo, gostei muito!
    Foi muito legal andar pelo centro do Rio com um outro olhar… e olha que sou de Niterói! Risos!
    Roberta, valeu por mencionar o entreviagens! : )
    Abraços!

  2. Altair Carlos Reply

    Uai, que belezinha!

    Adoro ir ao Rio, mas queria ir sem precisar trabalhar. Já tenho um roteiro bom para um final de semana, se ficar no centro. Seu blog me deu mais dicas.

    Lindas fotos

    Obrigadão

    Continue!

Write A Comment