COLÔNIA DO SACRAMENTO

Vindima no Uruguai: Bodega los Cerros de San Juan


Na última viagem de carro, tive a oportunidade de participar pela primeira vez da “Vendimia” no país vizinho, precisamente entre Colonia del Sacramento e Carmelo. Conto o significado, um pouco de história e onde ir para celebrar a Vindima no Uruguai.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre o país

Pegue as dicas para viajar de carro

Conta internacional é a melhor forma de levar dinheiro e aproveitar os benefícios ao turista.

Um pouco da história do vinho uruguaio

Videira muito antiga

Quando visitei a Carrau (atual Bodega Cerro Chapéu), em Rivera, mostraram um tronco grosso e retorcido, se vangloriando da família francesa ter trazido as primeiras mudas em 1752 e possuírem as vinhas mais antigas do país. Também contam essa história na sede da Bodegas Carrau, perto de Montevidéu.

Ainda no departamento de Rivera, um pouco mais ao sul da fronteira com o Brasil, alegam ser a origem da vitivinicultura no Uruguai contando como os imigrantes europeus, que vieram pela corrida do ouro, se reinventaram ao não encontrar o metal esperado: plantaram videiras, colheram uvas e produziram vinho como faziam na sua terra natal.

Mas é a Bodega Los Cerros de San Juan, fundada em 1854 pela família alemã Lahusen em Colonia del Sacramento, considerada a vinícola mais antiga do Uruguai. Aí tudo embaralha… Na verdade, a cada experiência enoturística te contam fragmentos da história valorizando o seu legado, o lado bom de visitar diferentes empreendimentos e regiões é juntar as peças e fazer as perguntas certas como aconteceu na visita a Los Cerros de San Juan, e assim ficou entendido:

Enquanto as vinhas mais antigas do país são da Bodega Carrau e coincide com o período da corrida do ouro no departamento do Rivera, a primeira vinícola a produzir comercialmente foi Los Cerros de San Juan.

Vindima no Uruguai: adega Bodega Los Cerros de San Juan
Na adega da Bodega Los Cerros de San Juan

Já a uva emblemática do país – Tannat, foi introduzida em 1870 pelo espanhol Pascual Harriague no departamento de Salto, fronteira com a Argentina, e só ganhou projeção internacional no final do século XX.

Visita histórica na Bodega Los Cerros de San Juan

Além do Centro Histórico charmoso e preservado, Colonia del Sacramento também é conhecida por sua longa tradição na produção de vinhos, em especial na vinícola situada a 30 minutos do centro.

De todas as experiências de enoturismo no Uruguai, a única com sensação de voltar ao passado foi na Bodega Los Cerros de San Juan, atual Patrimônio Histórico Nacional. As construções datadas da segunda metade do século XIX foram edificadas em pedra em estilo colonial, exibindo muros altos e paredes largas. Na adega podemos ver a câmara subterrânea onde a água da chuva era coletada e circulava com a força de seus próprios operadores, utilizando uma bicicleta parada. Segundo especialistas, a tecnologia seria o primeiro sistema de controle de temperatura de fermentação da história e só existem 8 no mundo.

Bicicleta era a tecnologia inovadora da época
Bicicleta era a tecnologia inovadora da época

Também o antigo armazém, que foi restaurado e virou o local para receber turistas para degustações e refeições chamado Almacém de Piedra, com objetos e móveis originais da época.

Vindima no Uruguai: antigo armazém com prateleiras cheias de vinho
Vinhos e objetos originais da época nas prateleiras
Vindima no Uruguai: tour na bodega
Ânforas de cerâmica

A localização foi escolhida por seu terroir único de pedras e colinas com boa drenagem entre a confluências do Rio da Prata com o Rio San Juan que somados ao clima eram e continuam excelentes para a produção de vinhos de forma natural. A região conta com estações bem definidas, verões ensolarados com noites frescas e grande amplitude térmica durante a colheita.

Bodega Los Cerros de San Juan hoje

Los Cerros de San Juan passou por diferentes famílias até ser reinaugurada no início de 2022, desde então está se reerguendo em qualidade dos vinhos e estrutura para receber o turista. Com instalações modernas no seu interior, une inovação e tradição, utilizando ânforas de cerâmica, tulipas de cimento e pedra, além dos barris de carvalho para preservar e amadurecer o líquido precioso, todos importados da Itália, Estados Unidos e França.

O que é Vindima

“Vendimia” significa Vindima em espanhol, o momento entre a colheita da uva e o início da produção de vinhos da safra daquele ano. Em muitos lugares ocorre uma festa com oportunidade de integração entre turistas, produtores e moradores. A celebração mais famosa na América do Sul é a Fiesta Nacional de la Vendimia de Mendoza, na Argentina, por acaso, minha primeira experiência em vinícolas que despertou o interesse pelos vinhos além de apenas beber.

Após mais de uma década, surgiu a oportunidade de vivenciar a Vindima no Uruguai, um jantar na Bodega Los Cerros de San Juan nessa região conhecido por produzir alguns dos vinhos de alta qualidade do país.

Durante a Vendimia tem a colheita ao pôr do sol e jantar animado no Armazém com rótulos disponíveis a noite toda. Como choveu, teve um tour com degustação no lugar da colheita. Enquanto caminhávamos pelo interior da bodega, Johana Vázquez explicava a história e estrutura e Enzo Fernandez enchia as nossas taças direto das torneiras.

Então chega o momento de saborear uma típica refeição uruguaia no Almacén de Pedra. Fogueiras iluminam a área externa e uma mesa com variadas tábuas de frios e pães para começar. Segue com empanadas e bolinhos e logo saem da parrilla cortes típicos para acompanhar os bons vinhos da casa em ambiente centenário.

Cuna de Piedra Tannat é seu rótulo mais tradicional, mas Familie Lahusen Gewürztraminer 2020 foi o meu favorito da noite, embora Maderos Tannat seja a melhor combinação para as carnes.

Vindima no Uruguai:: jantar
Sobremesas
Minha caricatura

Para descontrair a noite, música ao vivo super animada da Combo Valdes e um cartunista local desenhava nossos rostos sem descanso. Antes da sobremesa, todos estavam dançando, interagindo e se divertindo um monte.

Dicas

Além dos eventos especiais, como esse jantar da “Vendimia”, oferecem degustações, almoços e visitas guiadas que precisam ser agendadas. A Bodega Los Cerros de San Juan está aberta de quinta-feira a domingo com venda de vinhos e azeites das 11h às 18h.

Consulte sobre o transfer gratuito de Colonia del Sacramento ou da praça de touros. No dia da visita, solicitei de última hora e já estava lotado, agende com antecedência.

Onde: Ruta 21 Km 204.

Reservas: (+598) 4570 7003 | Whats APP (+598) 091 949 494

Confira a agenda de eventos relacionados ao mundo dos vinhos no Uruguai e planeja à visita na Vindima 2025.

Além da Vindima no Uruguai, visite as vinícolas do Departamento de Colonia

O Departamento de Colonia conta com dezenas de vinícolas oferecendo programação de enoturismo em qualquer época do ano. No entanto, é indicado apenas para quem vai pernoitar na cidade histórica Colonia del Sacramento, pois as mais próximas ficam entre 30 e 40 km distantes e merecem algumas horas relaxadas do seu tempo.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » URUGUAI » Vindima no Uruguai: Bodega los Cerros de San Juan
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram