PLANEJAMENTO

Como se locomover em São Paulo: transporte público para turistas


Separei dicas de como usar o transporte público em São Paulo, a maior cidade do Brasil. Mas se o seu ponto de partida for os aeroportos de Guarulhos ou Viracopos, leia primeiro o artigo explicando em detalhes qual o melhor conforme os seus interesses e como chegar a capital.

Dicas de transporte público para turistas

  1. Comece se informando sobre a localização do que deseja visitar e quais opções de chegar até lá. Mesmo demorado, sempre tem um jeito de se deslocar utilizando o transporte público, mas considere Metrô o mais rápido e eficiente. A malha metro ferroviária conta com 13 linhas e 183 estações, que cobrem os principais pontos turísticos da cidade ou integram com ônibus que circulam por todas as regiões.
Mapa do transporte público metro ferroviário de São Paulo
  1. SPTrans é a empresa que cuida do transporte público em São Paulo e o site têm informações atuais sobre Metrô, trem (CPTM), ônibus e o trânsito em tempo real. Inclusive disponibiliza aplicativo grátis para comprar créditos, ver horários e baixar mapas direto do celular.
  2. Adquira o Bilhete Único para evitar filas na hora de adquirir o bilhete unitário e economizar para usar o transporte integrado.
  3. Compre o QRCode online para agilidade no embarque no ônibus.
  4. Use e abuse do Google Maps para ver as possibilidades de rotas e saber sua localização atual. Mesmo morando por anos em São Paulo, uso com frequência no celular para me localizar e definir os próximos passos.
receba dicas por e-mail

Principais meios de transporte público

O sistema de transporte público da cidade de São Paulo integra ônibus municipais, Metrô, trens da Companhia Paulista de Trens Urbanos (CPTM) e ônibus intermunicipais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Esses dois últimos são boas opções para quem precisa se deslocar para a região metropolitana de São Paulo.

Estação de transporte público em São Paulo, escadas rolantes, pessoas e publicidade
Estação de metro da Linha Amarela

Facilitando o transporte público para turistas, São Paulo conta com pagamento por QR Code disponível nos terminais eletrônicos nas estações. Outra alternativa é o aplicativo de mobilidade urbana SP Pass para baixar na App Store e Play Store.

Um estudo realizado pela SPTrans em 2022, comprovou o que reclamo desde que deixei de ser moradora de São Paulo, 70% dos entrevistados tiveram dificuldade em se locomover de ônibus pela cidade. Outro estudo da Secretaria Municipal de Turismo de 2021, mostrou que 50% dos entrevistados, turistas nacionais, também tiveram dificuldade em se locomover de ônibus pela cidade. Diante desse cenário, a UPM2, startup paulista, em parceria com a SPTrans, desenvolveu o pagamento da tarifa dos ônibus da capital por QR Code e desde o início do projeto, o número de linhas de ônibus que aceitam o modelo de pagamento só cresce.

Segundo Rodrigo Petroni, CEO da UPM2, o objetivo da empresa é desenvolver soluções para Smart Cities e tornar a locomoção dos turistas pela maior Capital da América Latina, mais agradável e eficiente.

O SP Pass além de atender diariamente os passageiros paulistanos trazendo mais comodidade na sua jornada, também facilita o trânsito de turistas que não possuem o cartão Bilhete Único”, comenta.

Como fazer o Bilhete Único SP ou comprar passagens

Se for adquirir as passagens na hora do embarque, tenha reais em espécie e trocado, afinal a maioria não aceita cartões, nem sempre tem troco e sistemas podem falhar. Os terminais eletrônicos nas estações vendem bilhete unitário QR Code em dinheiro ou cartão de débito. As passagens avulsas custam R$ 4,40.

Bilhete Único é um cartão magnético que pode ser carregado com créditos, sendo a forma mais econômica de circular por São Paulo usando diferentes meios de transporte. Acontece que o sistema mudou e atualmente exige cadastro prévio com comprovante de residência. Se têm amigos morando lá, peça o endereço emprestado e entre no sistema. Fiz isso, mas não é tão simples assim, precisa passar em um escritório físico da SPTrans para retirar o bilhete e ainda não consegui fazer isso porque só funciona durante a semana em horário comercial. A tarifa de R$ 4,30 permite até quatro embarques em ônibus diferentes, no período de 3 horas.

O QR Code através do SP Pass opera atualmente em 12 linhas de ônibus e no Expresso Tiradentes. Baixe o aplicativo no seu celular e confira se as linhas disponíveis servem para você. Ali também pode carregar o Bilhete Único, pagar com PIX ou cartão de débito. A SPTrans disponibilizou um passo a passo para pagamento da tarifa por QR Code.


Vista em São Paulo do terraço SESC Paulista

Mais sobre São Paulo
+ Melhores vistas
+ Hospedagem em Hostel
+ Pontos turísticos
+ As trilhas

Conclusão

Para se locomover pela cidade de São Paulo, o transporte público é uma excelente opção por ser eficiente, acessível e econômico.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » SÃO PAULO » São Paulo » Como se locomover em São Paulo: transporte público para turistas
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment