Rio de Janeiro: cidade maravilhosa, cheia de encantos mil, cidade maravilhosa, coração do meu Brasil (…). Dicas para aproveitar o carnaval de rua.

Read in English

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre o Rio de Janeiro

AGILIZE SUA VIAGEM
Saiba onde nos hospedamos
Contrate transfer e passeios agora

Rio de Janeiro

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça a autora ou deixe um comentário.

Clá e eu
Clá e eu

Esse é o clima do Rio no carnaval, e no ano passado fui com a Clá e pra nos não poderia ser diferente. Aproveitamos ao máximo os cinco dias que ficamos por lá, é claro que com a ajuda de um amigão que mora em Ipanema tudo fica mais fácil.

O Rio em pleno Carnaval é muito mais do que o magnífico desfile das escolas de samba na Sapucaí. De qualquer forma fica como dica, tem que reservar uma ida ao desfile das escolas de samba na Sapucaí e uma ida para assistir a virada do ano em plena praia de Copacabana.

Neste carnaval decidimos mesclar. Curtir um pouco de carnaval e, também fugir um pouco dele. E o Rio para isso é perfeito, apesar da cidade, inclusive ser comentário dos próprios taxistas, estar mega lotada, tem atração para todos e todas as 24 horas do dia.

Carnaval de rua

Mas voltando ao objetivo do post, o carnaval de rua no Rio de Janeiro é a maior festa popular do mundo. A cidade recebe visitantes de todo o Brasil, além de aproximadamente 500 mil turistas estrangeiros. A orla da Zona Sul e o Centro, tem suas ruas e avenidas tomadas por blocos de rua, que arrastam milhares de foliões, também diria que aproveitar o carnaval de rua em Santa Teresa não tem preço.

E essa atração é que tem tomado espaço no cenário do carnaval carioca. E, por óbvio, não deixamos passar. Optamos por alguns blocos menos conhecidos, mas, surpreendentemente, divertidíssimos e animado.

Festival de cores e fantasias no carnaval de rua
Festival de cores e fantasias no carnaval de rua

É uma atração gratuita, qualquer um pode entrar no clima. Há blocos por toda a cidade e um belo festival de cores e, acreditem, muitas fantasias. A maratona dos blocos começa logo cedinho, falo em 8h da manhã já tem folião fantasiado na rua e bloco arrastando multidões.

Vale lembrar que quem não quer ir ao Rio em pleno feriado de carnaval a função dos blocos de rua já começa um mês antes da semana oficial do carnaval. Os mais famosos e mais tradicionais reúnem milhares de pessoas e mesmo os blocos menores são garantia de muita diversão. Você pode escolher: só assistir ou entrar no clima e seguir o bloco pelas ruas.

O “Cordão da Bola Preta”, que desfila pelas ruas do Centro, costuma atrair cerca de 1 milhão de pessoas para sambar nas manhãs do sábado. No domingo, acontece o “Baile do Boitatá” e o desfile do “Boi-Tolo”, ambos na Praça XV, além do desfile do bloco “Simpatia é Quase Amor” em Ipanema. Outro bloco que arrasta multidões é o “Carmelitas”, que faz seu primeiro desfile na noite da sexta-feira e depois abre a terça-feira de Carnaval nas primeiras horas de sol, desfilando pelas ruas de Santa Teresa. A tradicional “Banda de Ipanema” sai no sábado e na terça, levando milhares de pessoas pelas ruas da zona sul.

Tome Nota

Carnaval no Rio não é só desfile das escolas de samba na Sapucaí.

Dica para achar o seu bloco.

E para renovar as energias, o melhor suco e misto quente de Ipanema: Polis Sucos. Na rua Maria Quitéria, 70, esquina Visconde de Pirajá.

Clá e Ane fazendo um lanche durante o carnaval de rua do Rio
Clá e eu em frente ao Polis
+ Atrações no Rio:

Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro


+ Escadaria Selarón
+ Walking tour no centro
+ Walking tour em Santa Teresa
+ Todos os cartões postais
+ 10 atrações no Rio de Janeiro
+ Para quem não gosta de praia 

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » RIO DE JANEIRO » RIO » Um pouco do carnaval de rua no Rio
quero dicas do Brasil
Author Ane Damasceno

Anelise Damasceno, advogada, fascinada por viagens e apreciadora de novas culturas. Siga no Linkedin

2 Comentários

  1. Viviane Brentano Responder

    melhor carnaval que fui…assino embaixo de tudo que ela disse…e claro uma dica…adventure hostel…na vinicius de morais…ipanema

Deixe seu recado, escreva algo