Vista para Copacabana do terraço do Hotel Hilton

Onde ficar no Rio de Janeiro, Costa Verde, Serra e Região dos Lagos (nossas escolhas)


Decidiu viajar para o Rio, mas agora só quer definir o local da hospedagem? Reuni todos os lugares onde eu e os colaboradores já nos hospedamos e recomendamos com links para pesquisar os melhores preços e fazer a reserva. Escolha onde ficar no Rio de Janeiro, Paraty, Búzios, Penedo e Teresópolis.

Onde ficar no Rio de Janeiro

Segue a lista com onze opções em ordem alfabética por cidade. Se quiser mais informações sobre os destinos, acesse a página com os artigos publicados sobre o Estado do Rio.

Acesso rápido: RIO DE JANEIRO | PARATY | BÚZIOS | PENEDO | TERESÓPOLIS

Pousada em Búzios

São muitas opções de hospedagem interessantes em toda a Região dos Lagos, Búzios é uma boa para quem visita pela primeira vez pela infraestrutura e acesso aos pontos turísticos.

Suíte da Pousada Porta do Céu, em João Fernandes
Suíte da Pousada Porta do Céu, em João Fernandes

Pousada Porta do Céu

A escolha foi pela vista 360 graus da enseada de Búzios para um momento mais romântico, mas vale para viajar com amigos e família. Com decoração rústica e clássica, é como se fosse uma casa de praia aconchegante compartilhando os espaços comuns com outros poucos viajantes. Está localizada no morro mais alto sem nenhuma barreira impedindo de ver o mar desde a piscina, o mirante ou da janela do quarto. A pousada é um tanto afastada, porém, foi muito tranquilo andar a pé alguns minutos até o centro ou a praia e sempre pode chamar um transporte pelo aplicativo.

Todos os quartos possuem varanda para o mar, ar-condicionado, TV e frigobar, alguns dispõem de banheira de hidromassagem e acessibilidade. O café da manhã é bem servido, os funcionários são atenciosos e o ambiente silencioso é perfeito para relaxar e contemplar.

RESERVE AQUI | COMPARE VALORES NOS SITES DE BUSCA

Onde: Rua Do Mirante, 48, João Fernandes

Hostels e pousada em Paraty

A dúvida em Paraty é ficar no centro histórico, na cidade ou nas praias. Como é um destino que adoro voltar, a recomendação é diversificar a cada ida conforme os interesses. 

Pousada Sol e Mar
Pousada Sol e Mar

Pousada Sol e Mar

Quando visitei no carnaval, preferi evitar o barulho do centro histórico para dormir bem a noite e ficar um pouco mais perto das praias. Me hospedar na Pousada Sol e Mar exigiu caminhadas diárias, mas foi uma boa escolha pelo custo benefício de viajar em um feriado como esse.

A pousada oferece um bom café da manhã, piscina simples e excelente atendimento. As acomodações são novas com ventilador de teto, TV e frigobar, algumas dispõem de banheira de hidromassagem.

RESERVE AQUI | COMPARE VALORES

Negativo: é afastada para quem não gosta de caminhar e pode ser estressante achar estacionamento no centro se for de carro.

Onde: rua Sabiá, 19, Caboré

Hostels em Paraty

Desirré dá boas dicas para economizar em Paraty e sugere o ótimo custo-benefício dos hostels para quem prefere um mínimo de conforto sem pagar caro. Ela já ficou no Geko Hostel (na praia) e no Vibe Hostel (no centro). Ambos tem opções de suíte privativa, quarto com banheiro compartilhado e dormitórios.

Onde: Vibe Hostel na rua Dr. Derli Elena, 84, centro
Geko Hostel na av. Orlando Carpinelli 5, Praia do Pontal

RESERVE AQUI | COMPARE VALORES NOS SITES DE BUSCA

Pousada em Penedo

Penedo é um bom ponto base para explorar a região serrana do Rio de Janeiro, pelo menos a parte sul, divisa com Minas Gerais. Pode ficar bem localizado no centro ou ter vistas incríveis no alto das montanhas.

Onde ficar no Rio de Janeiro: Pousada Santa Fé em Penedo
Suíte da Pousada Santa Fé

Pousada Santa Fé

Como estava de carro, optei pela paisagem com conforto. Na Pousada Santa Fé boa parte dos ambientes tem a Serra da Mantiqueira como cenário e a estrutura é ótima para relaxar depois de curtir as cachoeiras e trilhas.

São diversas opções de acomodações todas com TV, ar-condicionado, chuveiro a gás, frigobar e secador de cabelo. Algumas têm varanda, cama king size, sofá e lareira ecológica. Tem uma piscina instagramável, atendimento cuidadoso e café da manhã variado com delícias preparadas na hora. É daqueles lugares onde os hóspedes voltam várias vezes por se sentirem bem.

RESERVE AQUI | CONSULTE VALORES

Negativo: distante do centro e dos passeios para quem viaja sem carro.

Onde: rua do Ermitão, 624

+ Leia a resenha completa da Pousada Santa Fé

Hotéis e Hostels no Rio de Janeiro

Para quem visita pela primeira vez, selecionar hospedagem na Zona Sul é indicado porque é onde se encontram os principais pontos turísticos e dizem ser “mais seguro”. Sim, é importante se preocupar com segurança no momento de definir onde ficar no Rio de Janeiro, mas sem neuroses, afinal, nunca aconteceu nada comigo nem com pessoas próximas.

Além disso, a cidade maravilhosa é enorme e a localização vai depender dos interesses de cada um. Eu acabo ficando no Flamengo, Santa Teresa ou Copacabana por conta dos amigos que vivem ali e as atividades planejadas, no entanto, tenho vontade de explorar as praias da Zona Norte. 

O que procura? Clique para Luxo | Custo-benefício | Preço

Piscina no terraço Hilton Hotel Copacabana
Piscina no terraço Hilton Hotel Copacabana

Hotel Hilton Copacabana

O cinco estrelas com vista no ponto mais famoso do Rio, conforto e café da manhã abundante, é o maior dessa lista (mais de 500 quartos) e entre os melhores. As suítes mais simples são espaçosas com cama king size, mesa de trabalho, smart TV, minibar, amenidades L’occitane e outras delicadezas. O terraço oferece um visual 360 graus para os bairros Leme e Copacabana incluindo Cristo Redentor e Pão de Açúcar. Além de ótima localização, fica perto do aeroporto Santos Dumont e tem fácil acesso aos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro.

RESERVE AQUI | CONSULTE VALORES

Onde: av. Atlântica, 1020, Copacabana

+ Leia a resenha completa do Hilton Copacabana

Onde ficar no Rio de Janeiro para Day Use

Ainda em Copacabana, o luxuoso Hotel Fasano tem a piscina mais desejada da cidade para fazer fotos. Embora em andar mais baixo, dá para sentir o clima das festas de perto sem se misturar na muvuca. Assim fez Agustin ao pagar por um Day Use durante o carnaval carioca. Ele passou o dia curtindo a piscina e conhecendo pessoas interessantes, inclusive celebridades.

Excelente lugar para assistir aos blocos
Agustin assistindo os blocos de carnaval do Hotel Fasano

RESERVE AQUI | CONSULTE VALORES

Hotel Regina
Hotel Regina

Hotel Regina

Uma opção que gosto pelo custo-benefício é o Hotel Regina. O prédio é histórico, mas preservado e com instalações constantemente reformadas. As suíte tem diferentes configurações para viajante individual até família. Todos dispõem de ar-condicionado, TV, frigobar e secador de cabelo. Há um andar com academia, sauna, terraço e banheira de hidromassagem para os hóspedes. A localização é perfeita quando preciso estar perto do centro e do aeroporto Santos Dumont, além de fácil acesso ao transporte público. O atendimento é bastante amigável e o café da manhã realmente delicioso.

RESERVE AQUI | CONSULTE VALORES

Onde: rua Ferreira Viana, 29, Flamengo

Booking.com
Quarto privativo Ace Suites Inn Rio
Quarto privativo Ace Suites Inn Rio

Ace Suites Inn Rio

Esse é o melhor preço para um quarto privativo e com boa localização já encontrado no Rio de Janeiro. O motivo só entendi ao chegar e confesso ter ficado bem desconfiada ao ver a porta de entrada. Havia um aviso pedindo para não interpretar o livro pela sua capa e um convite para conhecer as dependências internas do estabelecimento. A fachada é bem velha e a única identificação de ser uma hospedagem é essa placa. 

Toquei o interfone, subi uma escadaria e me deparei com uma arquitetura descolada bem diferente do visto do lado de fora, onde a rua toda também não é bonita. Mas é no Botafogo perto da praia, bairro onde estou acostumada a caminhar durante o dia, é repleto de comércio e restaurantes. As suítes simples tem pouco espaço e janelas para poços de luz, no entanto, são limpas e charmosas nos detalhes. Por dentro, o prédio é um labirinto com várias acomodações, incluindo opções compartilhadas como banheiro, cozinha e dormitório. Todos com ar-condicionado e café da manhã continental, alguns com microondas e TV.

RESERVE AQUI | CONSULTE VALORES

Onde: rua Sao Clemente, 23, Botafogo

Se prefere Copacabana, Tatiana recomenda o Hostel Solar onde ficou em quarto privativo com seu namorado.

Onde: na avenida Nossa Senhora de Copacabana, 1.102, casa 7, Copacabana

RESERVE AQUI | CONSULTE VALORES

Fachada do hostel
Hostel Solar

Pousada em Teresópolis

Para quem gosta de estar em meio a natureza, há boas opções perto do centro para aproveitar também o lado urbano da serra.

Piscinas adulto e infantil rodeadas pela Mata Atlântica
Pousada Terê Parque é rodeada pela Mata Atlântica

Pousada Terê Parque

Viajei em grupo e esta foi a pousada que agradou a todos, desde famílias com crianças até amigos animados. É como um clube cheio de atividades e ambientes para explorar, inclusive trilha na propriedade.

As acomodações são variadas para até 5 pessoas em prédios de dois andares. Algumas têm quartos com lareira ecológica, ofurô, hidromassagem, acessibilidade, sala de estar com cozinha e varanda privativa. Em todas as opções estão disponíveis secador de cabelo, amenidades biodegradáveis, aquecedor, cofre, frigobar e TV. O café da manhã é diversificado servido em ambiente fechado ou na área ao ar livre com vista para a Mata Atlântica.

RESERVE AQUI | CONSULTE VALORES

Onde: na Estrada do Arakem, 169, Granja Guarani

+ Leia a resenha completa da Pousada Terê Parque

E você, tem outras sugestões de onde ficar no Rio de Janeiro para nos passar? Já ficou em algum deles? Escreva nos comentários.

Tome Nota

Precisa de ajuda para reservar hotel na internet? Leia o passo a passo para usar o Booking ou Detecta Hotel.

As reservas feitas pelo Booking geram uma comissão e ajudam na manutenção do Territórios. 

Fotos Roberta Martins e Divulgação.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

quero dicas do Brasil
Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta