Todo mês de setembro é igual, gaúchos de todas as querências afloram o seu orgulho celebrando as tradições, enquanto o resto do Brasil não consegue entender o motivo da festa. Por outro lado, os demais brasileiros são curiosos e ávidos por sentir na pele o frio que vem do sul. Tanto que elegem Gramado entre as cidades mais desejadas para passar as férias.
Com base neste contexto e para incentivar gaúchos a viajarem mais pelo Estado. A partir de amanhã começo uma nova jornada de carro pelo interior. Vou em busca da história da Revolução Farroupilha e das possibilidades de se fazer turismo nos dias de hoje.
Vamos em quatro amigas, gaúchas e paulistana, com participações especiais ao longo do caminho e adoraríamos contar com a ajuda da gauchada nesta empreitada. Como? Com dicas enviadas pelas redes sociais! Diz pra gente que ver e fazer, onde e o que comer e, claro, pitacos sobre nosso orgulho e nossa história. Topa? Então nos encontre pela hashtag #RotaFarroupilha ou nos perfis dos sites participantes.
Vem com a gente em busca das origens
ROTEIRO
No percurso, serão 17 cidades das regiões Costa Doce, Fronteira Oeste e Pampa.
Quando: de 10 a 20 de julho de 2016 com partida e chegada em Porto Alegre.
As cidades por ordem de visita: PORTO ALEGRE, GUAÍBA, CAMAQUÃ, SÃO LOURENÇO DO SUL, RIO GRANDE, SÃO JOSÉ DO NORTE, PELOTAS, PIRATINI, PINHEIRO MACHADO, CANDIOTA, BAGÉ, DOM PEDRITO, SANTANA DO LIVRAMENTO (bonus RIVERA), ALEGRETE, ROSÁRIO DO SUL, SÃO GABRIEL e CAÇAPAVA DO SUL.
OS VIAJANTES E SEUS SITES:
Alexandra Aranovich, porto alegrense autora do Cafeviagem.com
Gardênia Rogatto, paulistana autora do As Peripécias de uma Flor
Paula Brum, caçapavana autora do Mochilinhagaucha.com.br
Roberta Martins, pelotense autora aqui do Territorios.com.br
Participações especiais de Gleiber Rodrigues, o mineiro morador de Porto Alegre é autor do Andarilhosdomundo.com.br e a jornalista porto alegrense Criz Azevedo.
A viagem #RotaFarroupilha é um projeto do Territórios em parceria com As Peripécias de uma Flor, Café Viagem, Mochilinha Gaúcha e participações especiais de Andarilhos do Mundo e da jornalista Criz Azevedo. O roteiro teve o apoio de empresas regionais como BC&M Advogados e Agropecuária Sallaberry, além do suporte do Sebrae Costa Doce e de algumas secretarias de turismo. A ideia surgiu ao saber da Rota Caminho Farroupilha. Roteiro elaborado pelo Sebrae RS e oferecida como pacote turístico pela Tchê Fronteira Turismo.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
- Rotas regionais para voar no Rio Grande do Sul
- Cheguei, e agora? Qual melhor transporte em Porto Alegre
- Evite imprevistos nas estradas gaúchas
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- O que levar a mala ou mochila
- Como ser um turista do bem em 9 dicas
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
Cidades e parques visitados no RS:
6 Comments
Parabéns pelo blog, Realmente a região de campanha nos oferece lugares muito lindos e agradáveis de Conhecermos. Em Bagé um lugar excelente para alimentação é o Obino Hotel, antigo Hotel Charrua, atendimento de primeira qualidade, pessoal muito simpático e atencioso. Um Hervalense desgarrado do pago e morando em Uruguaiana.
Obrigada pela dica Inocencio, ainda tenho muito para explorar no nosso Pampa
Oi, Roberta!
Sou pelotense e moro atualmente em Santa Catarina (Itajaí), por motivo de trabalho (CELESC), mas…pretendo estar de volta à terrinha amada em, no máximo, uns quatro anos. Meus filhos e netos moram aí.
Que legal o que estão fazendo!…desbravando turisticamente nossa metade sul, tão relegada até então, e com tantas belezas e charme a serem descobertos e, principalmente, divulgados.
Estou ansiosa para saber tudo sobre essa viagem maravilhosa que, pelo que vi no Blog, acabaram de realizar ontem, dia 20/07.
Já li no Blog da Gardênia (lindo nome…adoro essa flor!) sobre a viagem pela Rota dos Vinhos da Campanha – farei isso na segunda metade de Agosto, quando eu e meu marido estaremos de férias.
Parabéns mesmo a vocês pela iniciativa !!! Vou acompanhar sempre os dosi Blogs, assim como consultarei os Blogs dos demais citados por você.
Um grande beijo “gaúcho”, com muita saudade da querência amada SEMPRE!
A gente até sai do Rio Grande por alguns motivos, mas o Rio Grande nunca sai da gente!!!
Etienne.
Obrigada pela mensagem e por nos acompanhar Etienne! A viagem foi ótima e me fez ver tudo com novos olhos, das 17 cidades, apenas 4 eu não conhecia. A ideia é publicar tudo até a semana Farroupilha para incentivar o povo a conhecer o extremo sul do Brasil. Os meus novos textos vão entrando neste link https://www.territorios.com.br/category/brasil/rio-grande-do-sul/ e também tem sobre os vinhos da campanha. Abraço
Parabéns pelo blog, muito lindo, atualizado… fico orgulhosa de termos uma pelotense a nos orientar pelo mundo.
Obrigada Marcia, a viagem foi linda e cheia de descobertas mesmo eu pra mim que já conhecia quase todos os lugares.