Estava em Santiago logo após o Sky Costanera ser inaugurado (em agosto de 2015) e fiquei com a maior vontade de subir no mirante mais alto da América Latina. Na época, acabou ficando para a próxima viagem realizada agora em junho. E, para minha alegria, o prédio de 300 metros de altura estava em frente quando abri a janela do meu quarto ao acordar no hotel Torre Mayor Providência.
Claro que eu fui lá direto e olha a fala do guia: “pena sua estada terminar amanhã porque aqui é o lugar perfeito para começar o roteiro em Santiago”. Lá de cima dá pra ver a cidade e arredores como se fosse um mapa e nosso sentido de direção fica muito melhor depois da visita. Nas paredes tem legenda sobre cada vista e o áudio, com o mesmo texto em três idiomas, o som começa ao nos posicionarmos em cima do tapete com referencia a um dos 23 pontos de interesse.
Vale fazer a visita auto guiada para tirar aquele monte de fotos sem pressa e também ouvir os guias durante o tour. Eles contam a história do prédio, curiosidades sobre os pontos turísticos e ainda dão dicas do que ver e fazer em Santiago. Eu aproveitei dos dois jeitos duas vezes, pela manhã com guia chilena em espanhol e de noite com guia brasileiro.
Texto continua após serviços. Links podem gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o Chile
Veja onde nos hospedamos
Agende tours, transfers e ingressos online
O mirante mais alto da América Latina
Começa subindo 61 andares em menos de um minuto no elevador acelerado. E a primeira expressão de todos ao perceber a Cordilheira dos Andes praticamente no mesmo nível de altura é Uau! A empolgação é tanta ao ponto de quase ignorarmos o simpático atendente à postos para nos receber. A dica é antes fazer uma caminhada por conta para poupar o guia da sua falta de atenção. E depois das milhares de selfies clicadas e publicadas usando o wifi aberto, se concentre em ouvir o passeio.
São dois andares com panorama 360 graus de toda Santiago e até das estações de esqui no alto das montanhas. A visibilidade em dias claros alcança 50 metros de distância. O andar 61 é coberto e local dos painéis explicativos e dos binoculares. Enquanto o andar 62 é aberto com vento, frio e tempestade, conforme a previsão do dia. Eu perguntei se abria em dias de chuva e a resposta foi sim porque alguns turistas adoram tomar banho de chuva naquela altura. Não sei se combina com o frio de junho, mas tem louco para tudo.
Olhando para cima dá pra ver a estrutura utilizada no prédio. Diferente de todas as grandes construções da capital, este não poderia ter o mesmo movimento para acompanhar os frequentes terremotos devido ao tamanho. A solução foi fazer o movimento subterrâneo para aguentar o nível médio dos tremores e barras que se fecham como uma flor no topo, caso ultrapasse o limite. É bom lembrar! O terremoto com a maior escala da história aconteceu no Chile e eles são obrigados a estarem preparados para o pior. A obra é do arquiteto César Pelli. Famoso por desenhar arranha céus como as Petronas Towers, com 452 metros de altura na Malásia.
Tome Nota: mirante mais alto da América Latina
Sky Costanera fica dentro do Costanera Center, um shopping center bem legal com marcas locais e mundiais (algumas ainda nem chegaram por aqui) agradando a todos os gostos. A entrada é pelo andar térreo, no final do corredor. Endereço é Andres Bello, 2425, no bairro Providencia.
Funciona das 10h às 22h diariamente, sendo a última subida até 21h.
Ingressos podem ser comprados no local ou no Get Your Guide junto com a excursão Vida Noturna. Os preços são menores de segunda a quinta.
Tem tour guiado, incluído no valor do bilhete, em espanhol de hora em hora e nos idiomas português, francês e inglês, conforme os grupos e guia disponível.
Dica: se for à noite, tente chegar antes do pôr do sol. Após escurecer acendem uma luz verde horrível que estraga as fotos porque deixa muitos reflexos nos vidros.
HOTEL EM SANTIAGO
Torre Mayor Providencia é um hotel boutique novinho e cheio de estilo em um dos bairros mais legais para se hospedar na capital. Reserve o quarto superior de esquina para ter esta vista.
RESERVE NO BOOKING
Fotos de Roberta Martins, Gardênia Rogatto e Thais Towersey.
A entrada foi cortesia.
Mais sobre Santiago:
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
Dicas do Chile:
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Dicas para alugar um carro no exterior
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
Úteis: