Minha última grande aventura foi uma expedição à Patagonia argentina e chilena com um grupo de 18 pessoas liderados pelo Ecocaminhantes. Foram 130 km de caminhadas em 18 dias nos parques: Parque Nacional de Los Glaciares, Parque Nacional Tierra del Fuego e Parque Nacional Torres del Paine, este último no Chile. E nas cidades: El Calafate, El Chaltén e Ushuaia.
Texto continua após serviços. Links podem gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o Chile
Veja onde nos hospedamos
Agende tours, transfers e ingressos online
Lugares, entre os que já visitei, que competem pelo posto de beleza natural no mundo junto com outros países da América do Sul. A região Patagonia é muito grande e conheci apenas uma parte. Ainda engloba Bariloche, Península Valdez, a região dos lagos, glaciais chilenos e Punta Arenas. Acredito que 1 mês seria um tempo razoável para conhecer os principais lugares. O ideal é ir no inverno e no verão, as paisagens mudam e as opções de lazer também.
No caminho encontramos muitos viajantes de todos os lugares sozinhos ou acompanhados e todos impressionados com as paisagens. Entre montanhas, neve, geleiras, rios, lagos e estradas encontramos caminhos sinuosos, subidas difíceis, animais selvagens, paisagens extraordinárias, sorrisos, novas amizades, cantorias e companheirismo. Viajantes dos 15 aos 70 anos com muito pique e alegria para caminhar, acampar e dividir quartos nos refúgios.
É unânime a sensação de que fazer uma trilha como esta é maravilhoso e compensa todas as dificuldades enfrentadas. O sentimento de felicidade esta sempre presente. E tem uma explicação para isso, enquanto caminhamos vários quilômetros o corpo produz endorfina, reação química que traz a sensação de bem estar. Todos produzindo endorfina juntos é uma explosão de felicidade. O “passar trabalho” é relativo e pode ser amenizado levando protetores auriculares para minizar o ronco dos outros, roupa com tecnologia para aguentar o frio, um bom tênis para evitar as bolhas e previamente ter feito um treino de resistência para não sentir o peso da mochila.
Bom preparo físico é essencial para aguentar o tranco, não pode ser sedentário. A maioria do grupo tinha o costume de fazer trilhas e caminhadas, mas não fez um treino específico para esta trilha. Como resultado sentiram dores no corpo no final do dia, mas isto nunca foi motivo para se arrepender, era só começar a caminhada no dia seguinte que todas as dores sumiam. Fiz um treino para melhorar a resistência com musculação e corrida uns 3 meses antes. Funcionou super bem, não tive dor muscular, e olha que estava com um tendão machucado que foi melhorando com a ajuda do bastão (equipamento essencial para terrenos irregulares e descidas). Nos primeiros dias que carregamos a mochila com 8-9 quilos foi difícil, doía os ombros, mas era só tirar o peso que a dor passava. Nos outros dias eu já tinha me acostumado com a mochila e não senti mais dores. Cheguei a levar relaxantes musculares e anti-inflamatórios e nem usei.
Esta viagem pode custar caro ou barato, depende do seu nível de exigência quanto a “passar trabalho”. Existem todas as opções de hospedagem e passeios. Mas para ter conforto é preciso planejar e fazer reservas com antecedência, é cheio de turistas estrangeiros que lotam os refúgios nos meses de verão. Nas outras temporadas as trilhas são limitadas.
Já segue @territorios no Instagram?
Tome Nota Patagonia
Leve baterias extras e adaptador para tomadas. Nos refúgios as tomadas são concorridas.
Adquira seu seguro viagem com desconto.
Leia mais sobre a Patagonia argentina:
O impressionante Perito Moreno
Parque Nacional de los Glaciares
Él Chalten, a capital do trekking
Fotos de Roberta Martins e Leandro Gabrieli, vídeo de Guilherme Mainieri.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
Dicas do Chile:
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Dicas para alugar um carro no exterior
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
Úteis:
2 Comments
Roberta,
PARABÉNS, li todos os posts sobre a Patagônia e estão nos ajudando muito no planejamento da próxima viagem para lá!
Se puderes, gostaria de tirar mais algumas dúvidas e de ter algumas recomendações:
1) Estamos querendo fazer em novembro o trajeto Buenos Aires – Ushuaia – Punta Arenas – Puerto Natales (Torres del Paine) – El Calafate (Perito Moreno) – El Chaltén – Buenos Aires. Achas que esse é a melhor sequência ou o caminho contrário é melhor?
2) Vale a pena deixar pra comprar o equipamento em Ushuaia?
3) Corremos o risco de não conseguir comprar os equipamentos lá?
4) Dá para se contratar o guia no local? (Vi que foste pela Ecocaminhantes; procurei no site deles mas não tem programação para lá nesse ano)
5) É melhor comprar as passagens entre cidades da Patagônia no local (avião e/ou barco) antes de ir ou no local?
6) Os refúgios devem ser reservados com antecedência?
7) Tem onde se deixar o equipamento que não vai ser usado na trilha na entrada do parque?
Obrigado e um abraço!
Grande andarilha! Sucesso! Bj