TRILHA

Dicas aos Viajantes Circuito W Torres del Paine


Durante o 27º Encontro dos Viajantes sobre o Parque Nacional Torres del Paine, tive a oportunidade de contar minhas impressões sobre um dos lugares mais bonitos do mundo. Mostrei fotos, dei dicas e falei da experiência no Circuito W. Com um público bastante interessado no destino, perguntas não faltaram e hoje aproveito para compartilhar as respostas por aqui, além de trazer as novas regras impostas pelo governo do Chile. 

Texto continua após serviços. Links podem gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre o Chile

Veja onde nos hospedamos

Agende tours, transfers e ingressos online

O parque é protegido e a cada ano surgem novas regras visando o mínimo impacto e preservação dos recursos naturais. Por exemplo, é proibido nadar nos lagos e fumar o cigarro, mesmo que seja ao ar livre. No parque não há caixas automáticos para sacar dinheiro, então o melhor é ir abastecido de pesos chilenos em efetivo e não depender do cartão.

Clique para receber dicas da América do Sul por e-mail

Perguntas e respostas Circuito W Torres del Paine

Atualizado em

Tem como ir de carro em todos os lugares? Não, existem algumas estradas no parque, mas os lugares mais bonitos só quem anda a pé pode experimentar.

Tem altitude? O parque fica a 50 metros acima do nível do mar e os caminhantes não sofrem com a altitude. As montanhas chegam a 3050 metros de altura, mas só quem escala elas pode sentir algo.

Pode fazer muito frio, o clima muda rapidamente
Pode fazer muito frio, o clima muda rapidamente

É muito frio? No verão as temperaturas variam de 5 a 25 graus, mas os dias que passei lá ficaram entre 2 e 11 graus. O vento gelado faz a sensação térmica ser muito mais baixa e o tempo pode mudar a qualquer momento, inclusive nevar em pleno fevereiro como vi na base das Torres.

Tem Puma lá? Sim, mas não tem garantia de ver. Tive a sorte de ser encarada por um em El Chaltén.

Porque é um cemitério de iceberg (em relação à foto no Glacial Grey)? Ali é uma das extremidades do maior campo de gelo fora dos círculos polares. Enormes pedaços de gelo se desprendem do glacial e ficam boiando no lago, formado pelo degelo, até derreterem.

Existe taxa por dia para ficar no Parque? Não, existe uma taxa única para entrar no parque, que varia conforme a temporada, e todos devem fazer o registro de entrada. A alta temporada começa em 1 de outubro até 30 de abril.

Trilhas do Circuito W Torres del Paine

Precisa caminhar muito para ver as Torres del Paine? Para ver as Torres não, elas ficam logo na entrada principal do parque. Mas para ver de perto, exatamente na base delas, é preciso caminhar 19 km de trilhas difíceis, enfrentando muito frio e um vento que pode chegar a 100 km por hora.

Dá para fazer trilhas no inverno? Não, as trilhas só ficam abertas de outubro a março. Leia o meu relato de como foi fazer o Circuito W.

Precisa de guia? Não, todas as trilhas são bem sinalizadas e basta pegar o mapa antes de começar. Porém, visitei o parque em um tour de e-bike e os guias locais foram os melhores de todos os passeios feitos no Chile, eles têm um pacote para o Circuito W.

Tem caminhada no gelo? Sim, no Vale do Silêncio que fica fora do trajeto dos Circuitos W e O.

Cemitério de icebergs no Lago Grey é parte do Circuito W Torres del Paine
Cemitério de icebergs

NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM! Pegue cupom de desconto no link.

Como se vestir e equipamentos

As roupas e equipamentos são muito caros? Os melhores equipamentos e roupas para se proteger do frio e não pesar na mochila são tecnológicos e caros.

Precisa levar segunda pele? No verão só precisa usar calça e blusa térmica. Se for acampar é bom na hora de dormir e quando anoitece. Fora isso é desnecessário.

Mapa do Parque. As linhas vermelhas tem estradas para carro. As linhas verdes são o Circuito O e a laranja o Circuito W Torres del Paine
Mapa do Parque. As linhas vermelhas tem estradas para carro. As linhas verdes são o Circuito O e a laranja o Circuito W

Precisou carregar água? Levei só no primeiro dia, nos outros abastecia minha garrafa nos rios e fendas nas rochas. As águas do parque vêm das geleiras e são potáveis, mas não possuem nenhum nutriente, é preciso colocar sais minerais que nutrem e ajudam a recuperar a energia nas caminhadas.

Tem como pagar alguém para carregar a mochila? Não existem carregadores por lá, tem que levar tudo nas costas.

Todo dia tinha que carregar a mochila pesada? Não. O Circuito W leva 4 dias, 2 foram ida e volta com a mochila de ataque e os outros 2 tendo que carregar a mochila com tudo (9-10 kg).

Onde dormir

Existem algumas opções de hospedagem entre hotéis luxuosos, refúgios e acampamento. Experimentei os refúgios Paine GrandeTorre Central buscando noites bem dormidas para encarar as caminhadas diurnas. Voltei em 2023 e me hospedei no local mais isolado chamado Cabana Laguna Azul. A maioria não abre o ano todo e fica complicado encontrar hospedagem no verão pela alta procura.

O circuito O também tem refúgios? Tem, mas não em todos os pontos. Esse circuito leva 7 dias no mínimo, para 5 noites tem refúgio, para as outras 2 só acampamento.

Quanto custou a hospedagem? Fiquei em refúgios por U$ 90 com pensão completa. Tem camping por U$ 8 e spas a partir de U$ 600. Valores são de 2010, para saber despesas atuais compare preços e faça a sua reserva pelo Booking.

Tem que reservar os refúgios com antecedência? Sim, são poucas as opções e na hora não tem vaga. Pelo menos nos meses de janeiro e fevereiro.

Quem prefere acampar deve fazer o registro no site do parque e a confirmação depende da disponibilidade.

Dúvidas nos comentários dos artigos

Incluo também perguntas feitas nos comentários dos posts relacionados à Patagônia:

Queremos fazer em novembro o trajeto Buenos Aires – Ushuaia – Punta Arenas – Puerto Natales (Torres del Paine) – El Calafate (Perito Moreno) – El Chaltén – Buenos Aires. Achas que esse é a melhor sequência ou o caminho contrário é melhor? É a melhor sequência para quem precisa comprar equipamentos para aventura. Ushuaia é zona franca e tem muitas lojas de roupas e equipamentos com preços ótimos.

Vale a pena deixar para comprar o equipamento em Ushuaia? Vale, é free shop e tem lojas com as melhores marcar na rua.

Corremos o risco de não conseguir comprar os equipamentos lá? Difícil, são muitas marcas e lojas. No máximo pode acontecer de não encontrar na marca que gostaria.

Dá para contratar o guia no local? Sim, nas agências de viagens localizadas nas cidades próximas ao parque (Puerto Natales, El Calafate, El Chaltén e Ushuaia). Em Puerto Natales recomendo Chile Nativo, inclusive se disser que viu no site Territórios, leva 5% de desconto.

É melhor comprar as passagens entre cidades da Patagônia no local (avião e/ou barco) antes de ir ou no local? Depende do tempo disponível para a viagem. Com dias contados é melhor comprar antes de ir.

Tem onde deixar o equipamento que não vai ser usado na trilha na entrada do parque? Em Torres del Paine não. Mas quem faz paradas em outras cidades, e retorna para a mesma hospedagem, pode deixar uma mala fechada com eles. Muitos oferecem espaço para isso. Deixei uma mochila na pousada em El Calafate por 2 vezes e também no hostel de El Chaltén.

Tome nota: Circuito W Torres del Paine

Consulte as regras vigentes no site oficial no momento de planejar a viagem. Informações no site oficial do parque.

Ainda com dúvidas? Deixe sua pergunta nos comentários que eu (ou outro viajante) respondo tudo o que souber. Não deixe de ler os relatos sobre a Patagônia, muitas respostas estão ali.

O evento

Organizado pelo blog Quatro Cantos do Mundo, reuniu amigos, blogueiros e viajantes que pretendem conhecer a Patagônia. Além da informação, os participantes ganharam postais do Territórios e concorreram a outros prêmios oferecidos pela Zupper e Ipostal. Após agradáveis horas na Casa Apanã, continuamos o papo no restaurante Meu Quintal.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » CHILE » TORRES DEL PAINE » Dicas aos Viajantes Circuito W Torres del Paine
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

13 Comments

  1. Estava pesquisando na internet e vi seu Blog. Achei o conteúdo muito bom! Parabens!! Dr. Sammy

  2. Oi Roberta, parabéns pela postagem.
    Vamos em Março, temos 3 pontos que queremos conhecer: Base das torres, o Glacial e Vale Francês.
    É possível fazer em menos de 4 dias considerando o fato que estaremos de carro?

    Abs
    Willian Heissler

    • Oi Willian, o lindo é fazer a pé, de carro perde as paisagens mais bonitas. O Vale do Frances e Glacial que são mais longe, base das Torres é fácil de chegar de carro, mas é um dia para cada um, talvez 2 para o Vale do Francês. As regras mudaram para se hospedar no parque em 2017. Recebi a noticia estes dias, dá uma pesquisada.

  3. Felipe de Souto Reply

    Oi Lucila, gostaria de parabenizar pelas valiosas informações do seu post. Tem servido de referência para minha viagem, que pretendo realizar em março/2017.
    Você poderia dizer se, para ter acesso ao parque, e para usar os locais de acampamento (vou usar barraca, não vou usar os alojamentos) é necessário fazer reserva?
    Pretendo fazer o circuito W.
    Muito obrigado e um abraço!
    Felipe de Souto

  4. Olá Luiz,

    Quando fomos nos informaram que para fazer o circuito O é preciso levar barracas, pois não existe refugios em todo circuito.

    Um amigo está indo agora no fim do ano fazer o circuito O, e segundo ele é necessário barracas, mas você pode optar por carregadores (pagando por isso).

    Abraço

  5. Luiz Brito Reply

    Olá!
    Ótimo post pra quem tá planejando uma ida a TDP!
    Vou fazer o circuito O em Dez/12-Jan/13 acampando. Voces por acaso sabem se é possível fazer usando apenas os campings públicos e se é necessário reservar com antecedência (esta questão das reservas vale tb para os campings pagos)?
    Abs

  6. Ei Roberta,

    Parabéns pela apresentação. Consegui acompanhar um pouco pelo link! Adorei. Um dia ainda vou fazer esse passeio! 🙂

    Abraços,
    Lillian.

  7. Juliana Grijó Reply

    Roberta, as informações passadas são para quem vai por conta própria ou vocês farão um grupo para alguma data específica? Quanto às despesa, qual seria o valor para as 2 trilhas W e O ? E as roupas, que tipo? Aguardo sua resposta. Abraços.

  8. Excelentes dicas Roberta! Muito boas mesmo! Sem dúvida já nos ajudaram na programação da viagem e vamos levando o material impresso pra consultar no caminho! Pena que não pudemos participar do Encontro. Bjão

Write A Comment