Uma Pousada Nativa em San Andrés: White Chalet


Pousada Nativa é um projeto criado pelo governo local para aumentar o número de leitos e movimentar a economia em San Andrés. Para os turistas, é a melhor forma de ter contato e compreender como vivem os isleños (nativos das ilhas do Caribe Colombiano). O conceito é no estilo do AirBnb com a diferença dos anfitriões terem passado por uma qualificação e serem certificados para melhor atender aos hóspedes. E agora vou contar como foi a experiência na casa da Edith Susanny Mitchellp (eles fazem questão de dizer o nome completo).

dicas do caribe por e-mail
Posada Nativa White Chalet
Posada Nativa White Chalet

Pousada Nativa em San Andrés: White Chalet

Café e torradas no café da manhã ao ar livre
Café e torradas no café da manhã ao ar livre

Um portão branco em uma rua tranquila, uma trilha de terra e lá no meio das árvores avistei a casa branca com varanda chamada White Chalet. Com decoração original (um toque de surrealismo misturado com artesanato) tem espaço, conforto e muito verde ao redor. Inclusive, parte do café da manhã vem das frutas do jardim como fruta-pão, abacate e manga. O café é simples com batida, café, torradas e omelete, mas o astral ao ar livre é agradável, silencioso e ótimo para começar o dia na paz. E terminar também, foram horas de bate papo com a anfitriã antes de dormir.

O meu quarto com decoração de oncinha
O meu quarto com decoração de oncinha

São dois quartos de casal no andar térreo, um com saída para varanda e o outro com televisão, e Edith fica com seu filho no segunda andar. A cozinha, sala e varanda tem livre circulação e está liberado o  preparo de refeições. Tem um banheiro para os dois quartos e a água do banho é gelada! Mas isto é uma questão cultural e sustentável (é água da chuva coletada por cisternas), nenhuma casa na ilha tem água quente.

Um dos quartos tem duas janelas para o jardim
Um dos quartos tem duas janelas para o jardim
Não enxergamos a casa no início da trilha
Não enxergamos a casa no início da trilha

A localização é em bairro residencial tranquilo na área mais alta de San Andrés. Além de observar a rotina dos locais, o único ponto turístico é a igreja histórica Bautista Emmanuel (de 1847 é a mais antigo da América em seu gênero), para todos os outros cantos da ilha é preciso ter alugado uma moto ou depender de táxi. E neste quesito Edith nos ajudou fornecendo telefones de motoristas de confiança para nos buscar em qualquer horário por preços justos. É importante pegar esta dica antes de chegar, pois nossa única má impressão foi na chegada.

Pegamos um táxi na zona turística no início da noite e ele não sabia direito onde ficava. Quando chegamos ao bairro o motorista nos assustou dizendo que era um lugar perigoso e deveríamos voltar. Insisti pra continuar e, depois de perguntar na vizinhança pelo nome da proprietária, encontramos com facilidade. Afinal todos ali se conhecem. Contudo, o motorista não era um isleño (veio de Bogotá em busca de emprego) e estava claramente incomodado querendo cobrar a mais do que o combinado. Chegar a noite também não é o mais indicado por causa da trilha até a casa. Depois de percorrer uma vez é tranquilo, mas pareceu misterioso porque tinha acabado de ouvir coisas negativas do motorista rabugento.

Enfim, depois de me acomodar e conversar com Edith, entendi e aprovei a experiência. É um jeito único e exclusivo de conhecer o povo e a cultura de San Andrés.

Gardênia, eu, Renata e a anfitriã Edith Susanny
Gardênia, eu, Renata e a anfitriã Edith Susanny

Veja o video e acompanhe todos os artigos sobre esta viagem

Tome Nota

Posada Nativa White Chalet fica em Orange Hill No.4-457. Reservas podem ser feitas diretamente pelo email [email protected] ou fone 3176859924. Ou veja opções similares na ilha.

A pousada nativa tem wifi, mas vem do celular da casa e precisa solicitar o compartilhamento da rede para usar. Como o 3G é muito ruim em toda ilha, melhor esquecer a internet durante a hospedagem.

Este é um tipo de hospedagem que não serve para todos os viajantes. Se água gelada, a localização e a falta de serviços for um problema, é melhor procurar um resort (leia a experiência no link).

Para todas as informações úteis sobre esta viagem leia Dicas aos viajantes – Caribe Colombiano.

Rede na Pousada Nativa
Rede na varanda e natureza pra relaxar na pousada nativa

#JustFunCaribe é um projeto de Territórios e As Peripécias de uma Flor em parceria com Viajar é Tudo de Bom. Contamos com o apoio dos governos da Colômbia e San Andrés, bem como o trade local. A hospedagem foi cortesia.

Fotos de Roberta Martins e Gardênia Rogatto.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre o país

Gostaria de reservar hotel? Veja os visitados na Colômbia

Precisa de seguro viagem? Saiba como comprar online

Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil

Agende passeios e transfer agora na Get Your Guide ou saiba como funciona

Você está em INICIAL » EXPERIÊNCIAS » HOSPEDAGEM » Uma Pousada Nativa em San Andrés: White Chalet
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 15 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Deixe seu recado, escreva algo