Dicas aos viajantes Barbados


Dicas aos viajantes Barbados para finalizar a série de artigos desta viagem. Escrevo o resumo geral e as informações úteis que faltaram nos quatorze artigos publicados. Começando pelo povo local e terminando com uma novidade!

Alerta! Viajantes estão sujeitos a quarentena entre 2 a 10 dias conforme resultado do teste ao chegar. Veja as exigências aqui.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre Barbados

AGILIZE SUA VIAGEM
Falta reservar hotel? Saiba onde nos hospedamos na ilha

Lembre do seguro viagem! Pegue o cupom de desconto

Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil

Dê a volta na ilha de carro

Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona

Dicas aos viajantes Barbados

Acesso rápido: Locais | Transporte | Quando ir e como chegar | Onde dormir | O que levar | Compras | O que comer | O que fazer | Tours | Por onde começar

Os Bajans

Homens e mulheres cheios de estilo remetem aos clipes musicais da cantora Rihanna, a bajan mais ilustre do momento. O povo extremamente musical se expressa em ritmos diversos e volume altíssimo. Foram atenciosos, simpáticos e solícitos em todos os momentos, provando como é lindo por dentro e por fora quem nasce em Barbados.

Herdaram o idioma e a educação britânicos, mas a essência e o gingado são africanos. A maioria dos bajans são descendentes de escravos trazidos da África pelos ingleses. Por muito tempo a ilha foi a porta de entrada no Caribe, era apenas local de passagem de navegadores europeus até os ingleses perceberem que boa parte do território não era habitada e assim, no século XVII, começa a história dessa nação simples e acolhedora.

Apenas os pescadores locais no nascer do sol
Apenas os pescadores locais no nascer do sol

Conheça o Birdman.

^ Voltar início ^

Transporte em Barbados

Circular pela ilha é simples, mas entender a divisão administrativa deles é estranho para os nossos padrões. Afinal são onze paróquias (similar a estados), em área quase do tamanho de Florianópolis, onde as principais cidades mais parecem pequenos bairros. A dica é se localizar no mapa e definir o melhor trajeto e meio de locomoção para cada lugar. Me virei super bem a pé, com transporte público, táxi e aluguel de carro.

Veja dois roteiros para dar a volta na ilha em carro alugado e reserve o seu carro com o nosso parceiro Rental Car.

Saiba onde o indicado é ir de carro no dicas aos viajantes Barbados
Visual das estradas no lado norte, onde o indicado é ir de carro

^ Voltar início ^

Quando ir e como chegar

De dezembro a maio é a temporada alta no Caribe. Significa preços elevados e hotéis lotados com garantia de tempo bom. A baixa temporada tem mais ocorrências de chuva, mas a temperatura continua a mesma. Em novembro peguei apenas dois dias de chuva que não atrapalharam, pelo contrário, aliviaram o calor. Entre junho e julho é a época da colheita da cana de açúcar, motivo para celebrar com festival semelhante ao nosso carnaval, o Crop Over.

Novembro tem céu com nuvens no dicas aos viajantes Barbados
Barbados em novembro tem céu com nuvens
dicas do caribe por e-mail

^ Voltar início ^

Hospedagem

Barbados tem opções variadas em hospedagem. São alguns resorts pé na areia concentrados no lado oeste e poucos no lado leste. Os hotéis menores, ou não resorts, ficam em Bridgetown ou em Christchurch e são indicados para ter fácil acesso ao transporte público e a maioria das atrações. Os melhores e mais luxuosos resorts e hotéis boutique se concentram em St James, as paróquias de St Joseph e St. Philips tem resorts exclusivos e simples, porém é preciso depender de táxi ou aluguel de carro. Em todas as opções sempre existe uma praia paradisíaca por perto.

Conheci 7 hotéis e mostro no artigo Onde se hospedar em Barbados

Resorts pé na areia na costa oeste estão nas dicas aos viajantes Barbados
Resorts pé na areia na costa oeste

^ Voltar início ^

Documentos

Viajantes totalmente vacinados com AstraZeneca, Moderna, Pfizer ou Johnson & Johnson podem entrar em Barbados. Desde maio 2021 as exigências sobre Covid-19 são:

  • certificado de vacinação; 
  • quarentena de até 2 dias em acomodação indicada pelo governo;
  • teste negativo de PCR feito 3 dias antes e possibilidade de novo teste feito na chegada.

Além disso, o visto é concedido no desembarque quando solicitam a comprovação da vacina contra a febre amarela. Esta deve ser feita dez dias antes de embarcar.

Lembre de fazer o seguro viagem antes de partir, não é obrigatório, mas é sempre mais tranquilo. Explico os detalhes e como comprar com desconto no link.

Levei cartão de crédito e dólares americanos que foram aceitos em todos os lugares. Apenas o troco sempre será na moeda local.

Roupas leves pensando no lazer. O azul deixa as fotos mais harmonicas
Roupas leves pensando no lazer. O azul deixa as fotos mais harmonicas

^ Voltar início ^

Compras

O recomendado é adquirir artesanato, joias, tabaco, bebidas e roupas de marcas famosas. A maior vantagem de comprar em Barbados é turista não pagar imposto, basta apresentar o passaporte no momento da compra sem burocracias ou devoluções no aeroporto.

Entre Bridgetown e Holetown, no lado oeste, ficam as principais lojas, sendo Holetown para quem procura luxo. O maior centro de venda de artesanato do Caribe é o Pelican Craft Center, são lojas em casinhas coloridas à beira-mar.

O comércio fecha entre 16h30 e 17h durante a semana e o Sheraton Shopping é a opção aos sábados.

O primeiro Rum foi fabricado em Barbados tornando a bebida um bom souvenier
O primeiro Rum foi fabricado em Barbados tornando a bebida um bom souvenier

^ Voltar início ^

Alguns peixes oferecidos no Oistins Fish Fry
Alguns peixes oferecidos no Oistins Fish Fry

Comida

A alimentação pode ser o maior gasto desta viagem se optar pelos restaurantes sofisticados. São maravilhosos, mas a comida de rua não deixa a desejar e vale mesclar as experiências. Apenas cuide o horário das suas refeições, pois os estabelecimentos fecham entre 14h e 18h e depois da meia noite. Padarias e supermercados funcionam em horário comercial nos centros urbanos e barracas de rua fazem o seu horário em locais populares.

Restaurantes visitados e experiências relatei no post Comer e beber em Barbados.

^ Voltar início ^

O que fazer em Barbados

Para finalizar as dicas aos viajantes Barbados, relaxar em alguma das 60 praias paradisíacas é um bom começo, mas não deixe a preguiça tomar conta, pois atrações não faltam. Pratique esportes, passeie de barco, descubra a natureza e a história, explore uma caverna e curta a rua mais badalada da ilha. Na dúvida, siga o meu roteiro! 

Tours e ingressos

Clique aqui se as imagens não aparecem no seu celular. Será direcionado para site parceiro do Territórios.

Guia 8 noites em Barbados

ROTEIRO PRONTO EM BARBADOS
Para mais informações e ver todo o conteúdo do Barbados organizado para ler quando e onde quiser, compre o Guia 8 noites em Barbados. São 45 páginas com fotos, mapa personalizável, relatos e dicas exclusivas.

^ Voltar início ^

Essa viagem ao Caribe foi parcialmente patrocinada pelo Visite Barbados.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Por onde começar a planejar a viagem

  1. Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
  2. Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
    2.1 Avalie levar chip de celular e vá comprando a moeda aos poucos.
  3. Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.

A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.

^ Voltar início ^

Você está em INICIAL » BARBADOS » Dicas aos viajantes Barbados
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 15 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Deixe seu recado, escreva algo

Chile aberto para brasileiros Rotas para voar no RS agosto