Entre as melhores recordações de Barbados visualizo tartarugas grandonas, com manchas marrom e casco alaranjado, nadando naquela imensidão azul. Elas circulam ao redor da ilha o ano todo e colocam os ovos nas praias entre os meses de maio e outubro. Em novembro nossos encontros foram somente no mar. Nos nove dias na ilha, foram quatro momentos e diferentes interações. Primeiro nos passeios de barco pela costa oeste, depois elas passavam embaixo da minha prancha durante a aula de stand up paddle e, no último dia, percebi uma surfando nas ondas de Crane Beach enquanto eu caminhava pela praia.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre Barbados
AGILIZE SUA VIAGEM
Falta reservar hotel? Saiba onde nos hospedamos na ilha
Saiba quanto custa o seguro viagem, orçamento em minutos
Viaje com Internet desde o Brasil, escolha a melhor alternativa
Dê a volta na ilha de carro
Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona
Tartarugas no Caribe
Destes, os únicos com garantia do encontro com as tartarugas são os passeios de catamarã. Apesar de clichê e super turístico, é atração indispensável para ver as praias por outro ângulo, praticar snorkel e nadar com os bichinhos. Em dias seguidos, fiz dois passeios de empresas concorrentes com roteiros iguais.
Voltando às tartarugas, já na primeira parada um tripulante se joga ao mar com iscas e não demora para elas aparecerem. Entretanto, o início foi frustrante por causa dos turistas eufóricos batendo pés ao mesmo tempo e querendo chegar perto dos animais. Me afastei e senti algo cutucar meu ombro, achei que eram meus amigos, mas era uma tartaruga linda me encarando! Ela seguiu em busca dos peixes usados como isca e me deixou faceira batendo pés, só me toquei quando chutei sem querer outra tartaruga e morri de pena. Tive o maior cuidado a partir deste momento. Elas vão e vem rapidamente nadando entre os banhistas e comendo os peixes. Mas só o tripulante ganha atenção delas por causa das iscas.
O mergulho relatado foi parecido em ambos passeios onde o roteiro são três paradas pela costa oeste para nadar com as tartarugas, explorar um navio naufragado e livre perto de uma praia. Sempre entre peixes coloridos e corais no local do navio. Entre uma parada e outra navegamos tranquilamente naquele mar azul turquesa observando as praias, resorts e mansões. Com olhar atento ao mar é possível ver as tartarugas acompanhando o barco e até o ligeiro peixe voador, mas este ficou na imaginação, pois quando me avisaram já havia sumido.
ROTEIRO PRONTO EM BARBADOS
Para mais informações e ver todo o conteúdo do Barbados organizado para ler quando e onde quiser, compre o Guia 8 noites em Barbados. São 45 páginas com fotos, mapa personalizável, relatos e dicas exclusivas.
Passeio com Jammin’
Os dois passeios valeram a pena e recomendo, servem a mesma comida, tocam a mesma música e usam o mesmo tipo de barco, mas a empresa Jammin’ me ganhou pelo atendimento informal e animado. Os tripulantes tem personalidade e simpatia de sobra. Conversam com todos e, depois da segunda parada, colocam quem estava quieto para dançar. Tanto que ninguém queria ir embora quando atracamos no porto. As músicas foram ótimas, claro que tem as modinhas pirando algumas gringas, mas também teve clássicos do reggae e rock.
Outros diferenciais do Jammin’ foram o escorregador e colchões infláveis que renderam até ensaio fotográfico ao estilo “mulheres ricas” e muitas gargalhadas.
Passeio com Tiami
Quem prefere um atendimento mais formal e não se agrada do povo dançando animado, deve optar pelo Tiami. Contudo, talvez tenha sido o momento de eu estar viajando entre amigos e buscando o agito. Já houveram ocasiões em que eu optaria pelo Tiami para ter tranquilidade. O bom deste segundo dia de passeio foi beber menos e perceber melhor a paisagem.
Tome Nota
Quem leva:
Jammin’ Catamaran Cruises
Nas duas empresas, o passeio parte do porto e dura cerca de oito horas com serviço open bar (regado a rum e rum punch), almoço e equipamento para snorkel. No Tiami, o transfers está incluso e o uso do colete salva vidas é obrigatório dentro d’água. Não gostei desta parte porque prefiro deixar meu corpo leve para mergulhar.
Como alternativa para curtir as tartarugas sem os turistas eufóricos, existem lanchas particulares, barcos menores e com fundo de vidro, mas o custo é mais elevado.
Leia os textos sobre as praias de Barbados, o que fazer além das praias e roteiros de carro.
Essa viagem ao Caribe foi parcialmente patrocinada pelo Visite Barbados e alguns serviços no destino.
Fotos por Roberta Martins e Maurício Oliveira.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
Por região:
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Dicas para alugar um carro no exterior
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
Úteis:
2 Comments
Nossa que legal! Gostei muito das dicas de Barbados que você escreveu, estão me ajudando muito! Vou viajar agora no final do mês, espero que tenha muitas tartarugas para ver. Pretendo passar quase um mês com a minha família, você acha que vai ter coisas para fazer durante tanto tempo? Obrigada!
Que máximo ficar um mês em Barbados! Certo que vai aproveitar todas as atividades e aquele tempo ocioso nas praias, inclusive voltar nas que mais gostou. Fiquei 8 noites e achei pouco tempo. Aqui tem o roteiro que fiz e sugestões do que faltou fazer https://territorios.com.br/8-noites-em-barbados/
Procure conversar com os locais e vai descobrir ainda mais atrações, eles são muito simpáticos e atenciosos.
Também escrevi o guia compilando todo o conteúdo publicado no Territórios com mapa e algumas dicas extras, pode ler no voo e consultar durante a viagem quando estiver offline. Está disponível na App Store e Hotmart https://territorios.com.br/guias-e-revistas/