Conheci a Cuba de 2007 quando, aos olhos do mundo, ainda era um país parado nos anos 50 sem intervenção do capitalismo e excelente na saúde e educação. O que não era bem verdade de acordo com o que vi, ouvi e senti. Carros dos anos 2000, lojas de marcas internacionais, população com medo de falar a verdade, proibições sem sentido, um mundo a parte dentro dos melhores hotéis e assim por diante. Mas, como diziam os cubanos, é complicado explicar… Então deixo as fotos de Cuba.

dicas do caribe por e-mail

As imagens do que vi por Havana em formato galeria, a maioria inédita nos posts e redes sociais. Não são as minhas melhores fotos, a luz não estava boa e não representam tudo o que eu gostaria de mostrar, mas dá para ter uma ideia de como era antes da suposta abertura de mercado.

Na época já diziam que era preciso conhecer Cuba antes que tudo aquilo fosse modificado, acho que esta frase está ainda mais em moda agora. Se não por encontrar algo “original”, pelos preços que tendem a inflacionar cada vez mais. Já era bem caro ser turista em Cuba.

Enfim, Cuba foi uma das viagens mais fortes e tristes que já fiz e recomendo visitar com olhos atentos e percepção aguçada para não se deixar iludir pelas primeiras impressões.

Para mais detalhes leia os meus artigos de Havana e Cayo Largo publicados logo após a viagem. Para uma visão mais crítica, Agustin viajou pelo interior do país antes de 2007 e conta outra realidade contrastante nestes post.

Atenção! Cuba exige teste negativo para Covid-19, preencher um formulário e pagar a taxa de US$ 30 para qualquer viajante.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre o Cuba

AGILIZE SUA VIAGEM
Lembre o seguro viagem! Pegue o cupom de desconto

Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil

Pretende alugar um carro? Pegue as dicas aqui

Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona

Melhores fotos de Cuba:

Fotos de Cuba em Cayo Largo del Sur
Cayo Largo del Sur
Fotos de Cuba
Iguana
Iguana
Musicalidade ilustra bem as fotos de Cuba
Contrastes sociais nas fotos de Cuba
Malécon de La Habana é destaque nas fotos de Cuba
Malecón de La Habana
Intervenção urbana registrada nas Fotos de Cuba
cenário cinematográfico nas fotos de Cuba
Temporal e frio
Fotos de Cuba com crianças
Fotos de Cuba com Che Guevara
Carro velho é clichê nas fotos de Cuba
Ruas de La Habana
Nostalgia nas fotos de Cuba
Muitas pessoas nas Janelas
Centro histórico
Fotos de Cuba clássicos

Foto da Semana #51 Intervenção urbana em Cuba

Read in English

O Malecón de La Habana é onde a cidade encontra o mar. Ali pessoas pescam, pedalam, caminham, brincam, cantam ou ficam sentadas apreciando a paisagem e o movimento. Não importa se é dia ou noite, está sempre cheio de gente. Com olhos atentos e registrando tudo, me deparei com essa intervenção urbana da bandeira de Cuba em forma de quebra cabeça se desmontando… ou seria sendo montado? A interpretação depende de cada um. Que significado tem para você?

Intervenção urbana em Cuba
Intervenção urbana em Cuba

Foto da Semana #7 Ruas de La Habana

Read in English

Se perder sozinho pelas ruas de uma cidade é a melhor forma de conhecer um lugar. Principalmente se for em La Habana, onde não querem que turistas percebam como ela é realmente. Caminhe sem medo e seja um observador atento das ruas de Habana.

Ruas de La Habana
Rua no bairro Vedado – La Habana

Agora pergunto, você foi a Cuba nos últimos meses? Mudou muito? Diga o que achou deixando um comentário.

Todos os artigos sobre Cuba:

Dicas aos viajantes 

Os vales de Pinar del Rio

Uma fazenda Cubana em Pinar del Rio

Turismo em Habana

Sozinha em Habana

A praia mais linda de Cuba

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » CUBA » Melhores fotos de Cuba para inspirar
Author Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 15 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

3 Comentários

  1. Agustin Tomas Caceres Responder

    linda a foto. vou ver se produzo mais. tenho que fazer meus posts sobre Havana tambem! Assunto para escrever é que nao falta. Greetings from Miami

  2. Cuba é sensacional e tem uma essência única. Durante o meu intercâmbio em Cuba, eu conheci várias cidades. Eu tomei um curso de espanhol em Havana e dali fui conhecer também outras reuniões da ilha. O meu curso de espanho el Cuba foi muito fácil porque já estava incluídos a hospedagem, alimentação e atividades de lazer. Eu estudei na escola Sprachcaffe, uma escola bem conhecida na cidade.

  3. Estive lá em abril e foi uma revolução de sentimentos, de amor e ódio. O povo, mestiço e latino, lembra muito quem somos e isso gera uma identificação imediata e um sentimento de proteção, acho. Então, a falta de liberdade, frases incompletas, olhos baixos me deixavam engasgada. Há uma certa abertura através de “pequenas liberdades”, nada significativo. Permanece o aculturamento imposto pela Revolução, mas há esperança na abertura e na criação de vagas de trabalho. Há uma miséria disfarçada, há muito para turista ver. Afirmo: há muitas Cubas para que você veja, como sentirá dependerá apenas do olhar que lançar, do que estiver disposto a descobrir. De qualquer forma, Cuba mexerá fortemente com você! BjO

Deixe seu recado, escreva algo

Chile aberto para brasileiros Rotas para voar no RS agosto