Foto da Semana #149 Kukenán


A montanha vizinha ao Monte Roraima é chamada Matawi (mata gente) porque era onde aconteciam os sacrifícios. Os indígenas se ofereciam quando algo não estava bem e se jogavam do ponto mais alto para acalmar Makunaima (o Deus deles) ou pagar promessas. Para nós a montanha é conhecida como Kukenán, mas nenhum local se atreve a acompanhar as expedições para lá e os guias dizem que é bem agressivo chegar ao topo. 

Read in English

Kukenán

[tab][tab_item title=”” open=”true”]Siga @blogterritorios no InstagramSiga @blogterritorios no Instagram[/tab_item][/tab]
Kukenán, Parque Nacional Canaima - Venezuela
Kukenán, Parque Nacional Canaima – Venezuela

Na minha ida houve um fato bem curioso quando passei em frente a montanha.

No caminho para o Monte Roraima (ao fundo), Parque Nacional Canaíma – Venezuela
No caminho para o Monte Roraima (ao fundo), Parque Nacional Canaíma – Venezuela

No meio do caminho para o Monte Roraima, bem em frente ao ponto de sacrifício do Kukenán, havia uma caveira feita de pedras com um rosto esculpido no crânio e folhas indicando enforcamento. Percebi que a cena surpreendeu os índios que vinham atrás de mim; eles deram risadas, mas quando me aproximei e perguntei, fecharam a cara e apenas disseram que era algo novo, feito por algum carregador. Nunca fiquei sabendo o significado, mas foi algo instigante de se ver antes de começar a subida. Mais alguém viu ou tem a explicação?

Read in English

Participe do Foto da Semana! Envie sua imagem pelas redes sociais ou para contato.

Saiba tudo sobre a minha Expedição Monte Roraima no índice de posts

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

INICIAL » VENEZUELA » MONTE RORAIMA » Foto da Semana #149 Kukenán
Roberta Martins

Comunicadora, criadora de conteúdo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 14 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora.

3 Comentários

  1. Virgilio Abreu Pestana Responder

    Una parte del Matawi tepuy se encuentra en el Parque Nacional Canaima de Venezuela y otra parte pertenece al Monumento Natural Cadena de Tepuyes Orientales de Venezuela, donde también se encuentra el tepuy Roraima y el Uei tepuy, estos dos últimos vecinos con el Parque Nacional do Monte Roraima de Brasil.

Deixe seu recado, escreva algo

Pin It