Sempre quis conhecer os lugares turísticos do Peru, então surgiu um cliente potencial e comecei a prospectar negócios no país, descobrindo uma economia em crescimento na América Latina. Lima é uma cidade com 10 milhões de habitantes e ainda carente de alguns produtos e serviços comuns em tantos outros lugares. Com base nestes indicadores e novos contatos, fui para lá abrir mercado para os produtos brasileiros na metrópole histórica das Américas.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre o país

AGILIZE SUA VIAGEM
Saiba onde nos hospedamos

Agende passeios e transfer agora na Get Your Guide, Civitatis ou saiba como funciona

Clique para receber dicas da América do Sul por e-mail
Sinalização da Cowparade"
Sinalização da Cowparade”

Viagem rápida mais uma vez. Como sou fã de metrópole histórica, foi fantástico ver a versão peruana das grandes cidades mundiais. Mesma confusão de todas: carros por todos os lados, gente se mexendo de um lado para o outro, cada um com seus problemas e com seus sonhos, mas sempre em movimento.

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.

Acesso rápido: Impressões | Gastronomia | Bairros | Por onde começar

Lima conta também com uma história rica e interessante. Além do Peru ter sido o centro do Império Inca, Lima também foi o centro do Império Espanhol durante a colonização. Esta capital foi a mais importante por centenas de anos, o que trouxe à cidade ares de uma grande metrópole espanhola em alguns setores com seus edifícios, museus, igrejas e monumentos em estilo bem europeu e até quase medievais. Outros bairros mais modernos como San Isidro, lembram a região da Faria Lima em São Paulo.

Igreja de Miraflores
Igreja de Miraflores

Já o clima de Lima só existe em Lima. É uma situação peculiar. Apesar de estar em uma região tropical, não muito distante da linha do equador, o céu está quase sempre com uma névoa branca e a temperatura é agradável. Isso se deve a um encontro de massa de ar úmido do Amazonas com ar frio vindo do oceano Pacífico. Não parece em momento algum que seja uma região tropical a beira-mar.

A gastronomia

Delicias da culinária local
Delicias da culinária local

Lima recebeu influências de diversas culturas. Além dos incas e dos espanhóis, também vieram imigrantes japoneses, italianos e de outros lugares, o que deu à culinária local o título de uma das mais diversificadas e saborosas do mundo. A cidade tem uma filial da conceituada escola francesa de culinária Le Cordon Bleu, por exemplo. Farto em produção de peixes, além de centenas de espécies de milho, o Peru tem uma culinária que envolve pratos exóticos com aparência asiática, indígena e europeia. Tudo ao mesmo tempo e com sabores inigualáveis. Não deixem de experimentar as milhares de versões de ceviche. Um bar muito legal é o tradicional Café Haiti em frente ao Parque Kennedy em Miraflores.

MAIS DE 1000 HOTÉIS EM LIMA

No Café Haiti
No Café Haiti

Os bairros 

A costa é linda, com seus penhascos e praias, mas parece gelado para nadar. Na extremidade sul, encontra-se o famoso Club de Regatas, local de encontro da sociedade de Lima.

Assim como São Paulo, há grandes diferenças de um bairro para outro e cada um parece ter vida e arquitetura próprias, sendo o Centro Histórico um dos mais interessantes, com igrejas, praças e edifícios imponentes.

Favelas na metrópole histórica das Américas

A costa e o tempo nublado
A costa e o tempo nublado
A costa limenha
A costa limenha
San Isidro
San Isidro

Como é comum nas grandes cidades latino americanas, Lima também chama a atenção por sua quantidade grande de favelas. Todas as encostas das montanhas, diversos espaços disponíveis por todos os cantos da cidade, inclusive ex-praças, e vários quilômetros entre o centro e o aeroporto estão todos preenchidos por ocupações irregulares. Visto de longe é bonito, mas assusta presenciar como parece que o futuro dos latinos americanos está ali. Afinal, nas favelas, que não param de crescer, está a grande massa de jovens e crianças deste continente.

Conclusão

Com as irmãs Iglesias
Com as irmãs Iglesias

De qualquer forma, o Peru é lindo. Vale muito a pena visitar e eu quero voltar com mais tempo. É um dos países mais visitados por turistas estrangeiros na América do Sul e o povo é muito educado, hospitaleiro e gentil. Fui recebido com muito carinho por personalidades interessantes da cidade, como as irmãs Iglesias e outros empresários.

Favelas pelas encostas
Favelas pelas encostas

Até deu tempo para assistir um filme peruano que estava em cartaz nos cinemas. “Zárate” retrata a realidade de uma família de classe média de Lima que reside em um dos edifícios afetados por um dos principais atentados terrorista no bonito bairro de Miraflores, relatando os difíceis anos 90, quando a cidade convivia com o terrorismo guerrilheiro.

Agora tudo isso já passou e o país está em paz faz anos. A estabilidade se reflete pela retomada do crescimento e o surgimento de diversos novos empreendimentos na cidade.

Que saudades de Lima!

Trânsito barulhento e caótico na metrópole histórica das Américas
Trânsito barulhento e caótico

Conheça mais destinos no Peru:

Caral, a cidade mais antiga das Américas

Laguna 69

Salkantay, uma das trilhas Inca

Colca, o cânion mais profundo do planeta

Arequipa, a cidade branca

As ilhas flutuantes de Uros

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Por onde começar a planejar a viagem

  1. Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
  2. Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
    2.1 Avalie levar dados de internet no celular e vá comprando a moeda aos poucos.
  3. Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
  4. Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
Inscrição para participar da viagem

A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.

^ Voltar início ^

Você está em INICIAL » PERU » LIMA » A metrópole histórica das Américas
Autor Augustin Tomas o'Brien Caceres

Criado em uma família onde se falava espanhol, português, portunhol, italiolo e algo de inglês. Sempre se interessou por outros idiomas e hoje mora nos Estados Unidos e trabalha com comércio internacional na LE Group Industries. Siga no Linkedin

2 Comments

Write A Comment