As ilhas flutuantes de Uros


Ilhas flutuantes de Uros são ilhas no lago Titicaca, o lago navegável com maior altitude do mundo (3827 m), feitas de uma planta que cresce na região. Ali vivem comunidades muito antigas, eles fazem de tudo com essa planta, comem, vivem em cima, navegam, criam artesanatos e casas.

Read in English

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre o país

AGILIZE SUA VIAGEM
Precisa de seguro viagem? Saiba como comprar online

Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil

Agende passeios e transfer agora na Get Your Guide ou saiba como funciona

Clique para receber dicas da América do Sul por e-mail
Ilha de Uros
Ilha de Uros

Ilhas flutuantes de Uros

Mulher local
Mulher local

Uma curiosidade engraçada contada pelo guia é quando as famílias se desentendem. Eles simplesmente cortam a ilha ao meio e cada grupo vai para o seu lado. Fizemos um passeio de barco pelo lago e paramos em duas ilhas de Uros. Andamos de totora, o barco feito com essa planta. A paisagem estava fantástica, um duo de pôr do sol com lua cheia.

Mas o dia foi cansativo, saímos cedo de Cusco e pegamos o ônibus para Puno, a paisagem é linda e muda bastante durante o percurso. Vimos muita pobreza e muitas mulheres trabalhando, elas são fortes, trabalham com agricultura e criação de animais, além de cuidar dos filhos, estavam sempre carregando um saco nas costas e volta e meia saia uma criança de dentro. Em todos os rios lá estavam elas lavando roupas, cheias de crianças na volta.

No início da tarde chegamos a rodoviária, ali mesmo compramos o passeio de barco pelo Titicaca e a passagem de ônibus para viajarmos toda a madrugada até nosso próximo destino: Arequipa. Puno fica em um pequeno desvio do caminho de Arequipa e vale a pena conhecer por ser um desses atrativos únicos no mundo.

Canoa feita de totora
Canoa feita de totora

De noite caminhamos pela Plaza de Armas e jantamos no restaurante Huanchaco. Não encontrei o restaurante na Internet, mas recomendo procurar um local para provar uma truta do lago Titicaca, é maravilhosa. 


Cidade Sagrada de Caral

+ Sabia que a civilização mais antiga das Américas fica no Peru?

Mais passeios no Peru:

Colca, o cânion mais profundo do planeta

Ruínas do Vale Sagrado

Salkantay, uma das trilhas Inca

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » PERU » PUNO » As ilhas flutuantes de Uros
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 15 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Deixe seu recado, escreva algo