Com a decisão da Conmebol de mudar a final da Copa Libertadores 2019 para Lima a procura pelo destino disparou e eu aproveito que acabei e voltar de lá para deixar dicas fresquinhas.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o país
AGILIZE SUA VIAGEM
Saiba onde nos hospedamos
Agende passeios e transfer agora na Get Your Guide, Civitatis ou saiba como funciona
O que fazer em Lima
Acesso rápido: O que fazer | Onde ficar | Dicas para visitar | Mapa |
Além de ser a principal porta de entrada no Peru, é comum fazer escala no aeroporto para chegar a outros destinos latinos. Dessa forma, passei por lá algumas vezes ficando apenas uma noite ou algumas horas. O bom é sempre ter algo diferente para fazer a cada visita e indico as melhores opções a seguir.
Comer super bem
O Peru foi reconhecido como o Melhor Destino Gastronômico do Mundo sete vezes consecutivas pelo World Travel Awards (premiação considerada o “Oscar” do Turismo). Portanto, a primeira dica é comer um de seus pratos típicos como recomendo no artigo Comidas Peruanas.
Se hospedar com vista
Saiba onde estão as melhores ondas, veja o movimento do Malecón, ou do Larcomar, e assista ao espetáculo do pôr do sol no conforto do ar-condicionado do seu quarto em Miraflores. Apenas não se assuste ao ver um parapente passar bem pertinho da janela no fim de tarde. Assim foi a experiência de se hospedar no novo AC Hotel by Marriott Lima Miraflores. No terraço tem a oportunidade de ver a vista mais do alto no bar ou fazendo exercícios na academia.
Passear pelos bairros turísticos
Barranco é o bairro de artistas e boêmios com vista para o mar, parques e bons restaurantes. San Isidro é o centro financeiro da capital com diversas opções verdes, culturais e gastronômicas. Miraflores fica no meio deles sendo o melhor lugar para se hospedar e aproveitar de tudo um pouco. Ainda não consegui visitar o Centro Histórico, mas Agustin conta suas impressões no texto A metrópole histórica das Américas.
Uma alternativa para quem tem pouco tempo é fazer um City Tour Panorâmico passando pelos principais pontos turísticos de Miraflores, Barranco e San Isidro. Fiz com a guia Suzane falando em português (bastante conhecimento, mas eu preferiria que fosse em espanhol).
Visitar sítios arqueológicos
Lima tem mais de 100 sítios arqueológicos e um dos mais preservados fica em Miraflores. Huaca Pucllana (100-650 d.C.) são ruínas de centros cerimoniais de uma civilização pré-inca. Estão parcialmente visíveis caminhando nas ruas ao redor e na entrada há pequeno museu.
Ao norte fica Caral, a civilização mais antiga já encontrada na América data de cinco mil anos assim como as da Mesopotâmia, Egito e Índia. Visitei no caminho para Huaraz e aviso ser possível o bate e volta, a Cidade Sagrada de Caral esta localizada 206 km de Lima com duas excursões no site Get Your Guide. Tanto Caral quanto o Centro Histórico de Lima foram declarados Patrimônio Mundial pela Unesco.
Comprar em Lima
Recomendo fazer compras nas cidades menores, mas quem só vai à Lima ou não teve tempo antes, o bairro Miraflores abriga dois pontos interessantes: o mercado de artesanato e o Shopping Larcomar. O primeiro localizado no final da Avenida Petit Thouars e o segundo no Malecón de Miraflores que vale a visita pela vista e o agito. A capita reúne os produtos encontrados em todas as regiões como roupas com lã de vicunha e alpaca, jóias em prata e cerâmicas.
Ver o pôr do sol no Pacífico
Lima é a única capital latina onde é possível ver o sol se pôr no mar e a melhor estrutura para curtir o visual esta no topo das falésias em Miraflores, seja no Malecón, no Larcomar, no Parque del Amor ou voando de parapente.
O Parque del Amor é uma praça cercada por muros desenhados com frases de apaixonados. No meio fica a escultura de dois amantes se beijando.
Na primeira viagem fiz tudo por conta própria arriscando um pouco, na segunda teve o cuidado do receptivo Viajes Pacífico que me buscou e levou no aeroporto, além do city tour. Não sei qual o seu estilo de viajar, se for o primeiro, veja os passeios do Civitatis, se prefere a segurança de ter alguém cuidando de tudo para você, posso indicar agências brasileiras de minha confiança se deixar suas informações clicando neste link.
Saiba como funciona e compre online.
Hospedagem em Lima
Miraflores continua sendo o melhor bairro para se hospedar. Além do hotel com vista mencionado acima (AC Hotel by Marriott Lima Miraflores), na primeira viagem me hospedei em hostel e pousada mais econômicos e que ainda são bem recomendados pelo Booking.com.
Loki Hostal é cheio de mochileiros jovens de vários lugares. Tem cozinha comunitária e um lounge bar onde a galera se conhece para combinar festas e viagens.
Kontiki Hostal é uma pousada bem localizada e confortável para quem prefere dormir em suítes privativas.
Tome Nota
Nem adianta reservar um tempo de aclimatação em Lima, a capital tem altura máxima de 861 metros e os efeitos negativos da altitude começam a partir de 3 mil metros.
Quando ir: vale visitar o ano todo porque quase nunca chove, embora a névoa seja constante.
Como chegar: o aeroporto internacional fica na Província de Callao, a 40 minutos da cidade de Lima, e recebe voos direto de São Paulo, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Porto Alegre. Confirme as opções atuais em um buscador de voos.
Em duas oportunidades voltei para Lima em ônibus pela estrada Panamericana, aquela que conecta as Américas de norte a sul. A primeira vim de Arequipa e a segunda de Huaraz. Se prefere dirigir, pegue as dicas para alugar um carro no exterior.
Quanto tempo ficar: visitar os principais museus, o Centro Histórico e os bairros Miraflores, San Isidro e Barranco leva 2 dias, mas tem atrativos para ficar uma semana.
Saiba mais no site oficial do governo do Peru feito para nós brasileiros.
Mapa de Lima
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA A SUA VIAGEM
Por região:
Serviços de reserva:
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
- Tax Free
- Formas de ficar conectado quando viaja
- Vacina Amarela para viajantes
- Cartão de crédito bloqueado durante a viagem? Saiba o que fazer
- Checklist viagem internacional
- Mal de altura: como evitar ou amenizar
- Faça a Permissão Internacional para dirigir
- O que levar a mala ou mochila
- Viaje com crianças
- Como ser um turista do bem em 9 dicas