Tesão no deserto mais antigo do mundo, na Namíbia

Tesão por viajar em fotos e novidades


Todo fim de ano é igual e diferente ao mesmo tempo. Tenho sempre um monte de coisas para contar e quase todas são novidades para ajudar o leitor a viajar mais. Neste mundo cada vez mais acelerado, por aqui tentamos acompanhar as tendências e trazer as nossas descobertas pessoais. Como vem acontecendo nos últimos sete anos, a mascote Tesão mostra a retrospectiva das viagens, através de suas fotos pelo mundo, e eu conto as novidades de 2019.

Quer saber a história da mascote Tesão? Clique aqui

Selfie com o Tesão nas dunas da Namíbia
Selfie com o T de madeira nas dunas da Namíbia

A T de madeira ganhou vida no final de 2012 para acompanhar nossas viagens e ser a mascote do Territórios. Nossos seguidores adoraram e começaram a chamar de Tesão, nós curtimos o novo nome e assim ficou. Acompanhe os registros de 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e o MAKING OFF, mostrando o contorcionismo necessário para transformar a letra T de 10 centímetros neste Tesão.

 

Para resumir o nosso 2019, Territórios completou 13 anos em maio; foi explorar a Namíbia em uma road trip arriscada; chegou pertinho do Círculo Pólar Ártico circulando pela Escandinávia; percorreu novas trilhas no Peru; revisitou Lima, Joanesburgo, além das cidades brasileiras e uruguaias; fez novos parceiros; e publicou 99 artigos. Ao longo do ano, foram 19 novas cidades e 3 países acrescentados ao menu: Namíbia, Noruega e Suécia.

Por onde andou a Tesão por Viajar:

Tesão nas ruínas de Caral, no Peru
Nas ruínas da cidade mais antiga das Américas – Caral, no Peru

Tesão na África

Territórios chegou aos seus 13 anos em uma aventura emocionante pela Namíbia. Alugamos um carro com barraca em cima para explorar o deserto mais antigo do mundo – Namib–Naukluft – e fazer safari por conta própria em Etosha.

Tesão observa as zebras no Parque Nacional Etosha
Safari na Namíbia
Estrada na Namíbia
Roadtrip pela Namíbia
Dunas da Namíbia
As dunas de 5 milhões de anos
Nas dunas de 20 milhões de anos da Namíbia
Nas dunas de 20 milhões de anos

Como havia uma escala longa na volta, passamos uma noite em Joanesburgo, na África do Sul. Revisitamos Maboneng, mas não tiramos nenhuma foto nova da letra T. 

Tesão na Europa

Um convite da Adventure Travel Trade Association (ATTA) e o Governo da Suécia nos deu a alegria de participar do Adventure Travel World Summit em Gotemburgo. Momento de aprender, fortalecer ideias sustentáveis e trocar experiências com empresas de turismo, governos e viajantes do mundo todo e, além disso, explorar as fronteiras oeste do país guiada pelo povo Sami, os indígenas do norte da Europa. Entre os destaques estão as montanhas Dalarna, as florestas ancestrais, as renas e Tjörn.

Tesão no Parque Nacional Fulufjallet
Tesão no Parque Nacional Fulufjallet em frente ao pinheiro mais antigo do mundo
Tesão no Parque das Esculturas de Tjörn
Durante o tour de arte mais suado do mundo em Tjörn
Tesão ao lado de um cogumelo
Tesão descanso no piso macio das florestas ancestrais da Suécia
Peter, do povo Sami
Peter, o Sami que vive mais ao sul na Suécia

Como minha porta de entrada na Escandinávia foi Oslo, cheguei dias antes para passear pela capital da Noruega no final do verão (com temperaturas de inverno!)

Tesão no Parque Vigeland, em Oslo
Tesão no Parque Vigeland
Tesão no terraço da Ópera House de Oslo
No terraço da Ópera House de Oslo
Tesão no aeroporto de Zurique
Já viajei pela Suíça quando a mascote ainda não existia, então registrei a passagem durante a escala em Zurique

Tesão na América do Sul: Brasil, Peru e Uruguai

No Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo

Entre os tantos percursos pelo Rio Grande do Sul e São Paulo, a novidade foi a viagem de trem de Campinas a Jaguariúna. Já em Santa Catarina as idas foram para outro trabalho de turismo, mas sempre sobra tempo para contar as novidades aos leitores. Por exemplo, aproveitei para fazer trilhas na capital e revisitar a Grande Florianópolis

T dentro do trem para Jaguariúna
Dentro do trem para Jaguariúna
No topo do Morro da Coroa em Florianópolis
No topo do Morro da Coroa

No Peru

Um convite do órgão oficial de turismo – PromoPerú, levou um grupo de agentes e jornalistas para conhecer os principais atrativos de aventura em Huaraz (como Laguna 69) e a história ancestral dos primeiros povos das Américas em Caral, ao norte de Lima. Claro, não poderia faltar gastronomia e hospitalidade no roteiro.

Tesão na Laguna 69
Na Laguna 69
Na comunidade ao redor do Parque Nacional Huascarán
Durante o almoço Pachamanca
Huascarán, a montanha mais alta do Peru
Huascarán, a montanha mais alta do Peru
Vista para a Cordilheira Branca em Ancash
Vista para a Cordilheira Branca em Ancash
Laguna Llanganuco
Laguna Llanganuco

No Uruguai

A última viagem do ano está sendo no Uruguai porque não existe um ano sem dar uma passada por aqui (estamos em Colônia de Sacramento neste momento). Além de passear, vim coletar dados para atualizar o projeto Uruguai de Carro. Um guia completo conduz o leitor pelas principais rodovias do país através de percepções e experiências pessoais. A ideia já ajudou um monte de gente porque as vendas continuam boas desde 2016. Adquira o seu aqui.

Tesão no Uruguai
Em Piriápolis
Parque Nacional Santa Teresa
Na Capatacia do Parque Nacional Santa Teresa
Em Barra de Valizas
Em Barra de Valizas

Tesão por Viajar no mapa mundi

Clique nos pontos para saber por onde andamos e ver as melhores fotos clicadas em cada lugar nos últimos sete anos.

Tesão por Viajar no Instagram e grupo no Facebook

Tesão por viajar tem perfil no Instagram. Exibe, em fotos e stories, por onde passa o ano todo e reposta imagens de quem usa a hashtag #TpeloMundo. Participe fazendo a forma T com o seu corpo, ou seja criativo mostrando a letra de alguma forma. Siga @tesaoporviajar

O grupo Tesão por Viajar no Facebook é para todo mundo mostrar o seu tesão pela vida e compartilhar dicas, inspiração e experiências de viagens. E claro, fazer perguntas, além de ajudar uns aos outros como fazem viajantes do bem! Ainda é novo e parece meio parado, conto com a sua ajuda para movimentar o espaço. Entre e fique à vontade!

As novidades em 2019

Virei guia de turismo

No final de 2018 me formei como guia de turismo (regional, nacional e América do Sul) atendendo aos pedidos dos leitores para viajar comigo. A ideia é fazer parcerias com agências de turismo e compartilhar conhecimentos, de forma presencial, enquanto passeamos juntos por alguns destinos previamente explorados. Deixe o seu cadastro e interesses para ser avisado das próximas saídas. Até o momento, recebi alguns estrangeiros do hemisfério norte no Rio Grande do Sul.

Chile de Carro, o guia

Chegou mais um guia para complementar nossa coleção de viagens de carro. Desta vez uni forças com o jornalista Luciano Nagel para criar uma publicação útil para quem vai viajar desde o Brasil até o Santiago, passando por algumas rotas na Argentina até a Patagônia. Vale também para quem vai de avião e aluga um carro ao chegar. Saiba mais!

Coleção de guias para viajar de carro do Territórios
Nossa coleção de guias para viajar de carro na América do Sul

Novos Parceiros

Sempre indicamos o que experimentamos, confiamos e gostamos com links e contatos inseridos nos textos. Alguns, como Booking, são parceiros de longa data. Tap Air Portugal, Italia Rail, Maxmilhas, Skyscanner, Qatar e Amazon nos procuraram, através da plataforma Admitad, este ano e estamos aumentando a gama de serviços recomendados. As experiências oferecidas por essas empresas já foram testadas e relatadas por aqui, mas nem sempre o fornecedor será o mesmo contratado por nós. Por isso, o seu comentário como consumidor é muito importante. Se adquirir algum produto através dos nossos links, por favor, conte como foi e se devemos continuar indicando. Os parceiros estão no menu Agilize a sua viagem.

As fotos e dicas dos viajantes

Viajantes continuaram enviando fotos e dicas para agregar ao conteúdo do Territórios:

Por Luciano Nagel

Por Criz Azevedo

FELIZ 2020!!! 

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 13 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta