Não saímos do estado ou viajamos tanto quanto gostaríamos, mas revisitamos lugares que adoramos e produzimos as tradicionais imagens da mascote Tesão, no Rio Grande do Sul, para registrar nossa retrospectiva de viagens 2021.

Quer saber a história da mascote Tesão?

Tesão no Rio Grande do Sul com Roberta
Na Rua Torta de Gramado

A T de madeira ganhou vida no final de 2012 para acompanhar nossas viagens e ser a mascote do Territórios. Nossos seguidores adoraram e começaram a chamar de Tesão, nós curtimos o novo nome e assim ficou. Acompanhe os registros de 201320142015201620172018, 2019, 2020 e o MAKING OFF, mostrando o contorcionismo necessário para transformar a letra T de 10 centímetros neste Tesão.

Também em algumas editorias do Foto da Semana: Nascer do sol em Lion’s Head, Brinde aos 11 anos do Territórios e 10 anos conquistando Territórios.

Tesão no Rio Grande do Sul 2021: Costa Doce

Passamos a maior parte do ano na Costa Doce, local das maiores lagoa, laguna e praia do Brasil. Respectivamente Lagoa Mirim, Laguna dos Patos e Praia do Cassino (a maior praia do mundo). A foto nova foi na Praia da Capilha, um trecho da Lagoa Mirim bem próximo à Reserva Ecológica do Taim onde passei muitos finais de semana da minha infância porque a família tinha casa por ali. Era desconhecida dos gaúchos até pouco tempo, agora tem lotado aos finais de semana de verão, mas o registro foi no “veranico” de maio, o resquício de calor antes do inverno.

Tesão no Rio Grande do Sul: praia da Capilha
Praia da Capilha, em Rio Grande

A nova Orla do Guaíba, em Porto Alegre, está maravilhosa. O projeto era um sonho aguardado desde o fim da década de 90 quando eu morava na capital. Adorei a quantidade de tribos diferentes e o astral de sempre ao ver o sol no Guaíba, agora com mais conforto e muitas opções de lazer.

Pôr do sol no Guaíba
Orla do Guaíba, em Porto Alegre

Tesão no Rio Grande do Sul 2021: Serra Gaúcha e Vale Germânico

Então a vacina trouxe a esperança de retomar as viagens. Assim que tomei a segunda dose veio o primeiro convite do ano para uma viagem a Gramado, em seguida a volta as feiras de turismo – Festuris – e a felicidade em rever amigos e parceiros na Serra Gaúcha. Aproveitei para ficar alguns dias a mais para explorar as novidades além de visitar os atrativos famosos que há anos eu deixava de lado. Nos divertimos bastante.

Tesão no Parque do Caracol
Parque do Caracol, em Canela

Por fim, passamos 1 mês explorando um novo roteiro turístico chamado Vale Germânico por ser o início da imigração alemã no Brasil. Percorremos cidades que eu visitava bastante nos tempos da faculdade: Novo Hamburgo, Sapiranga, São Leopoldo (onde estudei na Unisinos) e Morro Reuter. Teve Festival de Cervejas, atividades na zona rural, gastronomia e arte. Relatos em breve ou deixe perguntas nos comentários.

Tesão por Viajar no mapa mundi

Clique nos pontos para saber por onde andamos e ver as melhores fotos clicadas em cada lugar nos últimos dez anos.

As novidades de 2021

Novos Parceiros

Indicamos o que experimentamos, confiamos e gostamos com links e contatos inseridos nos textos. Alguns, como Booking, são parceiros de longa data. Em 2021 entramos na plataforma LKT que oferece as mais variadas marcas do varejo, e Seguros Promo comparando preços em diferentes segmentos como passagens aéreas. Vamos recomendar produtos específicos e úteis em determinadas viagens. Os produtos oferecidas por essas empresas já foram testados, mas nem sempre o fornecedor será o mesmo contratado por nós. Por isso, o seu comentário como consumidor é muito importante. Se adquirir algo através dos nossos links, por favor, conte como foi e se devemos continuar indicando. Os parceiros estão no menu Agilize a sua viagem.

As fotos e dicas dos viajantes

Luciano Nagel não parou de viajar e enviou seus relatos:

FELIZ ANO NOVO!!! 

Foto destaque de Rodolpho Reis.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Author Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 15 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Deixe seu recado, escreva algo