Sushitoto - Rota Azul

Rota Azul: paisagem e a cultura do anil em Suchitoto


Suchitoto é dos lugares turísticos de El Salvador, entre as cidades mais visitadas pela boa estrutura em receber o turista. Além das belas paisagens e diversas atividades no Lago Suchitlán, oferece oportunidades de contato com a comunidade artística local. Fiz um passeio bate e volta, a partir de San Salvador, para conhecer um pedaço da Rota Azul e aprender sobre seu produto mais significativo: o anil.

  • ANIL
A Rota Azul leva este nome pela produção artesanal feita com anil, também chamada corante cor índigo, para tingir tecidos. A extração da planta jiquilite é feita de forma natural e já era utilizada pelos Maias antes dos espanhóis chegarem. O azul era a cor das vestimentas de nobres e sacerdotes, além de utilizado na arquitetura antes de qualquer outro povo.

Hoje é a cor de El Salvador, embora não tenha origem oficial no país. O anil já foi nomeado ouro azul no seu importante ciclo para a economia do país, viveu a decadência e atualmente ressurge como patrimônio cultural.

Atenção! El Salvador não está permitindo a entrada de turistas no país até 22 de julho. 

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre o El Salvador

AGILIZE SUA VIAGEM
Lembre o seguro viagem! Pegue o cupom de desconto

Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil

Falta reservar hotel? Veja onde nos hospedamos

Quer dirigir neste cenário? Pegue as dicas para alugar um carro no exterior

Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona

Paisagem e a cultura do anil em Suchitoto

Atendente do restaurante com roupas típicas e meu novo amigo papagaio
Atendente e meu novo amigo papagaio

A primeira parada do passeio foi um almoço com vista no restaurante Suchitlán. Onde fiquei amiga de um papagaio e a nossa conversa se resumia a holas e bicadas. Lá o guia Eduardo fez uma introdução sobre a região e contou o que viria a seguir. A próxima atração foi para aprender a técnica de extração e tingimento em Anil e depois um tour pelo centro de Suchitoto.

6 HOTÉIS NA ROTA AZUL

Técnica de Anil em Suchitoto

Echarpes feitas no curso para aprender técnicas de anil em Suchitoto
Echarpes feitas no curso para aprender técnicas de anil
Materiais utilizados e tons de anil
Materiais utilizados e tons de anil

A experiência com anil foi no ateliê da professora e artista Irma Guadron. Ela convidou a sentar na sombra de uma árvore e contou a história, ensinou as técnicas e me fez meter a mão na tinta azul. O processo começa enrolando a corda no pano e, claro, com a prática, não tem limite para a criatividade. Fiz sem ter a menor ideia de como ficaria.

Depois era hora de mergulhar o pano em um balde de anil até chegar ao tom desejado. Ser claro ou escuro é definido neste momento, assim como deixar o branco ou tirar a corda e dar mais um mergulho para ficar tom sobre tom.

A etapa final é secar à sombra e minha echarpe estava pronta para levar para casa como souvenir de viagem feito por mim mesma. Quem não curtir a própria arte ou busca peças mais aprimoradas, a loja na entrada do ateliê é linda. Tem roupas e objetos com a cara de El Salvador.

O centro histórico de Suchitoto

A Igreja Santa Lucia (1853) é maior atrativo arquitetônico
A Igreja Santa Lucia (1853) é maior atrativo arquitetônico

Suchitoto também é uma cidade histórica famosa pelas ruas de pedra e casas coloniais. Hoje ocupadas por oficinas, pousadas e restaurantes charmosos. Um destino que pareceu bastante agradável para passar um fim de semana romântico ou repleto de aventuras. A região localiza-se no Departamento de Cuscatlán, no centro de El Salvador.

Poste da rua com arte estêncil
Poste da rua com arte estêncil
Casa colonial
Casa colonial
Interior da Igreja Santa Lucia
Interior da Igreja Santa Lucia

Quem tem mais tempo pode prolongar a estada e fazer a Rota Azul completa, afinal, atrações naturais e culturais não vão faltar pelo caminho. Pela privilegiada localização entre vales e vulcões, a região proporciona mesclar esportes de aventura na natureza, somado ao envolvimento com as comunidades artísticas de cada cidade da rota. Além do tingimento em tecido, pode ter aulas de cerâmica, de tear, pintura e outras técnicas artesanais.

A paisagem em Suchitoto
A paisagem em Suchitoto

Tome Nota

Varandas agradáveis Los Almendros de San Lorenzo
Varandas agradáveis Los Almendros de San Lorenzo

Pousada em Suchitoto:
Visitei outra pousada gracinha chamada LOS ALMENDROS DE SAN LORENZO. Um lugar charmoso para combinar com o clima artístico e colonial da cidade. As suítes ficam ao redor do jardim e algumas possuem dois pisos com vista para piscina, lago Suchitlán e as montanhas.
RESERVE AQUI

Onde comer: RESTAURANTE SUCHITLÁN oferece pratos tradicionais em ambiente agradável, bem decorado e com bom atendimento vestindo trajes típicos. Aberto diariamente, somente durante o dia, no bairro São José.

O restaurante também é a POUSADA SUCHITLÁN. Não me hospedei, mas pela experiência no almoço, vale a recomendação.
RESERVE AQUI

Vista para o lago Suchitlán
Vista para o lago Suchitlán

Saiba mais sobre El Salvador nestes artigos:

A arte de rua em Concepción de Ataco

Final de tarde perfeito em El Tunco

Trilha em vulcão no Parque El Boquerón

Foto da Semana #236 Ceiba

Melhores fotos de El Salvador

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

INICIAL » EL SALVADOR » SUCHITOTO » Rota Azul: paisagem e a cultura do anil em Suchitoto
Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 14 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta