Trilha em vulcão no Parque El Boquerón


Conhecido como o Farol das Américas pela constante atividade vulcânica, El Salvador tem mais de 700 vulcões espalhados pelo país. Muitos tem cenário perfeito para a prática de aventuras radicais, enquanto outros oferecem uma boa estrutura para receber turistas de todas as idades e preparo físíco. Fiz a trilha moderada até a cratera de um deles e conto como foi meu dia no Parque El Boquerón, próximo e com vista para a capital San Salvador.

El Salvador exige teste PCR negativo emitido com até 72 horas antes do primeiro ponto de partida ou certificado comprovando estar totalmente vacinado.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre o El Salvador

AGILIZE SUA VIAGEM

Lembre o seguro viagem! Pegue o cupom de desconto

Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil

Falta reservar hotel? Veja onde nos hospedamos

Quer dirigir neste cenário? Pegue as dicas para alugar um carro no exterior

Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona

Parque El Boquerón

O parque abriga o curioso vulcão San Salvador com seus 1,5 quilômetros de diâmetro e 1890 metros de altura. O raro dele é existir o que chamam de El Boqueroncito, uma outra cratera dentro da gigante. Na verdade é um cone formado por escorias medindo apenas 120 metros de diâmetro. Também é grande, mas parece ainda menor visto do alto.

Inscrição para dicas de viagem da América Central
Cratera do vulcão San Salvador
Cratera do vulcão San Salvador

Trilha para ver El Boqueroncito

Ver El Boqueroncito de um dos quatro mirantes do parque é o objetivo principal da trilha de 1,2 quilômetros até o topo do vulcão. A caminhada é fácil para quem tem fôlego porque todo o caminho é subindo escadas. Tem corrimões para se apoiar, bancos para descansar e muito para observar.

El Boqueroncito tem 35 metros de altura e 120 de diâmetro
El Boqueroncito tem 35 metros de altura e 120 de diâmetro

A diversidade de aves e plantas é rica não só neste trajeto, o parque oferece diferentes trilhas com níveis variados para quem tem tempo de ficar horas por ali. Nosso passeio no Parque El Boquerón durou cerca de duas horas incluindo a trilha principal, a visita ao museu e parada em mais dois mirantes para observar a capital e outros vulcões.

Trilha por escadas é feita na sombra a maior parte do tempo no Parque El Boquerón
Trilha por escadas é feita na sombra a maior parte do tempo

O Centro de Interpretação é o museu na entrada do parque. Ele traz informações sobre a história das erupções do San Salvador, sendo a mais recente em 1917. Ali perto fica um dos mirantes mais bonitos com vista para o vulcão Chichontepec. Nos outros mirantes é possível visualizar outros vulcões como Izalco e Santa Ana, o lago Ilopango e ter noção do tamanho da capital.

vulcão Chichontepec visto do mirante no Parque El Boquerón
Vulcão Chichontepec e lago Lopango vistos do mirante em El Boquerón, San Salvador – El Salvador

O complexo vulcânico do San Salvador

A área total do vulcão San Salvador vai muito além do Parque El Boquerón e da própria capital. São 24 pontos catalogados entre escorias, crateras, lagos e os caminhos percorridos pela lava na erupção de 1917. Para entender melhor todo este complexo, fomos até El Playon ver de perto o mar de lava e as montanhas ao fundo. O local fica na estrada perto de Joya de Cerén.

Resquício do mar de lava visto em El Playon e o vulcão San Salvador ao fundo
Resquício do mar de lava visto em El Playon e o vulcão San Salvador ao fundo

Tome nota Parque El Boquerón

Leve casaco corta vento. Apesar do calor intenso de El Salvador, faz frio nas regiões mais altas e boa parte da trilha é feita na sombra.

Parque El Boquerón fica cerca de 30 minutos de carro da capital San Salvador e abre diariamente das 8h às 17h. A estrada de acesso é pela Ruta El Boquerón.

A informação sobre os 700 vulcões não é oficial, mas tem sido considerada por muitos. Foi dita pelo guia explicando que, tirando as cadeias de montanhas, toda colina ou morro avistado é um vulcão. Alguns estão em formação, outros nem aparecem porque já viraram cidades como Concepcíon de Ataco. Oficialmente, El Salvador abriga 177 vulcões, sendo 26 ativos.

Hotel em San SalvadorSal & Luz é o hotel boutique onde passei meus dias com muito estilo na capital. São apenas sete suítes, cada uma com decoração mais linda que a outra. Veja mais opções neste artigo.

No vulcão El Boquerón
Casaco leve porque faz frio lá em cima

Outras atividades com vulcões:


Licancabur (centro) é o vulcão mais famoso do Atacama

+ Borobudur, o maior templo budista do mundo
+ Off road em vulcão ativo em Bandung
+ Licancabur em 3 cenários no Atacama

A viagem para El Salvador foi à convite do órgão de turismo do país.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » EL SALVADOR » SAN SALVADOR » Trilha em vulcão no Parque El Boquerón
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 15 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Deixe seu recado, escreva algo

Chile aberto para brasileiros Rotas para voar no RS agosto