Quem gosta do astral das praias de surfista, mar com temperatura agradável e para tudo o que estiver fazendo para ver o pôr do sol, simplesmente vai amar El Tunco. A queridinha dos praticantes do esporte situa-se na zona sul de La Libertad, em El Salvador, e já foi palco de campeonatos mundiais.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o El Salvador
AGILIZE SUA VIAGEM
Leve Internet desde o Brasil, saiba qual a melhor alternativa
Falta reservar hotel? Veja onde nos hospedamos
Quer dirigir neste cenário? Pegue as dicas para alugar um carro no exterior
Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona
El Tunco
Os cenários e as atrações não são muito diferentes do que temos aqui no sul e sudeste do Brasil, exceto pelo oceano Pacífico, praia de pedra e o idioma espanhol. Tem lojas legais, restaurantes alternativos e fama de lugar para aproveitar a vida gastando pouco. Inclusive, é bastante frequentado por mochileiros por ser a região mais econômica e divertida pra viajar no país.
A praia não tem areia, são pedras escuras e super polidas pela água que fazem o maior barulho no vai e vem das ondas. E para compor a paisagem um riozinho, coqueiros, pôr do sol no pacífico e a pedra inconfundível dentro do mar.
El Tunco foi a última parada de um dia cheio de atividades no litoral (veja a liberação de tartarugas). A programação para o final de tarde era aula de surf e não poderia ter sido mais perfeita e esperada. Antes de chegar ao país a única referência entre os amigos viajados era a qualidade das ondas em El Salvador. Ou seja, seria o local perfeito para a minha segunda tentativa de aprender a surfar, a primeira foi em Jeffrey’s Bay, na África do Sul. Aliás, estou amando esta ideia de ter aulas de surf nos melhores picos do mundo!
Acompanhada por instrutor, tive a teoria no chão e prática de natação ao redor da pedra antes das tentativas de ficar em pé em cima da prancha. Ele falou ser importante para minha segurança avaliar meu equilíbrio e habilidades antes de deslizar nas ondas, o que achei mais profissional do que a aula na África.
O mar estava calmo, mas era preciso tomar cuidado e se jogar antes de alcançar a beira, afinal aquelas pedras machucam muito mais que areia. Depois de várias tentativas, muitas gargalhadas e alguns caldos, confesso que o meu máximo até agora é surfar de joelhos. Preciso de mais aulas pra alcançar a proeza de ficar em pé na prancha. Talvez eu até tivesse conseguido neste dia, mas quando percebi como seria um espetáculo ver o pôr do sol em cima da prancha, disse para o instrutor que já era suficiente e deveríamos apenas curtir o momento. Ele concordou e ali ficamos extasiados com o cenário e a sensação boa do balanço do mar em cima da prancha.
Tome Nota
Assim como El Tunco, situada 37 km da capital San Salvador, as praias Sunzal (ao lado de El Tunco) e Punta Mango (para o sudeste) se destacam para a prática do surf nos mais de 300 quilômetros de costa salvadorenha. São diversas oficinas e surf shops oferecendo aulas e aluguel de pranchas à preços acessíveis. Uma pena que na minha empolgação, esqueci de anotar o nome do instrutor (na foto acima), mas a oficina fica ao lado direito da última rua antes do rio e duas quadras distante do mar.
Quando ir: de dezembro a abril é a melhor época porque não chove. Maio a outubro chove sempre no final do dia e pode estragar o momento pôr do sol.
Fui apenas passar o dia e fiquei com vontade de passar a semana. A região de La Libertad dispõem de diversos tipos de hospedagem incluindo hostels, surf camps e resorts.
A viagem para El Salvador foi à convite do órgão de turismo do país. Teve todo o roteiro assistido pela Salvadorean Tours.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA A SUA VIAGEM
Por região:
Serviços de reserva:
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
- Tax Free
- Formas de ficar conectado quando viaja
- Vacina Amarela para viajantes
- Cartão de crédito bloqueado durante a viagem? Saiba o que fazer
- Checklist viagem internacional
- Mal de altura: como evitar ou amenizar
- Faça a Permissão Internacional para dirigir
- O que levar a mala ou mochila
- Viaje com crianças
- Como ser um turista do bem em 9 dicas