Visitar um museu memória, de cidade do interior que não tem nada a ver com a sua vida, pode ser mais especial do que se imagina. No Sobrado José Francisco Lippi é assim, uma apresentação cativante vai nos envolvendo de forma crescente a ponto de transformar uma passagem rápida em passeio de um dia em Teresópolis.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o Rio de Janeiro
AGILIZE SUA VIAGEM
Saiba onde nos hospedamos
Contrate transfer e passeios agora
Alugue carro para ter mais liberdade
Só não passamos o dia porque havia uma agenda a cumprir no Encontro de Viajantes Intrip em Teresópolis. Porém, atrasamos tudo porque a vontade era ficar horas de papo com o casal Lippe ou explorando cada cantinho da propriedade. O Sobrado José Francisco Lippi também é um centro cultural com muito espaço para adultos e crianças.
A professora Regina e o Sr. Lippi nos esperavam na porta com largos sorrisos e trajes de época. Nos chamaram para o jardim pra ouvirmos a história da casa e como foram parar ali. São herdeiros e, quando decidiram se mudar para Vila Nova, encontraram um vasto acervo de relíquias guardados no porão. Local que permaneceu fechado por vinte anos e estava em péssimas condições.
A descoberta só ganhou valor depois de uma bela limpeza e boa vontade dos moradores locais. Ver o movimento na casa fez os vizinhos trazerem a tona histórias cotidianas e fatos históricos desde o século 19. Documentos, cartas e objetos antigos não apenas guardavam a memória da família Lippe, como também de Vila Nova e até da história do Brasil.
Leia Roteiro de fim de semana em Teresópolis
Visita guiada no Sobrado José Francisco Lippi
Após a introdução temática, Regina nos convida para uma visita guiada pelo museu. O acervo no segundo andar foi montado com as relíquias encontradas e doações de amigos e moradores de Vila Nova. Paredes repletas de fotografias, um telefone a manivela que ainda funciona e os ambientes decorados nos levam aos séculos passados. O casal se divide para atender o nosso grupo e vai contando as curiosidades dos objetos mais interessantes. Alguns precursores de tantos usados nosso dia a dia ou completamente inúteis nos dias de hoje.
O primeiro andar é mais íntimo e de uso do casal, embora também seja área de exposição aberta ao público. Ali exibem suas diversificadas coleções e hobbies como cinema e culinária. E chegando a cozinha vem o encantamento fatal, doce de abóbora e cascas doces de bergamota como cortesia. Ela pega as frutas da estação no seu pomar e faz doces para vender aos turistas, mas sempre tem uma provinha bem servida na saída da casa.
Quando o passeio parecia chegar ao fim, descobrimos uma área verde enorme com caminhos pedindo para serem percorridos. No pátio encontramos o lado criativo e sustentável do casal Lippe. Uma capela, mesas, floreiras e dezenas de objetos, feitos por eles reaproveitando materiais, dividem o espaço com árvores, flores e obras de arte.
E eles continuaram caminhando conosco, contando histórias, respondendo perguntas e tirando fotos na maior energia. Mostraram o galpão onde realizam eventos e recebem alunos das escolas e insistiram para voltarmos com mais tempo. Afinal, ainda tinha a horta nos fundos e assunto de sobra.
Tome Nota
Sobrado Histórico Jose Francisco Lippi localiza-se no km 15 da estrada Teresópolis – Nova Friburgo, no distrito de Venda Nova. Cobra ingresso simbólico e abre aos finais de semana e feriados entre 13h e 17h30. Outros dias, horários ou eventos podem ser agendados pelo e-mail sobradohistorico@yahoo.com.br ou telefone (21) 2644.7076. Mais informações no site.
Hotel em Teresópolis: nesta viagem ficamos muito bem instalados na Pousada Terê Park. Em breve, trarei o relato sobre a experiência de dormir no meio da natureza com barulho da araras.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
ESTADOS VISITADOS
- ALAGOAS
- AMAPÁ
- AMAZONAS
- BAHIA
- CEARÁ
- DISTRITO FEDERAL
- GOIÁS
- ESPIRITO SANTO
- MARANHÃO
- MATO GROSSO DO SUL
- MINAS GERAIS
- PARANÁ
- PARAÍBA
- PERNAMBUCO
- PIAUÍ
- RIO DE JANEIRO
- RIO GRANDE DO SUL
- RORAIMA
- SÃO PAULO
- SANTA CATARINA
- SERGIPE
- TOCANTINS
Melhores fotos e pontos turísticos do Jalapão
Melhores fotos da Chapada das Mesas
Melhores fotos da Rota Farroupilha
Melhores fotos da Expedição Monte Roraima
70 fotos da Estrada Real
Organização: Fábio Lima (INTRIP)
Convidados: Diana Schrock (Histórias da Di), Cris Stilben (Cris Pelo Mundo), Rafael Miranda (Para Viagem), Zelinda Aêreas, Denise Tonin (Viajante Solo), Gabi Pizzato (Devaneios de Biela), Roberta Martins (Territórios), Gardenia Rogatto (Não Pira, Desopila), Carol Moreno (Mochilão Trips), Mauricio Oliveira (Trilhas e Aventuras), Fabio Pastorello (Viagens Cine), Lily e Julio (Apaixonados por Viagens), Naira e Eduardo (Embarque na Viagem), Dhebora e Rafael (Carioca Sem Fronteiras), Thais Costa (Viagem em cena) e Gilson Fumaça (Favela Scene).