Quando veio o roteiro da viagem para El Salvador, o que chamou a minha atenção foi a visita a Joya de Cerén, um dos sítios arqueológicos mais importantes do Mundo Maia! Ruínas Maias fora do México?!! É, mesmo quem adora geografia e história deixa escapar alguns detalhes como este.

Visitar os sítios de uma das culturas mais avançadas da antiguidade está nos meus sonhos de viagem há anos, mas a ideia incluía apenas México como destino. Agora se estendeu para mais quatro países da América Central: Belize, Guatemala, El Salvador e Honduras. Por sinal, ótima ideia de roteiro para uma próxima viagem… por enquanto, vamos ao descoberto em El Salvador.
O Mundo Maia em El Salvador
Para começar, visitar os resquícios da civilização Maia é o que mais atrai turistas para país desde os anos 2000. E Joya de Cerén é o mais significativo de todos por desvendar como era o cotidiano dos habitantes até meados do ano 500. Motivo de ter entrado rapidamente para a lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO.
Joya de Cerén
As ruínas Maias de JOYA DE CERÉN são as únicas exibindo a rotina da população. Todas as outras representam como viviam a minoria: reis e sacerdotes. Lá aconteceu igual em Pompéia, na Itália, exceto pela erupção do vulcão ter sido durante o dia, permitindo tempo de fuga aos moradores que deixaram os afazeres pela metade.

Então a lava escondeu tudo, os espanhóis vieram em 1525 sem perceber nada e o tempo foi passando até que uma empresa decidiu usar o terreno nos anos 70. Ou seja, a lava conservou os objetos intactos por 1400 anos. Entretanto, vieram os 12 anos de guerra civil e as escavações só foram retomadas nos anos 90. Por isso é um atrativo recente ainda com muito trabalho pela frente.
O sítio arqueológico possui um museu com os artefatos encontrados, como uma bela mostra de cerâmicas e objetos petrificados, e as áreas ainda em escavação. Ao total são 13 estruturas, sendo 10 abertas a visitação. Tem exemplos de cozinha, sauna, quartos, praça e um tipo de hospital.

Plaza La Ceiba
Em Salcoatitán, região serrana de El Salvador, ouvi mais histórias interessantes do mundo Maia durante a visita a PLAZA LA CEIBA. Desta vez lendas espirituais. A gigante árvore ceiba era sagrada para os Maias. A altura trouxe a crença que seus ramos chegavam aos céus, enquanto suas raízes profundas eram meios de comunicação entre o mundo dos vivos e dos mortos. Por isso, representa o céu, o inferno e a nossa vida na terra.


A viagem para El Salvador foi à convite do órgão de turismo do país.
A Daniela e a Carolina visitaram ruínas Maias no México e contam nos textos:
Conhecendo uma das sete maravilhas do mundo
Ruínas Maias e praia paradisíaca
Tome Nota Rota Arqueológica
A Rota Arqueológica está espalhada pelo país e engloba diferentes povos do período pré-colombiano como os Maias, os Nahuas e os Lencas. Além dos locais mencionados, os mais importantes são os sítios cerimoniais SAN ANDRÉS e TAZUMAL, os parques arqueológicos CASA BLANCA e CIHUATÁN e, a mais recente, cidade SANTA ANA.
JOYA DE CERÉN situa-se a apenas 36 km da capital San Salvador, na região de La Libertad e uma manhã é suficiente pra ver tudo.
O passeio foi organizado pela SALVADOREAN TOURS e o guia Eduardo me passou várias informações que estão no texto. Além desta agência, o governo recomenda as empresas TOURS UNIVERSALES e ECOMAYAN.
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.