Suchitoto é dos lugares turísticos de El Salvador, entre as cidades mais visitadas pela boa estrutura em receber o turista. Além das belas paisagens e diversas atividades no Lago Suchitlán, oferece oportunidades de contato com a comunidade artística local. Fiz um passeio bate e volta, a partir de San Salvador, para conhecer um pedaço da Rota Azul e aprender sobre seu produto mais significativo: o anil.
ANIL
A Rota Azul leva este nome pela produção artesanal feita com anil, também chamada corante cor índigo, para tingir tecidos. A extração da planta jiquilite é feita de forma natural e já era utilizada pelos Maias antes dos espanhóis chegarem. O azul era a cor das vestimentas de nobres e sacerdotes, além de utilizado na arquitetura antes de qualquer outro povo.
Hoje é a cor de El Salvador, embora não tenha origem oficial no país. O anil já foi nomeado ouro azul no seu importante ciclo para a economia do país, viveu a decadência e atualmente ressurge como patrimônio cultural.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o El Salvador
AGILIZE SUA VIAGEM
Leve Internet desde o Brasil, saiba qual a melhor alternativa
Falta reservar hotel? Veja onde nos hospedamos
Quer dirigir neste cenário? Pegue as dicas para alugar um carro no exterior
Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona
Paisagem e a cultura do anil em Suchitoto
A primeira parada do passeio foi um almoço com vista no restaurante Suchitlán. Onde fiquei amiga de um papagaio e a nossa conversa se resumia a holas e bicadas. Lá o guia Eduardo fez uma introdução sobre a região e contou o que viria a seguir. A próxima atração foi para aprender a técnica de extração e tingimento em Anil e depois um tour pelo centro de Suchitoto.
Técnica de Anil em Suchitoto
A experiência com anil foi no ateliê da professora e artista Irma Guadron. Ela convidou a sentar na sombra de uma árvore e contou a história, ensinou as técnicas e me fez meter a mão na tinta azul. O processo começa enrolando a corda no pano e, claro, com a prática, não tem limite para a criatividade. Fiz sem ter a menor ideia de como ficaria.
Depois era hora de mergulhar o pano em um balde de anil até chegar ao tom desejado. Ser claro ou escuro é definido neste momento, assim como deixar o branco ou tirar a corda e dar mais um mergulho para ficar tom sobre tom.
A etapa final é secar à sombra e minha echarpe estava pronta para levar para casa como souvenir de viagem feito por mim mesma. Quem não curtir a própria arte ou busca peças mais aprimoradas, a loja na entrada do ateliê é linda. Tem roupas e objetos com a cara de El Salvador.
O centro histórico de Suchitoto
Suchitoto também é uma cidade histórica famosa pelas ruas de pedra e casas coloniais. Hoje ocupadas por oficinas, pousadas e restaurantes charmosos. Um destino que pareceu bastante agradável para passar um fim de semana romântico ou repleto de aventuras. A região localiza-se no Departamento de Cuscatlán, no centro de El Salvador.
Quem tem mais tempo pode prolongar a estada e fazer a Rota Azul completa, afinal, atrações naturais e culturais não vão faltar pelo caminho. Pela privilegiada localização entre vales e vulcões, a região proporciona mesclar esportes de aventura na natureza, somado ao envolvimento com as comunidades artísticas de cada cidade da rota. Além do tingimento em tecido, pode ter aulas de cerâmica, de tear, pintura e outras técnicas artesanais.
Tome Nota
Pousada em Suchitoto:
Visitei outra pousada gracinha chamada Los Almendros De San Lorenzo. Um lugar charmoso para combinar com o clima artístico e colonial da cidade. As suítes ficam ao redor do jardim e algumas possuem dois pisos com vista para piscina, lago Suchitlán e as montanhas.
RESERVE AQUI
Onde comer: Restaurante Suchitlán oferece pratos tradicionais em ambiente agradável, bem decorado e com bom atendimento vestindo trajes típicos. Aberto diariamente, somente durante o dia, no bairro São José.
O restaurante também é a Pousada Suchitlán. Não me hospedei, mas pela experiência no almoço, vale a recomendação.
RESERVE AQUI
Saiba mais sobre El Salvador nestes artigos:
A arte de rua em Concepción de Ataco
Final de tarde perfeito em El Tunco
Trilha em vulcão no Parque El Boquerón
Foto da Semana #236 Ceiba
Melhores fotos de El Salvador
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA A SUA VIAGEM
Por região:
Serviços de reserva:
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
- Tax Free
- Formas de ficar conectado quando viaja
- Vacina Amarela para viajantes
- Cartão de crédito bloqueado durante a viagem? Saiba o que fazer
- Checklist viagem internacional
- Mal de altura: como evitar ou amenizar
- Faça a Permissão Internacional para dirigir
- O que levar a mala ou mochila
- Viaje com crianças
- Como ser um turista do bem em 9 dicas