EQUADOR

Otavalo e o passeio de balão na Cordilheira dos Andes


Otavalo, localizada ao norte de Quito, no Equador, é famosa por sua feira indígena, considerada a maior da América Latina, seus grafites, cultura andina e paisagens naturais para relaxar nos finais de semana. Mas a cidade com cara de vilarejo oferece muito mais do que compras, tem ótimos hotéis, rica gastronomia e passeios como o voo de balão e atividades no lago San Pablo.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre o país

AGILIZE SUA VIAGEM
Precisa de seguro viagem? Saiba como comprar online com cupom de desconto

Agende passeios e transfer agora na Get Your Guide, Civitatis ou saiba como funciona

O que fazer em Otavalo

Por ser um lugar turístico para estrangeiros e onde os quiteños gostam de passar o final de semana, são muitas atividades e estas parecem as melhores. Toque nos links para saber mais detalhes:

  1. Voar de balão
  2. Tomar café da manhã com vista para o lago
  3. Desfrutar dos passeios náuticos
  4. Fazer compras no mercado indígena de artesanato
  5. Descobrir curiosidades dos incas
  6. Desbravar cachoeiras
  7. Comer no Mercado 24 de Maio
Cidade Otavalo visto do voo de balão
Otavalo visto do voo de balão

Como é o voo de balão

O movimento é muito suave e traz uma bela sensação de calma. O chão vai se afastando gradualmente, proporcionando uma visão diferente do solo, então do bairro (nesse caso), e de boa parte da cidade rodeada pela natureza. Os barulhos vão diminuindo e fica um silêncio prazeroso (quebrada apenas quando o piloto aumenta o fogo que faz o balão subir) enquanto voamos.

Passeio de balão em Otavalo
Passeio de balão

O passeio de balão na Cordilheira dos Andes é maravilhoso. Especialmente no Equador, pela quantidade de vulcões e lagos formando paisagens belíssimas. Nesse voo, contemplei de cima o lago San Pablo, as comunidades indígenas e plantações de milho ao seu redor, além dos imponentes vulcões Imbabura, Cusin, Cotacachi e Mojanda.

Vulcão Imbabura, em Otavalo
Vulcão Imbabura

Ao final, o tradicional brinde para celebrar a nossa aventura. Mas a origem do brinde foi artimanha dos pilotos para acalmar os fazendeiros assustados com o pouso no ano 1783, quando foi realizado o primeiro voo humano de balão.

É seguro voar de balão?

Acho um dos meios mais seguros de voar, até pelo baixo índice de acidentes, mas dá para levar alguns sustos que sempre foram contornáveis pelo piloto e sua equipe de resgate. 

Um voo de balão tem autonomia para voar por umas 2 horas, podendo variar conforme a força do vento. Embora tenha um plano de pouso, é possível controlar somente a altura do balão, velocidade e direção ficam por conta da natureza. Se o piloto sente algum perigo ou o balão está saindo muito rápido da rota, ele pode terminar o passeio mais cedo por segurança e assim aconteceu nas minhas duas experiências em passeio de balão, a primeira foi bem tensa na África, enquanto essa foi divertida.

Mulher morena com salva-vidas e jaqueta verde sorri do alto do balão. Ao fundo, lago, montanhas e gramado.
Colocar salva-vidas foi a primeira vez, o motivo é sobrevoar sobre o lago

O vento estava fraco e não nos levou muito longe, geralmente passa para o outro lado do vulcão Imbabura, disseram os locais quando foram nos filmar caindo no milharal onde trabalham. Eles acharam engraçado e gostei muito de saber que alguns já tinham voado como um plano responsável da empresa. Como usam o espaço aéreo (e pouso nesse caso), chamaram os moradores próximos para mostrar o seu passeio.

Mulher sorri fazendo selfie com milharal ao fundo. Zona rural de Otavalo
Pouso no milharal

Como curiosidade e conforme a Escola de Balonismo, um balão pode voar até 16 mil metros de altura, considerando estar a mais de 2.500 metros em Otavalo, devo ter alcançado ao menos 3 mil, teria sentido os efeitos da altitude se fosse mais.

Como e quem contratar para passeio de balão no Equador

Para evitar confusões com o idioma, é bom saber o significado de balão em espanhol: globo. Fiz com a Kawsay Balloons que oferece diferentes passeios panorâmicos em Otavalo e no parque Mitad del Mundo para 2 ou até 8 pessoas. Daniel Hernández é piloto e proprietário quem deixou todos seguros durante os 30 minutos de voo. Incluso no tour o tradicional está o brinde com espumante pelo sucesso do pouso e café da manhã típico.

Powered by GetYourGuide

O que levar para voar de balão

Não esqueça do corta-vento, blusa de frio e manga-curta, a temperatura estava agradável, mas na Cordilheira dos Andes e no meio do mundo, nunca se sabe quando o clima vai mudar. E precisa madrugar se estiver em Quito, aconselho dormir em Otavalo.

Brunch com vista para o lago San Pablo

Do alto do balão, avistei uma estrutura que parecia um clube com marina na beira do lago, pois era um resort e foi o local do café da manhã após o passeio.

Vista para Otavalo durante o passeio de balão. Lago no topo, plantações de milho e poucas casas
Vista para Otavalo durante o passeio de balão

O Restaurante Awa é aberto ao público nos finais de semana com vistas incríveis para o espelho que é o lago San Pablo. Sentei ao ar livre e pedi algo típico: Tigrillo, veio fartura em pães caseiros, geleias, suco natural e o prato principal com ovos, bacon, queijo, pasta de plátano e pimenta.

Mulher morena de cabelos curtos sorri sentada em mesa na frente de lago. Um prato com ovos e bacon é servido. Ela veste colete marrom e blusa preta.
Café da manhã com prato típico e vista

Restaurante Awa abre aos sábados para o jantar e aos domingos para o brunch.

nesse outro artigo.

Hornado vem deste porco exposto no mercado
+ Saiba mais sobre a surpreendente culinária equatoriana

Passeios náuticos

Além de voar de balão, pode fazer atividades aquáticas como caiaque, foil surf ou passeio de barco para relaxar e observar a fauna de perto. São várias aves e os vulcões ao redor. O gelado lago San Pablo tem 7,7 km de largura e 48 metros de profundidade e também fica movimentado nos finais de semana. Peguei um barco partindo da marina do Cabañas del Lago (veja em hospedagem).

Lago San Pablo com reflexo do céu e a outra margem com montanhas e casas na zona rural de Otavalo
Vista no passeio de barco

Mercado Indígena de Otavalo

A maior feira indígena da América Latina funciona diariamente na Plaza de los Ponchos, mas aos sábados tem seu auge de visitantes e mais vendedores vindos de outras partes para mostrar o seu artesanato. Dizem ser menos comercial e melhor para pechinchar durante a semana.

Outras atividades

No passeio de um dia não dá para fazer tudo, faltou conversar mais com os locais que são indígenas descendentes dos Incas, além de comer no Mercado 24 de Maio e visitar as várias cachoeiras, inclusive, pode ir a pé desde o centro da cidade. As imagens exibidas neste artigo são da zona rural de Otavalo, distante 20 minutos do centro.

Hospedagem em Otavalo

Pode fazer o passeio de um dia, mas a cidade é tão agradável que senti falta de ficar mais tempo para apreciar a natureza e desfrutar da companhia dos simpáticos locais com calma.

Como o restaurante onde tomei café da manhã é um hotel, aproveitei para visitar alguns quartos, estrutura e super recomendo a Hosteria Cabañas del Lago. Embora somente uma cabana tenha vista para o lago, o restaurante, a marina e os passeios têm vários pontos para curtir a serenidade da paisagem. Para a alegria dos pequenos, tem fazendinha com coelhos e parque infantil. As amplas cabanas têm acomodações familiares para até 6 pessoas com sofá e lareira, bem como suítes com amenidades, todas com vista para o jardim.

Quarto de cabana de madeira amplo com vista para Otavalo
Suíte com vista para o lago

Como chegar a Otavalo

Distante 100 km da capital Quito pela rodovia Panamericana, Otavalo fica na província ao lado chamada Imbabura. Pode ir com transporte público, carro alugado e transfer. Fui com a Wanderbus Ecuador que opera aqueles roteiros flexíveis de ônibus turístico, podendo parar em várias cidades usando o mesmo passe por um valor único.

No caminho, paramos para visitar o Molino San Juan, uma fazenda de flores que é propriedade histórica com destilaria e cervejaria no subsolo, além de hospedagem. Como não bebo na altitude, achei sem graça, caminhar pelas flores teria sido mais interessante.

Esse tour fez parte do Dia de Aventura do evento Adventure Elevate Quito, organizado pela Adventure Travel Trade Association e Ministério do Turismo do Equador.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Por onde começar a planejar a viagem

  1. Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
  2. Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
    2.1 Avalie levar dados de internet e vá comprando a moeda aos poucos.
  3. Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
  4. Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
Inscrição para participar da viagem

A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.

^ Voltar início ^

Você está em INICIAL » EQUADOR » Otavalo e o passeio de balão na Cordilheira dos Andes
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment