Rosa no Rosedal de Buenos Aires como sugestão de lugares para viajar na primavera

Para onde viajar na primavera: 10 destinos + podcast


Quem adora a estação mais florida do ano já deve ter aproveitado, mas existe quem ainda não se deu conta da dupla possibilidade de viajar na primavera todos os anos. Como? Depende de onde está e para onde deseja ir. Explico em áudio e texto com ideias de destinos para curtir a temporada, além de características e curiosidades.

Tanto a primavera quanto o outono significam a transição entre inverno e verão, ou vice e versa, definidos pelos dias e noites com o mesmo tempo de duração. O fenômeno astronômico é chamado equinócio nas duas estações, a diferença está no hemisfério onde ocorre. Ou seja, dá para aproveitar a primavera duas vezes por ano se viajar para o outro lado do mundo durante o outono.

Acesso rápido: Podcast | Primavera no Brasil | No hemisfério sul | No hemisfério norte | Na Europa | O lado ruim | Quando ocorre |

10 melhores destinos para viajar na primavera

Pessoalmente, adoro aproveitar o equilíbrio da primavera ao ar livre, o calor não é escaldante, nem o frio congelante. É um período ótimo para observação de aves porque elas estão mais ativas e exibidas nessa época. É tempo de reprodução da maioria das espécies e o colorido da estação convida todos a sairem da toca, nós e os animais.

Portanto, acabo viajando mais por uma série de fatores como baixa temporada, por exemplo, é mais econômico e tem menos turistas, se não for feriado, claro. Quando não dá para viajar, gosto de visitar jardins botânicos e parques no local onde estou ou a zona rural ao redor. 

E nesse clima descontraído começou o bate-papo com Luciano Nagel no episódio do podcast Tesão de Ouvir. Você pode ouvir na íntegra apertando na seta ou continuar a leitura com as minhas dicas e curiosidades da estação.

^ Voltar início ^

Primavera no Brasil

Como as estações são mais definidas nas regiões sul e sudeste, as dicas são limitadas a uma parte do país, mas as temperaturas mais agradáveis e baixa temporada valem para todo o Brasil nesse período. Procure jardins botânicos, hortos e parques perto de casa ou pesquise nos destinos desejados. 

1. São Paulo

O Estado possuí o trecho mais preservado da Mata Atlântica com várias opções de trilhas e áreas verdes no litoral, capital e interior. Sugiro o Parque Estadual da Serra do Mar, Parque Estadual da Cantareira e Horto, além das cidades de Cunha, Holambra e Campos do Jordão.

2. Paraná

Curitiba oferece dezenas de parques e bosques que floreiam a capital paranaense como o Jardim Botânico e o Bosque do Papa. A prefeitura tem em sua programação anual renovar alguns jardins plantando as flores da estação como acontece na Rua XV de Novembro e o Relógio das Flores.

3. Rio Grande do Sul

A Serra Gaúcha exibe estradas e canteiros urbanos repletos da flor hortênsia, entre outras. Inclusive, Nova Petrópolis é conhecida por ser o Jardim da Serra Gaúcha, mas não sei dizer se é mais florido, só sei que vale a pena dar uma volta por onde passamos na estação como Gramado, Bento Gonçalves, Canela e São Francisco do Sul.

Serra Gaúcha é um dos lugares legais para viajar na primavera
Estradas floridas na Serra Gaúcha

O litoral também reserva surpresas para praticantes de observação de aves, é tempo das aves migratórias passarem pelo Parque Nacional da Lagoa do Peixe.

Eventos

Excepcionalmente em 2020, o evento será exibido online. A programação do 10º Festival da Primavera – Frühlingsfest será transmitida pela página do Facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis de 1º a 4 de outubro. Palestras, oficinas de cultivo e manejo de plantas e ação de revitalização dos jardins do Hospital Nova Petrópolis integram a programação do evento.

O 35º Natal Luz de Gramado acontecerá de 22 de outubro de 2020 a 30 de janeiro de 2021 de forma presencial, mas com algumas alterações.

4. Rio de Janeiro 

Além da mata atlântica em alguns pontos do litoral, o Jardim Botânico da capital abriga coleções raras de espécies de flores e o Jardim Japonês com plantas típicas do Japão.

^ Voltar início ^

Primavera no hemisfério sul

Também já aproveitei muitas primaveras em outros países da América do Sul, África e Oceania onde as paisagens surpreendem. 

5. Argentina

Bariloche tem as ameixeiras em flor e onde inicia a Patagonia com seus picos nevados derretendo nos lagos. O branco da neve dá lugar as paisagens coloridas que ficaram escondidas durante o inverno. Outro destaque é Buenos Aires, o Rosedal exala um aroma incrível das mais de 10 mil flores do jardim urbano. 

Ameixeiras em flor nas ruas de Bariloche
Ameixeiras em flor nas ruas de Bariloche

6. Chile 

Os mesmos lagos mencionados acima, formados pelo degelo, avançam para o Chile e ganham nome de Região dos Lagos, onde é possível fazer a travessia pelos dois países de barco. Não vi tantas flores, mas a intensidade da natureza surgindo é incrível. No Atacama tem aqueles campos floridos do deserto. Este último nem eu ou Luciano tivemos sorte, por enquanto. É difícil ver porque não é todo ano que o fenômeno ocorre.

7. Austrália

A primavera na Western Australia é famosa pela diversidade em flores silvestres exibidas e referenciadas em parques e estradas. O local mais fácil de ver é o Kings Park, no centro de  Perth, o parque fica no ponto mais alto e dá para escolher ficar no meio do mato ou vista para cidade e lago.

Flor no Kings Park, Western Australia
Flores diferentes na Western Austrália

8. África do Sul 

A estrada Garden Route (Rota Jardim) leva esse nome por um motivo. Entre eles o parque Tisitsikamma com flores minúsculas e várias trilhas. A Cidade do Cabo apresenta maior variedade em espécies endêmicas e locais especiais como o Jardim Botânico Kirstenboch e Table Mountain. Veja a galeria de fotos da primavera feita nessa viagem.

Flores silvestres alegram a paisagem para viajar na primavera
Flores silvestres alegram a paisagem na Garden Route

^ Voltar início ^

Primavera no hemisfério norte

Para quem pode viajar para o outro lado do mundo, quando inicia o outono no hemisfério sul, começa a primavera no hemisfério norte. São vários lugares onde ainda quero ir como o Japão para ver as cerejeiras em flor em Osaka e Kyoto, as paisagens do círculo polar ártico e alguns países da Europa. Até o momento, as melhores lembranças da primavera no hemisfério norte vem do Arizona.

9. Estados Unidos

O clima deserto dá outra cara para a primavera, os cactus florescem e os animais saem da toca no Arizona. São vários parques como o Grand Canyon e o Desert Botanical Garden com mais de 27 mil plantas de 4 mil espécies do Deserto de Sonora.

Cactos em flores
Cactos em flores no Arizona

10. Europa na primavera

Por fim, o continente mais desejado para viajar na primavera por seus jardins e campos floridos famosos. Viajei para Grécia nessa época e foi legal ver o contraste com a arquitetura branca do Mediterrâneo, mas a minha maior vontade é rever os cenários vistos no inverno da França, Holanda e Portugal mais vibrantes e coloridos. Além de participar dos festivais de música que começam na estação.

No podcast, Luciano conta suas experiências em Londres, Alemanha e Portugal durante a primavera e confirma a falta de sorte no relato da Daniela sobre a cinza Berlim.

^ Voltar início ^

E você, onde tem vontade de viajar na primavera? Conte nos comentários.

Cenário cheio de flores para viajar na primavera
Flores na primavera da Grécia
receba dicas por e-mail

Viajar na primavera e alergias + insetos

A estação só é ruim para alérgicos a pólen ou quem tem pavor a bichos. Não é meu caso na primeira situação e na segunda aprendi a conviver melhor com as aranhas em trilhas e acampamentos. Primavera é período de reprodução também dos insetos como a lagarta-de-fogo. É preciso cuidar por onde passa porque é bem fácil se queimar ou ser picado colocando a mão em qualquer tronco.

Cuidados com os insetos ao viajar na primavera. Lagarta
Lagarta pendurada por um fio no meio da trilha

^ Voltar início ^

Início, fim e características da primavera

A primavera no hemisfério sul tem início em 22 ou 23 de setembro e término em 21 ou 22 de dezembro. Já no hemisfério norte começa entre 20 ou 21 de março até 21 ou 22 de junho, a variação depende da hora do equinócio que muda todos os anos. Durante esses períodos todos os pontos da terra recebem a mesma intensidade de luz solar durante o dia, conforme a explicação de Geoff Maskell para BBC News.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

INICIAL » BRASIL » Para onde viajar na primavera: 10 destinos + podcast
Roberta Martins

Roberta Martins

Comunicadora, criadora de conteúdo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 14 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta