A trilha mais bonita da África do Sul

A trilha mais bonita na África do Sul


Caminhar entre as montanhas e o mar do Tsitsikamma foi a trilha mais bonita na África do Sul. Pelo menos das que fiz por lá, sendo todas as experiências ímpares como alcançar o topo de Drakensberg, subir a Lion’s Head de madrugada, margear os cânions em Oribe George ou o safari a pé. Mas quando junta o colorido exuberante da floresta com a energia do oceano batendo nas rochas, não tem como competir.

Atenção! África do Sul não está permitindo a entrada de turistas no país.

Leia todos os artigos sobre a África do Sul

Nota do editor: Este não é o melhor momento de viajar para fora do Brasil, mas pode ser agradável planejar uma viagem futura ou aprender algo lendo nossas experiências. Continue conosco!

Encara dirigir na mão esquerda? Pegue as dicas para alugar um carro no exterior

Como não parar para tirar esta foto?
Como não parar para tirar esta foto?

Tsitsikamma faz parte dos 157 mil hectares do complexo Garden Route National Park, região dona de um cenário espetacular incluindo uma das estradas cênicas mais belas do mundo – a Garden Route. É um trecho recortado e serpenteado por alguns rios na costa sul-africana. Inclusive por aquele visto de cabeça pra baixo enquanto me jogava no bungee jump de ponte mais alto do mundo. É ali perto, caso queira complementar o roteiro com dose extra de adrenalina.

A trilha mais bonita na África do Sul

No parque tem diversas opções de trilha, hospedagem e outras atividades para passar férias completas por lá. Fomos apenas uma manhã fazer a Brown-Hooded Kingfisher Trail. Trilha relativamente fácil para quem tem prática, são 5 km (ida e volta) entre caminhos de terra e muitas pedras irregulares. Nos trechos mais complicados tem pontes, escadas e suporte para as mãos, mesmo assim, pode ser cansativo para quem não está acostumado. A maior parte é pela sombra, contudo, os trechos com sol na cabeça existem e são os piores.

Flores silvestres alegram a paisagem da trilha mais bonita na África do Sul
Flores silvestres alegram a paisagem

O público circulando por ali representava todas as idades entre grupos de amigos, famílias e casais, apenas perto do restaurante havia aglomeração de pessoas, nos outros lugares se espalhavam e não havia perigo de entrarem na foto (o temor de todo fotógrafo em lugares turísticos). Aliás, prepare a câmera pra registrar flores diferentes, pássaros exóticos, piscinas naturais, parada nos penhascos, caverna e uma cachoeira como objetivo do dia.

Casal de idoso fez a mesma trilha e parou para descansar no final
Casal de idoso fez a mesma trilha e parou para descansar no final

Pela distância dá para fazer esta trilha em três horas, no entanto, é impossível com tantas paradas para apreciar o visual. Fora o tempo nas piscinas de água salgada e o gelado banho de cachoeira no final. Nesta parte nem todos se animam, mas como resistir ao ambiente te chamando para experimentar?

Banho congelante no final do caminho da trilha mais bonita na África do Sul
Banho congelante no final do caminho
receba dicas do Brasil por e-mail

Tome Nota

Bota de trilha ajuda bastante na trilha mais bonita na África do Sul
Bota de trilha ajuda bastante

O que levar: boné, protetor solar, água, tênis com garra, lanche, óculos e biquíni. Passei calor em final de outubro de short e blusinha. Sem sol deve ficar frio por causa do vento.

O almoço pós trilha foi no TSITSIKAMMA RESTAURANT, um lugar sofisticado e popular aberto para as refeições do café da manhã ao jantar. A pedida foi frutos do mar para combinar com a vista. Na Storm River Mounth com estacionamento em frente.

O passeio foi organizado pela PANGEA TRAILS como parte do roteiro de 21 dias pela costa da África do Sul.

Veja todas as opções de trilhas no site do SOUTH AFRICAN NATIONAL PARKS.

Hospedagem: nos hospedamos por duas noites no TUBE ‘N AXE BACKPACKERS LODGE. Fica em meio a muito verde na região de Storm River, tem quartos privativos e coletivos, boas refeições e vinho bom muito barato.

COMPARE VALORES NOS SITES DE BUSCA

Para saber tudo o que aprendi neste viagem leia o “Dicas aos Viajantes“.

Veja as melhores fotos de Roberta Martins, Cris Marques e Guilherme Tetamanti.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

INICIAL » EXPERIÊNCIAS » TRILHA » A trilha mais bonita na África do Sul

O projeto Blogueiros na África do Sul (#DescubraAfricadoSul) foi uma realização do Travel Concept Solution e apoio da Pangea Trails, South African Airways, Detecta Hotel e incentivo da agência nacional de turismo (South African Tourism), da cidade de Joanesburgo (Joburg Tourism) e também de Cape Town (Cape Town Tourism). A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui expressas são de livre expressão do autor. Veja também os blogs que participaram da viagem: Dentro de Mochilão, Territórios, Viajando com Eles e Viagem Criativa.

Além da “A trilha mais bonita da África do Sul” Acompanhe todos os posts sobre essa viagem no artigo resumo – 33 dias em 5 minutos.

Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 14 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

Deixe uma resposta