Selecionei as melhores fotos do Maranhão de todas as nossas viagens e ainda uma foto da semana enviada por um local.

Pontos turísticos do Maranhão em imagens inspiradoras

Lençóis Maranhenses é o ponto turístico mais conhecido do Maranhão, mas não único. Os cenários mais bonitos já tem galerias próprias por aqui e deixo os links nos destaques a seguir, o propósito deste espaço é destacar os outros como Pequenos Lençóis, Raposa e São Luís do Maranhão.

Galeria Rota das EmoçõesGaleria Chapada das MesasAlcântara Fotogênica
Nascer do sol nos Lençóis MaranhensesPortal da Chapada das Mesas ao anoitecerTextura da Ladeira do Jacaré

Acesso rápido: Pequenos Lençóis | Artesanato | Azulejos |

Foto da Semana #163 Momento surreal

Por Foto por Josellem Vidal

Momento surreal entre o mar do Maranhão, resquícios de um antigo manguezal e dunas. No trecho entre os Pequenos Lençóis e Mandacaru avistamos uma televisão de tubo na desértica paisagem, mas não tínhamos tempo de parar e fazer o registro, então pedi ao guia da Lobotur que fizesse a foto e me enviasse. Alguns dias depois estava no meu e-mail muito bem enquadrada.

Sei que é lixo e vai levar anos para se decompor, mas, no contexto em que se encontra, um artista deve ter feito uma intervenção urbana justamente para ser fotografada. Não acha?

surreal_maranhao_
Trecho de praia entre os Pequenos Lençóis e Mandacaru, Maranhão – Brasil
quero dicas do Brasil

Foto da Semana #143 Rendeiras de Raposa

A cidade de Raposa é famosa no Maranhão por causa das rendeiras. A arte é passada de mãe para filha a partir dos doze anos de idade, mas todas as rendeiras que conversei afirmaram que as melhores e mais rápidas artistas são suas avós. Elas levam cerca de três meses para fazer uma toalha e quinze dias para uma blusa, a peça de roupa trabalhada custa menos de trinta reais! Um trabalhão para ganhar tão pouco. Mas assim é a vida das mulheres de pescadores que vieram do Ceará fundar a cidade nos anos 40. Até hoje vivem e exibem seus trabalhos para os turistas em casas de palafitas.

rendeiraspara passeio de um dia saindo de São Luís do Maranhão
Peça me produção em uma das casas das rendeiras de Raposa

Foto da Semana #74 Azulejos de São Luis do Maranhão

Por Leandro Gabrieli ℹ︎

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.

Passamos o dia em São Luis descobrindo a rica história dessa cidade. Os azulejos portugueses são o maior charme da arquitetura local, a surpresa foi encontrar também padrões holandeses, franceses e alemães. Um mais lindo que o outro. A técnica de usar cerâmica nas fachadas tinha uma função além da estética, servia para minimizar o calor interno refletindo a luz do sol.

Fachada de azulejos em São Luis do Maranhão
Fachada de azulejos em São Luis, Maranhão – Brasil

Participe do Foto da Semana! Envie sua imagem pelas redes sociais usando #Tesaoporviajar (IG) ou para contato.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » MARANHÃO » Fotos do Maranhão: turismo em imagens
quero dicas do Brasil
Author Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 15 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

1 Comentário

Deixe seu recado, escreva algo