Hotel Alexandre, o novo com história e gastronomia


Um hotel contemporâneo sem deixar de lado as origens e boa gastronomia no meio do Pampa Gaúcho. Assim é o Hotel Alexandre com seus 125 anos de história em Dom Pedrito.

Parada mais do que recomendada para quem vai ou vem do Uruguai de carro (incluindo compras em Rivera), viaja a trabalho pelo interior do Rio Grande do Sul ou quer explorar o turismo nos pampas, como eu. Em busca dos Vinhos da Campanha, escolhi Dom Pedrito pela proximidade da Vinícola Guatambu e fácil acesso às outras pela BR 293.

quero dicas do Brasil
Cama de casal na suíte do Hotel Alexandre
Cama de casal na suíte

Hotel Alexandre

Lembrança do passado nas paredes
Lembrança do passado nas paredes

Uma noite e uma manhã foram suficientes para me deixar com ótimas impressões sobre bom gosto, atendimento e café da manhã no Hotel Alexandre. Boa parte da propriedade acabou de ser reformada e agora exibe ambientes limpos e aconchegantes da recepção ao jardim interno e quartos (alguns serão melhorados em breve). O passado do antigo Hotel Central ficou como lembrança nas paredes ou na praça em frente rodeada por casarões centenários.

Café da manhã do Hotel Alexandre
Café da manhã doce do jeito que eu gosto

O dia começa de madrugada com aquela mesa farta de pães doces, sucos, chimias e cheirinho de café que eu adoro, mas por pouco não perco porque eram 9 horas quando saí do quarto. Pensando no bem estar dos hóspedes trabalhadores, o café da manhã é servido a partir das 6 horas e como meu compromisso naquele sábado era só no final da manhã, ignorei o aviso dado pelo recepcionista. Pensando no lado do turista, acho que deveriam rever este horário aos finais de semana, concorda?

Variedade em pães doces e salgados
Variedade em pães doces e salgados
O espaço do café da manhã abre as portas e vira o restaurante
O espaço do café da manhã abre as portas e vira o restaurante
Suíte por outro ângulo
Suíte por outro ângulo
Banheiro novo com hidromassagem
Banheiro novo com hidromassagem
Sofá-cama arrumado para dormir na sala
Sofá-cama arrumado para dormir na sala

Dormi na espaçosa suíte para quatro pessoas divididas em três ambientes: banheiro, quarto e sala. Tem mesa para trabalhar, sofá-cama, televisão enorme, frigobar e banheira de hidromassagem para relaxar.

Restaurante Cumbuca

Jantar no restaurante Cumbuca
Jantar no restaurante Cumbuca

O restaurante do hotel já havia sido recomendado por moradores e alegrou minha noite com uma taça de vinho local e boa carne. Tem carta de vinhos e cardápio difícil de escolher pelas boas opções e tempero especial. Um detalhe para facilitar quem bebe pouco ou quer degustar diferentes vinhos é a meia taça. Pode pedir garrafa, taça ou meia taça, eu nunca tinha visto servir desta forma e achei uma ótima ideia. E se tiver sorte, pode ouvir música ao vivo durante algumas vezes por mês, infelizmente, neste dia não teve.

EXTRA
Durante a viagem publiquei fotos nas redes sociais e aconteceu algo adorável, leitores comentaram suas experiências no mesmo hotel e reforçaram como vale a pena. Compartilho por aqui:

“vivi o antes e o depois e ele está cada dia melhor, né? Tb amamos o restaurante!

Paula

“Eu já me hospedei neste lugar e muito hospitaleiro, E um lugar onde recebem os visitantes com
um bom dia e um bom chimarrão
E por isso que gosto desse lugar
Parabéns Equipe”

Elza

“Das viagens que faço, um dos lugares de passagem que mais gosto de parar é Dom. Pedrito, e saborear uma boa refeição no restaurante Cumbuca. Espero repetir inúmeras vezes este roteiro pra repetir este prazer gastronômico.”

Sandra
Ambiente em frente à recepção do Hotel Alexandre
Ambiente em frente à recepção
Guia RS pra levar na viagem e ler em qualquer aparelho

Esta cidade é um dos destinos da Rota Farroupilha. Se prefere ter todo o conteúdo sobre este itinerário para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Guia RS Rota Farroupilha >>

Tome Nota Hotel Alexandre e Restaurante Cumbuca

Fachada do Hotel Alexandre
Fachada do Hotel Alexandre

O Hotel Alexandre oferece acomodações a preços acessíveis para 1 até 4 pessoas com ar condicionado, TV, wi-fi, frigobar e garagem. Localizado em frente à Praça Central na rua Barão do Upacarai 1055. Reserve pelo site.

Restaurante Cumbuca fica ao lado do hotel e é aberto ao público. Serve almoço diariamente e jantar nas sextas e sábados a partir das 19h.

Distâncias: fica mais perto do Uruguai do que de Porto Alegre, são 90 km de Rivera e 440 km da capital. Ou seja, também vale como descanso para quem vai ou vem de uma viagem de carro pelo país vizinho.

Área comum no primeiro andar
Área comum no primeiro andar

A hospedagem foi cortesia.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » RIO GRANDE DO SUL » DOM PEDRITO » Hotel Alexandre, o novo com história e gastronomia
quero dicas do Brasil

Cidades e parques visitados no RS:

Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 15 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

2 Comentários

  1. Silvio Pereira Castro Responder

    A cidade e linda ai mora uma amiga professora Leotina aposentada da UFRJ em dezembro gostaria de estar si.

    • Roberta Martins Responder

      É linda sim, Silvio. Quando a pandemia estiver sobre controle, será muito bem-vindo ao RS. Por enquanto, continue pesquisando para a viagem ser ainda mais perfeito quando chegar o melhor momento. Obrigada pelo seu comentário.

Deixe seu recado, escreva algo