AUSTRÁLIA

Passeio animal na Penguin Island


Há anos minha mãe questiona porque eu não fui na ilha dos pinguins quando estive em Perth. Mês passado voltei a Austrália, desta vez com ela, e não houve como escapar. Ainda bem porque foi um passeio animal na Penguin Island.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre a Austrália

Saiba onde nos hospedamos

As estradas da Austrália são ótimas para alugar carro

Abra uma conta internacional em dólar australiano

Os ilustres moradores que deram nome a ilha
Os ilustres moradores que deram nome a ilha

É a tua cara, vais adorar fotografar todos aqueles bichos! Repetia ela quando lembrava da ilha. Mas não era época de pinguins, vou só quando os bichos estiverem lá. Era a minha resposta. O que eu não sabia era a ilha também abrigar colônias permanentes de pelicanos, mergulhões, lobos marinhos e gaivotas. Fora o fato dos golfinhos curtirem pegar onda pertinho da praia e da bela paisagem da ilha. Na verdade das ilhas porque a região abriga um parque marinho chamado Shoalwater Islands Marine Park, um santuário de pássaros livre de predadores. São cerca de 50 espécies residentes ou migratórios que vem passar um tempo ou fazer seus ninhos.

receba dicas da Austrália por e-mail
Praia na Penguin Island
Praia na Penguin Island
Colônia de pelicanos
Colônia de pelicanos
Colônia de biguás
Colônia de biguás

Passeio animal na Penguin Island

Crianças adoram os pinguins
Crianças adoram os pinguins

Pinguins são os moradores mais famosos, mas eles só aparecem para uma temporada no final de maio até o início da primavera e as chances de encontrá-los são mínimas devido ao seu tamanho. São os menores pinguins do mundo com menos de quarenta centímetros de altura.

Close no menor pinguim do mundo
Close no menor pinguim do mundo

Dez pinguins tem residência permanente na ilha e são alimentados diariamente durante um pequeno show na piscina do Discovery Center. Logo, basta chegar na hora para ver e registrar os pequenos de perto. As crianças adoram e a apresentadora responde com a maior simpatia todas as perguntas nos intervalos.

Dar a volta completa na ilha dos pinguins é bem fácil e não agride ao meio ambiente. São apenas dois quilômetros de trilhas em passarelas suspensas, escadas e pela beira da praia com paradas em mirantes e explicações pelo caminho.

Uma das pontas vista do mirante
Uma das pontas vista do mirante

E pra deixar a experiência completa, antes de entrar na ilha vale fazer o passeio de barco Dolphin, Penguin & Sea Lion Adventure Cruise. São 90 minutos em lancha rápida passando pelas outras ilhas do Shoalwater Islands Marine Park com um guia explicando sobre a vida marinha conforme o que vamos encontrando. E aí teve interações dos golfinhos selvagens com seus filhotes, mais pássaros e caverna com formação rochosa diferente. A parada final é na Penguin Island, onde cada um faz o que quiser com o seu tempo até a partida do último ferry. Eu vi os pinguins, caminhei e tirei muitas fotos de animais.

Encontro com golfinhos selvagens
Encontro com golfinhos selvagens
Aladin’s Cave
Aladin’s Cave

Na ilha dos pinguins

Discovery Center abre de outubro a junho das 10h às 15h30. A alimentação dos pinguins acontece em três horários: 10h30, 12h30 e 14h30.

Não tem onde comprar água ou alimentos, leve o que for precisar. Tem área para piquenique e banheiros ecológicos, apenas lembre de não alimentar os animais.

Andorinha de bico vermelho
Andorinha de bico vermelho
O enorme pelicano
O enorme pelicano
Garajau de bico amarelo
Garajau de bico amarelo
Golfinhos surfando na marola da lancha
Golfinhos surfando na marola da lancha
As passarelas e as gaivotas em abundância
As passarelas e as gaivotas em abundância

O passeio

O ferry é protegido do vento e tem fundo de vidro
O ferry é protegido do vento e tem fundo de vidro

Além do completo passeio de barco que eu fiz, a Rockingham Wild Encounters oferece outros cruzeiros mais curtos, tours de caiaque, aulas de kite, nadar com golfinhos selvagens ou apenas o transporte até a Penguin Island. Um serviço legal deles é tirarem fotos do passeio e enviarem por e-mail sem custo.

Como chegar a Penguin Island: ferry é o único meio de transporte da ilha, a excessão é quem chega na lancha do passeio mencionado. Ingressos são vendidos na loja Rockingham Wild Encounters localizada na 153 Arcadia Drive na esquina da Penguin Rd ou no site da Get Your Guide. Os ferrys partem diariamente nos meses de setembro a maio a cada hora entre 9h e 16h. Quem vem de trem deve pegar um dos ônibus que partem da estação de Rockingham para Shoalwater, verifique nas tabelas de horários disponíveis perto da bilheteria.

Casaco quente pra proteger do vento
Casaco quente pra proteger do vento

Rockingham é uma das cidades litorâneas na região metropolitana de Perth, fica 40 minutos ao sul de carro e tem fácil acesso por trem ou ônibus. É conhecida como destino de férias para os australianos e a atração mais famosa é a Penguin Island.

Como se vestir: um anorak é sempre bom porque venta bastante tanto na ilha quanto no passeio de barco. Em maio o vento estava congelante e eu não podia ter escolhido uma jaqueta melhor. Com orelhas, mãos e pescoço protegidos pude curtir o dia sem sentir frio. E no verão faz calor para tomar banho de mar e praticar snorkel.

Formações rochosas de 10 mil anos
Formações rochosas de 10 mil anos
Área de piquenique na ilha
Área de piquenique na ilha
Locais de observação
Locais de observação
A ilha do pinguins fica a apenas 5 minutos de ferry do continente
A ilha do pinguins fica a apenas 5 minutos de ferry do continente

Veja mais artigos sobre esses animais:

Caminhada com pinguins em Ushuaia
Onde ver pinguins em Cape Town
Quando acompanhei a migração de golfinhos no Caribe

O passeio foi cortesia e a opinião da autora sem interferências.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

15 experiências sensacionais em 36 páginas cheias de dicas, vivências e fotos. Tudo vivido e relatado por quatro viajantes em épocas diferentes. Adquira o PDF Grandes Experiências Oceania aqui. >>

Guia de viagem sobre a Oceania

Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment