Como o Dia Mundial da Vida Selvagem foi ontem, o tema do Foto da Semana não poderia ser outro. Mas será diferente do escrito ano passado (leia aqui), desta vez mostro uma ação da qual participei e vem alcançando bons resultados aqui no Brasil e em várias partes do mundo.

Aqui se chama projeto TAMAR e na América Central ICAPO. São feitos de maneiras diferentes, mas o objetivo é o mesmo – preservação da vida selvagem. Neste caso das tartarugas marinhas que vem colocar os seus ovos na praia onde nasceram. Acontece que as praias estão virando zonas urbanas e o espaço dos animais está cada vez mais reduzido. E, nesta situação, a extinção é eminente se não houver interferência humana.

Preservação da Vida Selvagem

[tab][tab_item title=”” open=”true”]Siga @blogterritorios no InstagramSiga @blogterritorios no Instagram[/tab_item][/tab]
Tartarugas da espécie golfina são liberadas na praia Cangrejera, Libertad - El Salvador
Tartarugas da espécie golfina são liberadas na praia Cangrejera, Libertad – El Salvador

O trabalho do ICAPO é proteger os ovos, educar os locais para não comerem tartarugas e conscientizar os turistas para a ideia ser levada a diante. Durante visita a El Salvador, fui conhecer o projeto na praia de Cangrejera, no Pacífico. Teve palestra sobre as quatro tartarugas marinhas que todos os anos vem deixar seus ovos na costa do país (entre os meses de julho e setembro) e liberação de filhotes (entre agosto e dezembro).

E lá fomos nós interagir com as fofuras pretas de 5 centímetros da espécie Golfina. Colocaram uma fita na areia e ali fomos soltando uma a uma. Elas ficavam paradas um tempo até levantarem a cabeça e enxergarem a água, então começavam a correr em direção ao mar. Todo este cuidado é muito importante porque poucas nascem e sobrevivem nos primeiros dias, liberamos umas 50, mas os predadores naturais estavam à espreita e a probabilidade é de apenas uma conseguir voltar e continuar o ciclo da vida.

Icapo em El Salvador. Preservação da Vida Selvagem

Icapo em El Salvador. Preservação da Vida SelvagemIcapo em El Salvador. Preservação da Vida SelvagemIcapo em El Salvador. Preservação da Vida Selvagem

Conheça melhor El Salvador nestes artigos:

Rota Azul: paisagem e a cultura do anil em Suchitoto

A arte de rua em Concepción de Ataco

Final de tarde perfeito em El Tunco

Trilha em vulcão no Parque El Boquerón

Foto da Semana #236 Ceiba

Melhores fotos de El Salvador

Participe do Foto da Semana! Envie sua imagem pelas redes sociais ou para contato.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Author Roberta Martins

Comunicadora, criadora de conteúdo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 14 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora.

Deixe seu recado, escreva algo

Pin It