No dia 26 de março, Porto Alegre completa 248 anos. Fiquei pensando em uma pauta que trouxesse um pouco da capital dos gaúchos para os leitores do Territórios, principalmente para seus próprios moradores, ressaltando que eu não conhecia dois dos espaços que irei abordar aqui. Todos no Centro Histórico de Porto Alegre.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul
Ingressos e passeios na Serra Gaúcha e outros destinos
Alugue um carro e rode pelas estradas gaúchas com maior liberdade
10 Museus no Centro Histórico de Porto Alegre (acervo online nos links)
As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça a autora ou deixe um comentário.
Entre os atrativos, decidi fazer um roteiro exclusivo sobre o Centro Histórico, mais precisamente sobre os museus, centros culturais e memoriais que pudessem ser visitados a pé entre um e outro e relativamente perto entre si.
A sugestão é iniciar o passeio na ordem a seguir: os três primeiros ficam na parte alta do Centro Histórico de Porto Alegre, depois você pode descer a rua General Câmara para chegar aos demais espaços. Observando que alguns não abrem segundas, sábados ou domingos.
- Pinacoteca Ruben Berta
- Museu Julio de Castilhos
- Memorial do Theatro São Pedro – TSP
- Centro Cultural CEEE Erico Verissimo – CEEEV
- Pinacoteca Aldo Locatelli
- Farol Santander POA
- Memorial do Rio Grande do Sul
- Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS
- Casa de Cultura Mario Quintana – CCMQ
- Museu Militar
Pinacoteca Ruben Berta
O sobrado, de 1893, tem acervo de artistas predominantemente brasileiros como Almeida Júnior, Pedro Américo, Batista da Costa, Eliseu Visconti, Portinari, Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho e Lazar Segall. A coleção possui alguns britânicos como Allen Jones, Alan Davie e Grahan Sutherlandm, e um quadro de 1673, “The Rejalma”, do holandês Jeronimus Van Diest, a pintura mais antiga em acervo público gaúcho.
Onde: Rua Duque de Caxias, 973, no Centro Histórico de Porto Alegre
Horário: segunda a sexta-feira. Das 10h às 12h e das 13h às 18h (último acesso às 17h30)
Fone: (51) 3289-8292
Podem ser feitas visitas guiadas às exposições via agendamento:
educativo.pinacotecaspoa@gmail.com ou (51) 3289-8291
Você pode acessar imagens das recentes exposições clicando no título de cada uma disponível no site.
Museu Julio de Castilhos
Antes residência do líder Julio de Castilhos, o museu é o mais antigo do Rio Grande do Sul. Construído em 1887, tornou-se um espaço público em 1907. No museu, há peças da época da Revolução Farroupilha (1835 a 1845). Também há um acervo indígena e da época das missões jesuítas. Entre as raridades, um espadim usado por Giuseppe Garibaldi. Há exposições permanentes do acervo de 10 mil peças e temporárias. Para saber sobre a Revolução Farroupilha, cidades por onde os farrapos passaram e o que pode ser visitado hoje nesses lugares como atrativo turístico, acesse nosso Guia aqui. Em 2016, participei do Rota Farroupilha com Roberta e outras amigas, contamos tudo no guia, que tem dicas de hospedagem, passeios, restaurantes.
Onde: Rua Duque de Caxias, 1205 e 1231
Horário: terça a sábado. Das 10 às 17 horas
Contato: (51) 3212.9035 e museujuliodecastilhos@gmail.com
Para agendar visitas guiadas: museu_juliodecastilhos@sedactel.rs.gov.br
Site: http://museujuliodecastilhos.blogspot.com/
Memorial do Theatro São Pedro – TSP
Inaugurado em 27 de junho de 1858, o Theatro São Pedro é um dos orgulhos dos gaúchos, trazendo companhias nacionais e estrangeiras, shows musicais e muita história nos seus mais de 160 anos. Assim, em 2008, foi aberto o Memorial do TSP, com fotos, documentos, relíquias. Localizado no subsolo, homenageia a alemã Eva Sopher, responsável por buscar recursos e parcerias para a restauração, pois o TSP ficou 11 anos fechado. Há uma loja com souvenirs do TSP na Chapelaria que fica no andar térreo, bem como um café no segundo andar e estacionamento pago, além de um espaço multipalco com atividades ao ar livre eventuais e restaurante muito bom que recomendo, o Du’Attos.
Onde: Praça Marechal Deodoro, s/n°
Horário: terça a sábado. Das 15h às 18h, rua lateral, ao lado da Bilheteria.
Fones: (51) 3227-5100 / 3227-5300
Para agendar visitas guiadas: museu_juliodecastilhos@sedactel.rs.gov.br
Site: http://www.teatrosaopedro.com.br/, acesse o memorial e a galeria de fotos
Cafeteria
Horário: terça a domingo, das 16h até o horário de início do espetáculo ou até as 18h30 quando não houver espetáculo
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo – CEEEV
O prédio histórico “Edifício Força e Luz” foi sede a Companhia Estadual de Energia Elétrica do RS (CEEE). Tem arquitetura de inspiração francesa. Erguido em 1928, tornou-se Centro Cultural CEEE Erico Verissimo em 2002, e conta com auditório, salas de exposições, distribuídos em seis andares.
Há um memorial, dedicado ao escritor gaúcho Erico Verissimo, em dois andares. É possível ver manuscritos de obras do autor, bem como alguns objetos de uso pessoal. O prédio também abriga o Museu da Eletricidade do Rio Grande do Sul (MERS) com um acervo de 2 mil peças.
Onde: Rua dos Andradas, 1223
Horário: terça a sexta, das 10h às 19h. Sábado, das 11h às 18h
Fones: (51) 3228-9710 e 3226-7974
Pode ser feitas visitas guiadas por agendamento cccev@cccev.com.br
Site: http://www.cccev.com.br/
Pinacoteca Aldo Locatelli
Dentro de um prédio histórico de 1901 que pertence à Prefeitura Municipal de Porto Alegre, onde foi intendência e área da polícia nas primeiras décadas do século passado, há salas dedicadas às artes visuais. Além de obras fixas de artistas como Pedro Weingärtner, João Fahrion, Carlos Scliar e Vasco Prado, há exposições temporárias, no andar térreo e no porão em arcos onde funcionou uma cadeia.
Onde: Paço dos Açorianos, dentro da antiga Prefeitura de Porto Alegre, Praça Montevidéu, 10
Horário: segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h
Fone: (51) 3289-3735
Podem ser feitas visitas guiadas às exposições via agendamento:
acervo@smc.prefpoa.com.br ou (51) 3289-3735
Você pode acessar imagens das recentes exposições clicando no título de cada uma disponível no site.
Farol Santander POA
Prédio histórico de 1931, onde funcionaram instituições financeiras até tornar-se um centro cultural em 2001. É um dos meus lugares preferidos por trazer arte contemporânea na maioria de suas exposições. É o único que cobra ingresso no Centro Histórico.
Além do belo e imenso átrio onde acontecem as exposições temporárias, tem sala de cinema com sessões comentadas, café dentro de um antigo cofre, biblioteca, exposições fixas de numismática e sobre a história da cidade, além de loja, salas para palestras e apresentações.
Onde: Rua Sete de Setembro, 1028
Horário: terça a sábado, das 10h às 19h. Domingo e feriado, das 11h às 18h
Fone: (51) 3287-5500
Valor: ingressos entre R$ 7,50 e R$ 15,00
Ao acessar o site do Farol Santander, clique em Farol POA, e depois em Galeria, para o tour virtual.
Memorial do Rio Grande do Sul
Localizado ao lado do Farol Santander, no antigo prédio dos Correios e Telégrafos, datado de 1914. É um centro de informação e divulgação da história do Estado, com mapas, gravuras, fotos, livros, imagens iconográficas. Além do acervo fixo, realiza exposições temporárias em artes visuais, como instalações, quadros, esculturas, vídeos. Conta com um espaço cultural dedicado à memória dos Correios.
Onde: Rua Sete de Setembro, 1020
Horário: terça a sábado, das 10h às 18h. Domingo e feriado, das 13 às 17h
Contato: (51) 3224-7159 e memorial@sedac.rs.gov.br
Facebook: www.facebook.com/memorial.do.rs/
Site: https://cultura.rs.gov.br/memorial-rgs
Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS
Outro dos meus espaços preferidos, localizado em um prédio histórico de 1913, onde abrigou a Delegacia Fiscal (alfândega), ao lado do Memorial do RS. Conta com várias e amplas salas que permitem obras de grandes dimensões. O acervo é de cerca de 5 mil obras, nem todas expostas ao mesmo tempo, pois também recebe trabalhos de outros estados e países, seja de coleções particulares, seja de museus renomados do mundo. O espaço tem uma loja, um café e um bistrô, além de um terraço lindo que abre raramente.
Onde: Praça da Alfândega, s/n°
Horário: terça a domingo, das 10h às 19h
Contato: (51) 3227-2311 e museu@margs.rs.gov.br
Instagram: @museumargs
Conheça o acervo online do MARGS. Clique em Acervo. Selecione o nome do artista para listar as obras no acervo.
Casa de Cultura Mario Quintana – CCMQ
Acredito que seja o prédio mais fotografado de Porto Alegre, pela arquitetura e a cor rosa que dá vida à Rua da Praia. Pois o CCMQ, antes chamado de Hotel Majestic, foi considerado arrojado para sua época nos anos 1930, por causa das passarelas que ligam um prédio ao outro. E é daí que vem sua beleza, assim como as cúpulas, sendo uma delas destinada a um café com vista para o Lago Guaíba.
Tem teatros, salas para cursos e exposições, cinemas, loja, bibliotecas de livros e de discos, espaço coworking, representação do quarto onde morou o poeta Mario Quintana (1968 a 1980). Adoro as sacadas, os vãos, o terraço do jardim em homenagem ao ambientalista José Lutzenberger, as colunas, os espaços de convivência.
Onde: Rua dos Andradas, 736
Horário: terça a sexta das 9h às 21h, sábado, domingo e feriado das 12h às 21h
Contato: (51) 3221-7147 e centralccmq@sedactel.rs.gov.br
Cinemas: (51) 3226.5787 e (51) 3225.6664
Instagram: @ccmarioquintana
Fanpage: https://www.facebook.com/CCMQportoalegre/
Site: http://www.ccmq.com.br/
A entrada da Casa de Cultura Mario Quintana é gratuita. Os horários de abertura de cada atração (cinema, exposição ou café) podem ser diferentes.
Consulte o site da Casa de Cultura Mario Quintana sobre horário e valores de algumas das atrações como cinema, teatro, cursos etc.
Museu Militar
Para quem gosta de equipamentos bélicos e história militar brasileira, o Comando Militar do Sul exibe uma grande variedade de tanques, armas, carros e acessórios usados em expedições do Exército, além de uma biblioteca. Até o final de março de 2020, há uma exposição dedicada aos 75 anos da Força Expedicionária Brasileira, trazendo totens explicativos sobre missões realizadas por soldados no Brasil e exterior.
Onde: Rua dos Andradas, 630
Horário: terça a quinta, das 10h às 16h. Sexta das 9h às 12h. Sábado, domingo e feriado, das 13h30 às 17h
Contato: (51) 3221-7147 e centralccmq@sedactel.rs.gov.br
Fone: (51) 3220-6366
Site: http://www.cms.eb.mil.br/index.php/home/cms-visitas-ao-museu-militar
Visitas guiadas para grupos via agendamento pelo fone (51) 3226-5883
Gostou? Agora conta nos comentários qual o seu museu preferido no Centro Histórico de Porto Alegre.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
- Rotas regionais para voar no Rio Grande do Sul
- Cheguei, e agora? Qual melhor transporte em Porto Alegre
- Evite imprevistos nas estradas gaúchas
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- O que levar a mala ou mochila
- Como ser um turista do bem em 9 dicas
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
Cidades e parques visitados no RS: