ROTEIRO

Melo, um pouco além da fronteira


A capital do departamento de Cerro Largo, no Uruguai, continua importante rota comercial, agrícola e pecuária, com pouco mais de 50 mil habitantes. Conto a seguir como foi a visita à Melo com dicas de hospedagem, eventos, como chegar e experiências.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre o país

Pegue as dicas para viajar de carro

Conta internacional é a melhor forma de levar dinheiro e aproveitar os benefícios ao turista.

Melo, Cerro Largo

Quem chega à cidade de Melo pela ruta 8, vindo de Acegua, se depara com um conjunto de esculturas de ferro instaladas no canteiro central. São do artista Nicolás Fariña chamadas “El pobre que va por pan” e homenageiam a evolução dos quileros começando pelo transporte a cavalo, bicicleta então moto carregada de botijões. Quileros são os mascates que mudam o foco do seu comércio informal conforme os produtos ficam mais baratos, tanto no Brasil quanto no Uruguai. No início, traziam açúcar, cachaça e erva-mate do Brasil. 

Escultura em ferro de homem em moto carregada de botijões fica na entrada de Melo
El pobre que va por pan” representa os quileros

Não vi nenhum quando passei por ali, mas dizem ser o cotidiano da cultura popular local, como foi retratada no filme “O banheiro do Papa”. O longa-metragem conta a história de como a cidade se preparou para receber o Papa João Paulo II nos anos 80.

Acolhedora, Melo exibe história, cultura e tradições, semelhante às cidades de fronteira do interior do Rio Grande do Sul, mudando o idioma e as personalidades. Terra de mulheres fortes, é a cidade natal da escritora Juana de Ibarbourou, da fundadora Maria Luisa Paz e da famosa Dona Caetana.

O que fazer em Melo

Em três dias é possível fazer estas atividades sem pressa, mas saiba que praticamente tudo estará fechado aos domingos, feriados e no horário da siesta (entre 12h e 14h).

Caminhar no centro

Observe os casarões históricos ao redor da Praça Constituição e seus monumentos (também possuí estátua do herói nacional Artigas como a maioria das cidades uruguaias). Os prédios históricos possuem placas na fachada com datas e curiosidades.

Melo começou ali, em 1795, exatamente no solar da esquina da avenida 18 de Julio onde a placa refere a Maria Luisa Paz como a primeira moradora da cidade. Já a segunda casa mais antiga era de Bento Gonçalves, o líder da Revolução Farroupilha era casado com a uruguaia Dona Caetana, nascida em Melo.

Casarão histórico no centro de Melo
A segunda casa mais antiga de Melo

Continue caminhando pelas próximas quadras e entre na Catedral de Nossa Senhora do Pilar (1876), então na Biblioteca Municipal Juana de Ibarbourou, entre as mais importantes do país. Neste, atente ao vitral colorido com peças originais no teto e na sala com livros restaurados. Também pode visitar o Museu Casa de Juana de Ibarbourou para ver como vivia uma das poetas mais famosas do Uruguai, o rosto dela está na nota de 1000 pesos uruguaios.

Vitral antigo e colorido
Vital na biblioteca

Curtir a natureza nos parques

São duas opções distantes poucos quilômetros do centro e um em frente ao outro. Bioparque é uma área arborizada que abriga fauna nativa e animais soltos na natureza em cerca de 30 hectares, onde pode praticar esportes. Já o Parque Rivera pode acampar ou circular de carro pelas estradas internas.

Degustar azeites no Olivares de Santa Laura

Uma fazenda dedicada à pecuária e à agricultura começou a plantar olivas em 2012 e hoje produz alguns dos melhores azeites do país. O cenário de 95 hectares com diferentes variedades de olivas é agradável em tons de verde, contrastando com o céu azul como no dia da minha visita. 

Mulher branca e morena veste blusa azul, bermuda branca e tênis amarelo caminhas entre as olivas de Santa Laura, em Melo
Entre as olivas de Santa Laura

Pode apreciar a paisagem e degustar o ano todo, porém, a melhor época para visitar é março e abril, quando acontece a colheita. É oportunidade de entender sobre os processos em tour guiado entre as máquinas e pomares. 

Embalagens de azeites Santa Laura na fazenda em Melo
Azeites Santa Laura

Santa Laura é uma empresa familiar com propriedade de portas abertas aos turistas que reservam com antecedência pelos contatos +598 99672300 e aove@santalaura.uy. Tem boa estrutura e oferece local para eventos.

Compras nos free shops

Reserve um dia de compras nos free shops da fronteira com o Brasil, Aceguá e Acegua, no Uruguai. Assim como o Chuí, nomes muito parecidos e apenas uma rua sem burocracia para mudar de país, desde que permaneça nos limites das duas cidades.

Descobrir histórias da fronteira na Posta del Chuy

Um passeio gratuito na estrada antiga entre Melo e Rio Branco. O local reformado na década passada, havia virado um museu moderno e tecnológico, está atualmente descuidado e parece abandonado, mas ainda vale a visita pelo cenário das construções de pedra de 1855, declaradas Monumento Histórico Nacional, e a natureza ao redor.

Construção de Pedra antiga em Melo. Mulher branca e morena veste blusa azul, bermuda branca e tênis amarelo encostada em tronco de árvore e gramado.
Construções de pedra na Posta del Chuy
Cartaz antigo com preços de quanto custava atravessar a estrada para Melo
Cartaz no museu

Essa foi a primeira construção feita com recursos públicos e privados no Uruguai porque o governo não tinha condições de manter a estrutura. Então construíram e a família Etcheverry ficou com a concessão por cerca de 90 anos. Ainda lucrou com a casa que virou hospedaria.

Localizado a cerca de 10 km de Melo por estrada de pedra paralela à ruta 26. Ao chegar, deve estacionar antes da ponte histórica e cruzar a pé. Na porta aberta, uma senhora na recepção resumiu a história do lugar e disse para eu visitar os ambientes. Com minha cara de decepcionada ao voltar, ela disse esperarem uma nova reforma em breve. A casa de pedra ao lado funciona para eventos e estavam trazendo a decoração festiva naquele dia. 

O valor atual do pedágio é fixo em todas as praças e conto os detalhes no artigo sobre viajar de carro pelo Uruguai.

Em outubro tem Encontro Internacional de Autos Clássicos

Esse evento reúne uruguaios e recebe muitos brasileiros e argentinos aficionados por carros antigos há quase 20 anos. Em 2024, será nos dias 18, 19 e 20 de outubro no Parque Rivera.

Aproveite a gastronomia uruguaia

Como recomendo em todas as viagens pelo país, prove os pães, doces, carnes, panchos e chivitos nas panaderias, heladerias, quioskos e parrillas como:

Sorvete em Melo
Não deixe de provar o helado uruguaio
Chivito tamanho família em Melo
Pedi um chivito família na casa dos meus amigos, comemos em 5

Sorveteria Grido
Onde: Remigio Castellanos, 733.

Parrillada La Rueda
Onde: Jose Pedro Varela, 645.

La Rural
Onde: Gral. Justino Muniz.

La Higuera
Onde: o restaurante do hotel Juana de Ibarbourou na ruta 8, km 402.

receba dicas do Uruguai por e-mail

Hotéis em Melo

O centro é o melhor lugar para se hospedar em Melo e fazer quase tudo a pé. 

Fiquei na casa de amigos, mas visitei a Posada La Comandancia e gostei muito. Foi o primeiro solar construído em Melo e exatamente onde a cidade começou em 1795. Por dentro, é todo reformado, com quartos charmosos e um pátio interno com piscina que dá vontade de passar horas relaxando. As suítes têm ar-condicionado, guarda-roupa, cafeteira, geladeira, micro-ondas, cofre e TV.

Piscina de pousada em Melo
Piscina Posada La Comandancia

Onde fica a cidade de Melo e como chegar

Melo fica no nordeste do Uruguai, pertinho da fronteira com o Brasil: Aceguá e Acegua.

Para chegar a Melo, evite o caminho que fiz desde Tacuarembó, a estrada é muito esburacada com trechos sem asfalto, atrasando a minha viagem de ônibus em mais de uma hora. Prefira vir pela ruta 8, distante 400 km de Montevidéu e 54 km de Acegua ou 87 km de Rio Branco pela ruta 26. 

A partir de Porto Alegre, o caminho mais curto é pela BR-116, em 481 km, passando a fronteira em Jaguarão. Se preferir entrar por Aceguá, serão 492 km pelas BR-290, BR-153, BR-473 e ruta 8.

Mapa de Melo, Cerro Largo

Dicas para economizar na viagem ao Uruguai

Lembre de levar pesos uruguaios porque ali já não aceitam reais como na fronteira e nem todos os estabelecimentos aceitam cartões.

Aproveite que o Uruguai é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu. Saiba como.

R$57

Botão para comprar guia Uruguai de Carro com as formas de pagamento

Se prefere todo o conteúdo para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Uruguai de Carro.

Uruguai de Carro
Viaje para o Uruguai de Carro e pegue todas as dicas aqui no Territórios

Prefira pagar restaurantes com cartão internacional para descontos no programa de benefícios ao turista estrangeiro, além de gastar só 1,1% de IOF. Não esqueça de pedir seu cartão Wise com antecedência e abastecer com pesos uruguaios, o cartão físico chega pelos Correios sem custo.

Use o nosso cupom de 10% de desconto no seguro viagem da Next.

Saia do Brasil conectado com e-sim da Airalo sem precisar tirar o seu chip de celular nem perder tempo nas lojas oficiais da Antel, só nesta empresa dá para comprar e-sim local.

Ao tocar nos links para o Booking.com, certifique-se de estar logado na sua conta, ou crie uma para aproveitar os descontos do programa Genius. Para quem já tem o aplicativo no celular, pode tocar nos links recomendados que o aplicativo já abre direto com os seus dados.

Fotos da cidade de Melo

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » EXPERIÊNCIAS » ROTEIRO » Melo, um pouco além da fronteira
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment