ECOTURISMO

Um Monte de surpresas


Além dos belíssimos jardins, o cume do Monte Roraima esconde instigantes formações rochosas que parecem seres nos espionando o tempo todo. Despertam nossa imaginação na tentativa de identificar semelhanças com o que conhecemos como rostos de pessoas, objetos e animais. Da mesma maneira como a brincadeira de enxergar desenhos nas nuvens.

Read in English

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre Roraima

Instigantes formações rochosas no topo do Monte Roraima
Instigantes formações rochosas

Formações Rochosas

São milhares de pedras pretas espalhadas pelo topo que foram esculpidas pelo vento e pela água durante milhões de anos. Elas assustaram os primeiros exploradores, inspiraram escritores e fascinam aventureiros até hoje (conheça essa história aqui).

Uma caravana de tartarugas?
Uma caravana de tartarugas?
Rostos dão as boas vindas na chegada ao topo
Rostos dão as boas vindas na chegada ao topo

A formação mais famosa é vista desde a estrada antes de começar a trilha, o Maverick. É o ponto mais alto do Monte Roraima e tem o formato do carro. Perto do topo encontramos a imagem que representa Makunaima e, logo em seguida, os guardiões. Os rostos de índios e camelos formam o portal de entrada para o cume e para começar a soltar a imaginação.

Vale Sucre
Tem cavernas aí dentro

Vida Selvagem no Monte Roraima

Sapo endêmico Oreophrynella Quelchii no Monte Roraima - Montanha na divisa dos países Guiana, Brasil e Venezuela
Sapo endêmico Oreophrynella Quelchii

Aparentemente não existe vida animal, mas o olhar atento percebe borboletas, libélulas, sapos, lagartos, centopeias e aranhas. Todos de cor escura camuflados nas pedras pretas do topo ou escondidos no meio da vegetação. A cor é devido ao excesso de melanina para protege-los das fortes radiações solares. Alguns só aparecem com o sol, outros só com a chuva.

Poça d'água lembra um jacaré
Poça d’água lembra um jacaré

E também pode trabalhar a criatividade olhando as nuvens, bastante expressivas, e as poças no chão. Estão vendo como essa viagem é perfeita para exercitar o corpo e a mente?

Camadas de nuvens vem com os fortes ventos formando imagens interessantes
Não esqueça de continuar prestando atenção nas nuvens

Mais textos sobre a expedição Monte Roraima:

Trilhas no mundo perdido

Dicas para subir o Monte Roraima

No topo do Monte Roraima

As dores de uma trilha longa

O dia a dia da expedição

O que levar na expedição de 6 dias

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » VENEZUELA » MONTE RORAIMA » Um Monte de surpresas
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

1 Comment

Write A Comment