PRAIA

Santa Marta, Colômbia: uma das cidades mais antigas da América do Sul


De todas as localidades chamadas Santa Marta que já visitei, essa é a mais bonita e animada. Situada entre o mar do Caribe, o pico costeiro mais alto do mundo e o parque nacional mais visitado da Colômbia, a primeira cidade colombiana fundada por espanhóis (1525) ressurge para o turismo, trazendo todo o seu legado histórico e belezas naturais.

Santa Marta teve seu auge no período colonial em meio a invasões, batalhas e piratas. Então Cartagena tirou seu posto, mas quando pergunto aos colombianos onde ficam as praias mais lindas do país, é unanime: Santa Marta! Por conta das montanhas na costa e toda diversidade natural. Fui lá para comprovar e adorei, conto tudo a seguir.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre o país

Gostaria de reservar hotel? Veja os visitados na Colômbia

Saiba quanto custa o seguro viagem no orçamento gerado em segundos

O que fazer em Santa Marta: roteiros por tema

Prédios moderno e histórico em Santa Marta
Contraste arquitetônico em Santa Marta

Centro Histórico de Santa Marta para cultura, história e agito

É por onde deve começar o seu roteiro e voltar várias vezes para agradáveis caminhadas. Entre a Carrera 5, a Bahia de Santa Marta e o Malecón de Bastidas vai encontrar muitos grafites, casas coloridas, restaurantes, comércio e música por todos os lados, conforme vai caminhando vai mudando a trilha sonora. Quando chega na orla parece mais silencioso com barulho de água, ao menos até passar uma chiva animada e colorida.

Vielas coloridas e iluminadas na noite de Santa Marta
Viela no Centro Histórico

Vale se perder pelos becos e ruas estreitas, visitar o Museo del Oro, tirar foto no letreiro, sentar na Plaza de Bolívar, entrar na Catedral Basílica de Santa Marta (1765) e ver o movimento do Parque de Los Novios, principalmente nos finais de semana. Pausa para apreciar o pôr do sol na Playa Los Cocos ou na Marina e volta para curtir o astral noturno com ruas iluminadas e coloridas.

Casas coloniais e vendedora ambulante
Casas coloniais e vendedora ambulante

A orla entre Bahia de Santa Marta e Malecón de Bastidas foi renovada e tem uma luz maravilhosa nos finais de tarde. Ali fica o letreiro e na rua em frente vários restaurantes com cadeiras e mesas nas calçadas, música alta e burburinho. Não deixe de pedir café, a bebida vem de Minca, uma zona cafeeira próxima, na Sierra Nevada.

Letreiro Santa Marta
O letreiro fica no Parque Camellón

As praias para relaxar

Cheguei desesperada por um banho de mar e pedi recomendação de uma praia linda e fácil de chegar no meio da tarde. Recomendaram Taganga, um vilarejo vizinho porque as praias do centro são portuárias e nessa teria sol por mais tempo. Mas há várias opções entre o centro e o aeroporto e deixo as mais interessantes:

Mirante com vista para mar azul e montanhas verdes, pessoas apreciam a vista
Mirante um pouco antes de chegar a Taganga

Taganga

Uma pequena vila de pescadores com visual incrível e mar calmo, distante 5 km do Centro Histórico. Pode contratar um passeio de barco pelas ilhas, comer nos restaurantes pé na areia e parar no mirante para ver tudo do alto. Também subir as montanhas ao leste e fazer trilhas para diversas outras praias.

Playa Los Cocos

Não é a mais bonita, mas é a praia limpa mais próxima do centro e da marina para ir a pé. Linda para assistir ao pôr do sol.

Final de tarde na praia com prédios altos e montanhas de Santa Marta
Playa Los Cocos

Playa Blanca

Acessível somente por barco e dizem ser um passeio maravilhoso, porém, concorrido. Ficou para a próxima.

Rodadero

Se busca mais beleza e agito, Rodadero fica 15 minutos de carro do centro e concentra restaurantes, hotéis e saídas para diversos passeios. A orla também foi renovada e conta com ótima infraestrutura.

Playa Bello Horizonte e Playa Dormida

Para águas tranquilas, melhores hotéis, residências modernos e de alto padrão, além de ser próximo ao aeroporto.

Os parques para imersão na natureza

Além dos parques urbanos mencionados no Centro Histórico, não deixe de visitar os atrativos responsáveis por atrair mais turistas para essa região: Parque Tayrona e Sierra Nevada. Em três dias tive que escolher um, mas voltarei com certeza.

Para situar culturalmente, Tayrona foi uma civilização indígena bastante desenvolvida aniquilada pelos espanhóis. Atualmente, restam apenas alguns descendentes distantes de fugitivos ou escravizados. A região onde habitavam virou o Parque Nacional Natural Tayrona. Uma grande área protegida entre praias paradisíacas e selva com uma enorme biodiversidade. Fica 34 km de Santa Marta por estrada ou mais rápido e balançado de barco. Contratei o tour com trilha pesada até o Cabo San Juan del Guia e contarei os detalhes em um próximo artigo.

Água doce, areia de praia, mar azul, rochas e vegetação ao fundo. Céu azul com nuvens e pessoas aproveitando a praia perto de Santa Marta
Cabo San Juan del Guia

Para o outro lado e 42 km da costa, está a Sierra Nevada, a segunda área protegida mais antiga da Colômbia (1964) e um dos parques naturais mais importantes do país. Também é Reserva da Biosfera e Patrimônio Mundial da UNESCO. Ali fica o Pico Cristóbal Colón de 5.775 metros de altitude, além de ser a montanha mais alta da Colômbia, é um dos maiores desníveis do mundo por ter a base no nível do mar. Também tem a zona cafeeira na cidade de Minca e a Ciudad Perdida, ruínas sagradas para os indígenas desde o ano 800, séculos mais antiga que Machu Picchu.

Mulher caminha em Santa Marta em frente a parede amarela com janela e grafite de indígena
Caminhando no Centro Histórico de Santa Marta

O que fazer em Santa Marta de graça

Achei a viagem a Santa Marta muito econômica, mas pode ser ainda mais com atrativos gratuitos como os parques, praias, praças e monumentos.

Por exemplo, o Museo del Oro exibe objetos arqueológicos da Sierra Nevada em um casarão do século XVIII com entrada franca. Embora a praia Bahia Concha faça parte do Parque Tayrona, não cobra ingresso. O lado ruim é estar sempre lotada, dizem os locais.

Uma alternativa para visitar esses lugares com um guia de turismo contando os detalhes é contratar um tour onde paga um valor mínimo ou mais se achar que o profissional merece. Na Civitatis tem o Free tour por Santa Marta.

Hospedagem em Santa Marta e segurança

Saindo do Centro Histórico é como as cidades latinas com casas amontadas, ruas esburacadas e sensação insegurança a noite. Portanto, melhor se hospedar nos lugares turísticos como nas praias Rodadero, Bello Horizonte ou Centro Histórico. Me hospedei no que seria o último limite seguro para sair sozinha durante o dia, em grupo tranquilo e voltava de táxi quando ficava tarde.

As grandes redes de hotéis e resorts ficam próximo ao aeroporto e na beira de praias ótimas. Mas para quem visita pela primeira vez, achei mais interessante ficar pelo Centro Histórico e fazer a maioria dos atrativos a pé.

Fiquei 3 dias no Soy Local Santa Marta e achei ótimo, apenas um pouco longe das praias, mas perto do centro histórico para os passeios noturnos. A suíte é ampla e confortável com decoração contemporânea e cozinha com itens básicos. Ar-condicionado foi imprescindível no calor úmido da região, mas o fato da ducha não ser aquecida incomoda, infelizmente é o comum no Caribe. Os locais tomam banho gelado e ponto. Outro ponto ruim foi wi-fi não funcionar bem nos quartos, era rápida apenas nas áreas comuns.

Hotel na Colômbia: suíte Soy Local Santa Marta
Suíte ampla com cozinha

O café da manhã é diferente a cada dia, mas sempre terá frutas, cereais, suco natural, café, chá e o prato principal, geralmente com ovos, servido na mesa. Na área comum um bar com coquetéis e piscina sempre movimentada.

Outras recomendações de hotel em Santa Marta:

Oasis Fresh Hotel pareceu a melhor localização quando passei em frente e deu vontade de tomar banho naquela piscina animada, também é recomendado por influencers.

Resort Hilton Santa Marta é o all inclusive com melhor nota no Booking.com e fica ao lado do aeroporto.

Taganga é o local mais econômico para se hospedar e ficar de boa curtindo o astral de praia tranquila e hippie, mas a estrutura é simples e se for algo nas montanhas pode ter acesso difícil, porém a vista é linda.

Quanto tempo e quando ir a Santa Marta Colômbia?

A alta temporada vai de dezembro a abril com mais dias de sol e calor, porém, junho é verão no hemisfério norte e estava movimentado no meu fim de semana por lá. De maio a novembro há maior probabilidade de chuva, mas só vi nuvens e poucos pingos (bom para refrescar), já o clima tropical muito úmido deu para sentir forte em junho. Dizem que o mar é gelado por conta dos rios nascentes das montanhas da Sierra Nevada, pessoalmente achei a temperatura da água agradável e realmente menos quente ao padrão Caribe.

Três dias é um tempo bom para a cidade, já para conhecer os arredores, no mínimo 5 dias conforme o que deseja visitar. Gostaria de ter ficado 1 semana bem tranquila e ter ido até Palomino que dizem ter as praias mais lindas da região. Também adoraria de ter feito a trilha até Ciudad Perdida que leva 5 dias. Um amigo foi de cavalo e adorou, mas disse ser roots e precisa de um bom planejamento.

Tours

Santa Marta é uma ótima base para vários passeios nos arredores como Minca, Ciudad Perdida, Parque Tayrona e Palomino. Como nem todos têm acesso fácil ou boa infraestrutura, vale verificar os tours partindo dali:

Como chegar e circular

Dá para voar direto das maiores cidades da Colômbia para o aeroporto internacional Simón Bolivar, localizado na área próxima aos prédios modernos e resorts a 18 km do centro. Eu voei partindo de Bogotá e dali viajei para Medellín.

Para chegar ao Centro Histórico é fácil e acessível pegar um táxi no aeroporto. Assim como circular pelas praias mais distantes em grupo. Sozinha, vale contratar um tour pelas praias para conhecer outros viajantes e pareceu ser mais seguro. Transporte por aplicativo não existe, o jeito é pegar o táxi na rua e negociar o preço antes. Peguei no primeiro dia porque estava desesperada por um banho de mar no Caribe e perto do centro é porto, as melhores praias ficam para o leste. O taxista me deu o telefone para chamar mais tarde, pois disse ser difícil pegar em Taganga, mas foi fácil ou eu que dei sorte. Melhor ter o telefone de algum e internet no celular.

Alugar carro e usar ônibus também são viáveis, mas para quem tem bastante tempo, pois o trafego nas estradas colombianos é imprevisível. Transporte de e para Barranquilla ou Cartagena (5 horas de carro) parece bom, outras cidades acho muito longe.

Onde comer

A comida no caribe colombiano é muito melhor que no resto do país, aqui é o lugar para aproveitar os melhores restaurantes e abusar dos frutos do mar. Os mais animados e acessíveis estão no Centro Histórico, principalmente ao redor da Plaza de Los Novios como Donde Chucho Gourmet.

Rua movimentada e iluminada no centro de Santa Marta. Luzes coloridas e grafites
Restaurantes para todos os paladares

Cartagena x Santa Marta

Por fim, durante a viagem pela Colômbia sobraram 3 dias para o Caribe e optei por Santa Marta pela recomendação dos amigos colombianos, por ter as melhores praias, muita natureza e custo mais acessível. Foi uma ótima escolha após ter visitado as ilhas San Andrés e Providência anos atrás.

Comparando com Cartagena, que pode fazer tour de uma para outra, mas recomendo ficar alguns dias em cada (ainda não fui, contudo, há relatos de amigos aqui no site), em Santa Marta vai encontrar autenticidade e muito mais turistas colombianos do que estrangeiros. Se busca um destino urbano com Centro Histórico mais preservado e melhor infraestrutura, Cartagena deve ser melhor e quero visitar em janeiro para aproveitar o famoso Festival de Música Clássica.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » COLÔMBIA » SANTA MARTA » Santa Marta, Colômbia: uma das cidades mais antigas da América do Sul
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment