Essa semana levei um casal de amigos de Porto Alegre, Jorge Walteman e sua esposa Simone Rohrig, para subir a Serra e conhecer o Alpen Park, um dos principais pontos turísticos na belíssima cidade de Canela. Assim como eles, eu também não conhecia pessoalmente o parque inaugurado em 2003. Apenas tinha ouvido falar, e muito bem.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul
Ingressos e passeios na Serra Gaúcha e outros destinos
Alugue um carro e rode pelas estradas gaúchas com maior liberdade
O que fazer em Canela: Alpen Park
As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.
Para quem gosta de diversão, vale a pena passar um dia no local e experimentar todos os brinquedos com a compra do “passaporte”. Na ocasião, tivemos a oportunidade de assistir, com exclusividade, ao lançamento nacional do filme Scooby, experiência em 4D. A película, exibida em uma pequena sala de cinema, tem 15 minutos de duração e é uma versão adaptada do filme exibido pela Warner Bros em 2020.
O filme do Scooby em 4D (quarta dimensão) fica em cartaz por tempo indeterminado e é muito divertido. Explicando melhor: o cinema em 4D é uma produção que combina o filme de 3D (três dimensões), que envolve altura, largura e profundidade, além dos efeitos físicos que ocorrem durante a exibição. Exemplo: em uma cena de vento, é possível sentir o frescor da brisa no rosto. Um espirro do personagem, pode fazer respingar água em que assiste ao filme, e por aí vai. Assista ao filme e sinta as emoções!
Sobre o Alpen Park
Com quase 20 anos de história, o Alpen Park de Canela, com 60 hectares, é um dos maiores complexos de aventura, diversão e entretenimento na Serra Gaúcha. Uma das principais atrações é o Trenó da Montanha, importado da Alemanha.
A estrutura possui 37 trenós, que lembram os de neve utilizados na Europa, e possibilitam um belo passeio de cerca de cinco minutos, em meio a mata nativa que cobre a região. O trajeto percorrido é de 900 metros e a velocidade do trenó pode alcançar até 40 km/h. O turista mesmo que regula a velocidade do brinquedo, podendo frear ou acelerar.
Andamos na montanha-russa, batizada como Alpen Blizzard. O brinquedo conta com percurso de 438 metros, tem 15 metros de altura e alcança uma velocidade de 55 km/h. A volta dura cerca de dois minutos, tempo suficiente para uma descarga de adrenalina.
Outro brinquedo que faz a “alma sair do corpo” por alguns segundos é o Alpen Turbo Drop, uma torre de 20 metros de altura em que os visitantes sobem através de um elevador giratório. Lá de cima a vista para o vale é incrível, mas ao chegar no topo, o aparelho desce em queda livre, sendo desacelerado por um sistema de frenagem magnética.
Arvorismo e tirolesa
Aos amantes de aventura, o Alpen Park também oferece atividades ao ar livre, como tirolesa e arvorismo. A tirolesa consiste em um cabo aéreo ancorado entre dois pontos, pelo qual o praticante se desloca por roldanas conectadas por mosquetões a um arnês. Nesta atração, o turista tem a oportunidade de percorrer 190 metros de extensão a 50 metros de altura.
Para retornar ao ponto de origem, o visitante caminha alguns metros por uma trilha, totalmente sinalizada, onde embarca para a segunda tirolesa com 110 metros de extensão e 40 de altura. Vale lembrar que todo o percurso é monitorado por funcionários qualificados e sempre atentos à segurança do turista.
O arvorismo é outro entretenimento do Alpen Park que atrai centenas de visitantes. Nesta atividade, o turista testa seus limites e a superação do medo, principalmente de alturas. O trajeto, entre as copas das árvores, dura em média 30 minutos (depende da velocidade de cada um) e o visitante pode caminhar por oito passarelas. Esse percurso é preparado de maneira estratégica, utilizando cabos de aço e cordas para a segurança do turista que é sempre acompanhado por um monitor.
Além dessas atividades, o parque dispõe, na área central, de uma pequena vila, inspirada na arquitetura e cultura dos alpes suíços e alemães. Chamada Vila Alpina, o local conta com lojas temáticas em um ambiente acolhedor para toda a família.
Tome Nota
Endereço: Rodovia Arnaldo Opptiz, 901, com estacionamento pago.
Horário: das 9h às 17h20
Ingressos: a partir de R$ 109 na Brocker.
Essa viagem foi um bate e volta, para quem for se hospedar, Roberta recomendada a Pousada Vila 505. RESERVE AQUI.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
- Rotas regionais para voar no Rio Grande do Sul
- Cheguei, e agora? Qual melhor transporte em Porto Alegre
- Evite imprevistos nas estradas gaúchas
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- O que levar a mala ou mochila
- Como ser um turista do bem em 9 dicas
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
Cidades e parques visitados no RS: