DICAS AOS VIAJANTES

Road trip pelo Uruguai: o que precisa saber antes de ir


Se eu fizer a média de quantas vezes fui ao Uruguai, o resultado é, no mínimo, uma vez por ano desde criança. Isto porque nasci a poucos quilômetros da divisa e meus pais são da fronteira. Já fui de avião, de carona, em ônibus, de moto, organizei excursões… enfim, de todas garanto que o melhor jeito é uma viagem de carro. O país é pequeno, são muitas paradas interessantes, as estradas são boas e nem sempre o transporte público é fácil.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre o país

Pegue as dicas para viajar de carro

Seguro viagem é obrigatório no Uruguai. Faça orçamento aqui.

Conta internacional é a melhor forma de levar dinheiro e aproveitar os benefícios ao turista.

Ainda não fiz todas as rotas possíveis e o meu ponto de partida sempre foi Pelotas (mesmo morando em São Paulo ou Porto Alegre a viagem começa com a parada básica na casa dos pais), mas já tirei dúvidas de muita gente que não é do extremo sul do Brasil. Como o interesse no país tem aumentado bastante, vou responder tudo por aqui em tópicos e deixo o espaço aberto para sugestões e perguntas nos comentários.

receba dicas do Uruguai por e-mail

Viagem de carro pelo Uruguai

Ruta 1 saindo de Colônia de Sacramento em direção à Montevidéu
Ruta 1 saindo de Colônia de Sacramento em direção à Montevidéu

Documentos para entrar no Uruguai

Desde a pandemia, a lista aumentou e pode ser alterada a qualquer momento, confirme sempre antes de partir. As novas exigências:

  • CARTEIRA DE IDENTIDADE em bom estado e com foto recente (emitida não mais que dez anos atrás) ou PASSAPORTE válido. Crianças de até dois anos entram com a certidão de nascimento. Importante: carteira de motorista não vale como documento de identidade!
  • CARTA VERDE (explico no próximo ítem)
  • CARTEIRA DE MOTORISTA
  • DOCUMENTO DO CARRO depende do nome de quem está o veículo:

CARRO OU MOTO PRÓPRIO

Se o proprietário do carro estiver presente, basta apresentar os documentos em seu nome.

Se estiver em nome de uma empresa, mesmo que o dono da empresa esteja presente, tem que apresentar o contrato social ou uma autorização da empresa, reconhecida em cartório, para um dos viajantes.

CARRO OU MOTO ALIENADO OU EM NOME DE QUEM NÃO ESTÁ PRESENTE

É obrigatório uma autorização do proprietário permitindo a saída do veículo do país. Deve ser registrada em cartório e pronto, não precisa do registro consular como informado em alguns sites. Custa caro e nunca foi exigido nas minhas viagens.

Se o carro estiver no nome de um banco ou financeira é preciso a autorização da empresa para sair do país com o carro. Peça com antecedência!

  • DOCUMENTO DA CARRETA precisa ter os documentos em dia da mesma forma que o carro, não precisa pagar IPVA, mas precisa de emplacamento em dia e em nome de um dos ocupantes do veículo.

TODOS OS DOCUMENTOS DEVEM ESTAR IMPRESSOS.

^ Voltar início ^

Aluguel de carro

A princípio, não existe a possibilidade de alugar no Brasil para uma viagem de carro pelos países vizinhos porque as locadoras não autorizam. Contudo, alguns leitores do Territórios deixaram nomes de empresas que permitem (veja nos comentários). A informação é que o valor da diária dobra de preço e nem sempre vale a pena.

Para uma viagem de carro pelo Uruguai, o menos burocrático é alugar um veículo no país, no entanto, as locadoras estão nas cidades longe da fronteira como Montevidéu ou Punta del Este. Melo (perto de Bagé) é cidade mais perto da fronteira com uma opção de aluguel de carros. É preciso viajar de ônibus ou avião antes de sair dirigindo por lá.

Turistas brasileiros estão isentos de pagar o imposto IVA (18,5%) para alugar carros no país.

Aproveite que o Uruguai é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu. Saiba como.

R$44,90

Botão para comprar guia Uruguai de Carro com as formas de pagamento

Se prefere todo o conteúdo para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Uruguai de Carro.

Uruguai de Carro
Viaje para o Uruguai de Carro e pegue todas as dicas aqui no Territórios

^ Voltar início ^

O Que é e como tirar a Carta Verde

Carta Verde é o seguro contra terceiros exigido para entrar com qualquer veículo no Uruguai. Mas só vale para os outros porque o carro que o contratou não está segurado por este documento.

Alguns bancos, corretoras de seguros e despachantes providenciam e o valor é determinado conforme o tempo de estadia. Para quem tem o carro segurado no Brasil, o melhor jeito de conseguir a carta verde é ver com o profissional que fez o seguro do carro. Conforme o período da viagem vale contratar o seguro que já inclua a carta verde por um ano. Por exemplo, meus pais fazem isso porque viajam com frequência.

Solicite com alguns dias de antecedência ou pague caro com os despachantes na fronteira. No Chuí tem plantão 24 horas.

Ponte faz a fronteira entre Jaguarão e Rio Branco
Ponte faz a fronteira entre Jaguarão e Rio Branco

Atravessar a fronteira

Seja qual for a fronteira, pare e vá até a aduana, mesmo que pareça fechada. Tem que pegar o permiso (tipo um visto) carimbado para entrar no país e é obrigatório devolvê-lo na saída para evitar problemas quando voltar. O prazo de permanência para turistas é de 90 dias renovável por mais 90. O procedimento é rápido e sem custo, mas em feriadões comuns aos dois países pode ter fila. Será muito mais rápido se tiver passaporte.

Pedágios

A maioria dos pedágios fica perto de Montevidéu, Punta del Este e Colônia de Sacramento (veja no mapa do Uruguai abaixo). Se for viajar para conhecer as praias do Departamento de Rocha (entre Barra del Chuy e La Paloma) não vai pagar pedágio. Se o destino for a capital, vai pagar somente um pedágio escolhendo a ruta 5 ou ruta 8. Sendo mais curto o caminho via Rio Branco. Os valores para 2023 são a partir de $122 pesos uruguaios.

Papel-moeda não é mais aceito nas praças de pedágio, cada veículo deve ter sua tag recarregável antes de pegar a estrada. O adesivo (tag) está disponível gratuitamente em postos de gasolina, bancos e no pedágio e pode ser recarregada online. O veículo sem exibir o adesivo não terá passagem e possível multa até ter a tag carregada com o valor necessário.

Como fazer tag de pedágio para a viagem de carro no Uruguai: 

O mais indicado é comprar o selo antes de pegar a estrada e ir abastecendo conforme necessidade. O selo pode ser comprado e recarregado nas próprias praças de pedágio ou nas agências da RedPagos e Abitab existentes por todo o país. Para recarga a qualquer hora e informações atualizadas, acesse o site telepeaje.com.uy, a compra de créditos é feita pelo número do selo. Mas tenha forma de pagamento em cartão disponível porque poucos lugares aceitam esse pagamento em papel-moeda. Recomendo a conta internacional Wise para evitar o alto IOF do cartão de crédito. 

Para não se preocupar com pedágio no início da viagem de carro, o turista estrangeiro pode fazer o cadastro solicitando o “Pase Turista” antes de pegar a estrada, então terá 24h para fazer o pagamento ao chegar ao destino.

Acesse o site telepeaje.com.uy/paseturista ou aplicativo Telepeaje UY e informe os seus dados.

Combustível

Ser mais caro ou mais barato abastecer o carro no Uruguai depende da situação econômica de cada país. Eu já vivi os dois momentos e, atualmente, custa o dobro abastecer por lá. Vale aproveitar os postos de gasolina das fronteiras com Brasil e Argentina para encher o tanque. Por outro lado, caro é relativo porque a gasolina uruguaia é pura (não tem misturas) e faz mais quilômetros por litro.

O valor do litro da gasolina estava, em média, $75 pesos uruguaios em novembro de 2023.

viagem de carro
Paisagem na Ruta 1

Regras de trânsito

As regras para cinto de segurança, transporte, bebida alcóolica e equipamentos obrigatórios no veículo são as mesmas no Brasil. Mas é comum ver carros uruguaios bem velhos desrespeitando isto. Por exemplo, crianças no porta-malas, pessoas nas caçambas e outros carregando a maior tralha em cima do carro.

Brasileiros devem prestar atenção ao uso do farol de luz baixa. É obrigatório de dia e de noite em áreas urbanas, interurbanas e rurais. Agora esta regra também vale no Brasil.

As multas devem ser pagas na hora em que for parado por um policial cometendo alguma infração ou o carro será apreendido. A dica é andar com pesos uruguaios na carteira e respeitar os limites de velocidade, maior causador de multas.

A preferencial nas estradas é sempre no sentido de quem vai para a capital.

E uma dica importante para quem escolhe o caminho pelo Chuy. No trecho da BR-471 que passa pela Reserva Ecológica do Taim tem vários pardais. Como a estrada é pouco movimentada, as pessoas não respeitam o limite de 60 km/h na reserva e são multadas com frequência. Além da multa, é prudente respeitar o limite de velocidade porque tem muitos animais na pista e o estrago pode ser grande.

viagem de carro
Paisagem na Ruta 16 que leva a Cabo Polonio

Roteiros para uma viagem de carro

O trajeto depende do tempo disponível e interesse de cada um. As estradas no Uruguai são bem sinalizadas e melhores do que muitas no Brasil. Pode viajar para qualquer lado sem medo.

Nos meses mais quentes a sugestão é ir pela costa para aproveitar o agito das praias e passar um verão diferente. Nos outros períodos somente Montevidéu e Colônia de Sacramento não parecem cidades desertas. Pra quem gosta de tranquilidade é bom, mas é completamente diferente da alta temporada. As cidades de fronteira são bem movimentadas nas vésperas de feriados e alta temporada, mas apenas em horário comercial.

Também pode atravessar o país e chegar a Buenos Aires em menos de 10 horas. Pode conhecer os pampas ou lagoas e voltar pelo litoral. Ou pode ir direto a Montevidéu, que vale a pena o ano todo. Veja no mapa as cidades que recomendo visitar e algumas rotas partindo de Porto Alegre ou Pelotas.

Mapa com rotas para viajar de carro no Uruguai

Entre os roteiros, o mais tradicional inclui Montevidéu, Colônia de Sacramento e Punta del Este. Portanto, gravei cenas nas estradas para mostrar como são as rutas 1, 8 e 9.

Tome Nota: viagem de carro ao Uruguai

As fronteiras com melhor infraestrutura (restaurantes, hotéis e free-shops) são Rivera, Artigas, Rio Branco e Chuy. As praias que mais frequento no litoral.

Para atravessar o rio Uruguai e chegar na Argentina são três cidades: Paysandu, Fray Bentos ou Colônia de Sacramento (balsa).

O caminho mais curto entre Porto Alegre e Montevidéu é por Rio Branco.

Reserve os hotéis no Booking (passo-a-passo aqui), saiba qual melhor moeda levar para o país.  e faça o seguro assistência em viagem utilizando o cupom de desconto para os leitores do Territórios.

Leve seu pet no carro, saiba o que precisa fazer antes da viagem clicando no link.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » URUGUAI » Road trip pelo Uruguai: o que precisa saber antes de ir
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

402 Comments

  1. Jone Quest Reply

    Olá Roberta, muito bom seus posts sobre o Uruguay. Estava pretendendo sair de Joinville-SC para Uruguay no inicio de Janeiro/20, mas já vi que, devido ao Covid-19, não é possível entrar lá 🙁

    • Roberta Martins Reply

      Oi Jone, obrigada. Esse verão ainda não, estou aqui pertinho da fronteira frustrada por não poder entrar. Mas vamos torcer para a situação melhorar no Brasil, assim as fronteiras devem abrir ao longo do ano

    • Ola Jone, quem sabe o Uruguay estará fechado por um longo tempo, mas eu lhe convido a vir ao RS e ter uma experiência bastante similar e igualmente agradável. O nosso pampa parece internacional mesmo para os gauchos da metade norte. Eu lhe indicaria para visitar Pelotas, Chuy e sua Barra, o ponto mais meridional do Brasil e com a maior praia do mundo. Também indicaria uma visita a Jaguarão e Santana do Livramento, la voce pode dar uma escapadinha para o Uruguai pois não existe uma fronteira controlada na cidade de Rivera. Se ainda tiver tempo visite Piratini e Bage. Muita carne e paisagens infinitas de campos… O Pampa em sua magnanimidade.

      • Roberta Martins Reply

        Com certeza Tiago, vale muito a pena viajar pelo sul do Rio Grande do Sul. Obrigada por seu comentário.

  2. Boa noite. Pretendo ir um dia, mas com motorhome. Você acha seguro o Uruguai pra isso?

    • Roberta Martins Reply

      Ola Andrea, muito mais seguro que o Brasil, com certeza, mas nenhum lugar é 100% seguro. Acredito que parar em parques e campings é o melhor. Um amigo veio de bicicleta desde o México até Patagônia acampando em 2017, ele achou o Peru o mais perigoso e Uruguai o mais seguro.

  3. Mariane Brumatti Reply

    Olá Roberta! Estamos programando uma viagem de Curitiba ao Uruguai, passando pelo Vale dos Vinhedos no RS. Já vi o limite de 12l por adulto na saída do Uruguai para o Brasil, mas tem limite de bebida alcoólica do Brasil para o Uruguai? Pergunto isso para podermos programar se passamos no Vale dos Vinhedos na ida ou na volta. Obrigada e parabéns pelo blog.

    • Roberta Martins Reply

      Oi Mariane, sugiro verificar no site do governo do Uruguai, talvez nem tenha regra. Quem determina essas 12 do Brasil é a Receita Federal. Não sei dizer certo porque sempre volto com vinho, nunca levei.

      • Mario Damazio Reply

        Oi Roberta, estou programando um viagem de carro para o Uruguai, de Jaguarão até Montevidéu são algo em torno de 420km, a pergunta é, tem posto de combustível nesse trajeto.

        • Roberta Martins Reply

          Oi Mario, tem sim e o combustível deles tem melhor qualidade que o nosso, dura mais. Quando chegar o momento da viagem, é bom procurar no Google mapa para ter uma ideia das localizações e se programar.

  4. Olá, eu e meus amigos pretendemos viajar para o Uruguai com um carro alugado partindo de Porto Alegre. Entretanto, acabo de ver em outro site que desde novembro de 2018 não é mais possível atravessar a fronteira com carros alugados. Gostaria de saber se isso é verdade ou não, pois a locadora também não falou nada a respeito e não estou conseguindo encontrar mais informações sobre isso

    • Roberta Martins Reply

      Olá thiago, eu nunca consegui alugar carro porque as locadoras não permitem sair do país, mas alguns amigos já conseguiram pagando caro por isso. Não existe proibição do governo, se o proprietário do carro fizer uma autorização liberando a entrada do carro no Uruguai não há problema algum. Você deve falar na locadora que vai atravessar a fronteira e eles dizem se pode ou não. Com a autorização descrita nesse texto, você viaja normal.

  5. oi Roberta estou saindo de Curitiba, sabe me dizer o melhor roteiro e as cidades melhores para parar, vou até Montevideo e tenho 12 dias ida e volta.

      • silvio celso Bueno Reply

        Oi Roberta. Entrei de carro pelo Chuí e acho que fui multado por pardal. Você sabe se na aduana vão cobrar eventuais multas?

        • Roberta Martins Reply

          Oi Silvio, se foi multado no lado Uruguaio teria recebido o aviso e teria que pagar na hora. Se foi no Brasil, leva a partir de 15 dias para ser notificado. Minha mãe quase sempre leva multa no trajeto entre Pelotas e Chuy, a estrada é muito monótona

  6. Hamilton Moraes Reply

    Ola Roberta,
    Pretendo ir ao Uruguai de carro com esposa, filho (9 anos) e a sogra em janeiro/20.
    Somos de Matogrosso do sul, passaremos a virada do ano em Floripa, acampamos uns dias em Garopaba, depois partirmos em direção a Punta e depois para Montevideo.
    Camping, definitivamente, é uma das nossas preferencias para hospedagem. Pelo custo, pela aventura e muito mais.
    Gostaria de dicas para acampar no Uruguai

    • Roberta Martins Reply

      Olá Hamilton, Uruguai é ótimo para acampar. Mas o povo local lota os campings a partir de 1 de janeiro, ainda mais que o litoral do país anda bem carinho comparado aos anos anteriores. Meu lugar preferido que dá evitar a multidão é o Parque Santa Teresa https://territorios.com.br/o-parque-santa-teresa/, mas há várias praias para explorar pela ruta 9 e 10.

  7. Mateus martins gonçalves Reply

    Olá Roberta! Gostaria de pedir sua ajuda, visto que irei ao Uruguai em dezembro. Qual seria um roteiro de carro mais proveitoso de 5 dias, sendo partiremos de Montevideo e devemos retornar a Montevideo? Pelo que vi Colonia del Sacramento e Punta del Leste ficam em sentidos opostos.
    Grato desde já !

      • Mario Damazio Reply

        Roberta, vou entrar no Uruguai por Jaguarão, a saída será por Riveira, onde devolvo o visto de entrada em Riveira.

        • Roberta Martins Reply

          Oi Mario, deve parar na Aduana de Rivera e devolver. Não terá barreira ou parada obrigatória, mas sua obrigação como turista é encontrar o endereço para devolver. Sugiro confirmar no momento da entrada no Uruguai o endereço da Aduana de Rivera atualizado (pode ter mudado).

  8. Sabe se no uruguai pode transportar pessoas na cacamba? Pois vimos muitos carros assim em punta

    • Roberta Martins Reply

      Oi Felipe, as leis de trânsito no Uruguai são mais amenas que as nossas no Brasil, mas as multas são pagas em dinheiro no momento da autuação ou o veículo é apreendido, na dúvida, melhor perguntar para as autoridades locais quando estiver por lá.

  9. Ola! Tudo bem² Muito bom blog e excelente conteudo! Vamos em maio agora e vamos de Kombi, aqui no Brasil é comum ficarmos em postos de gasolina para pouso, assim economizando, no Uruguai tambem tem essa facilidade? Como encontrar?

  10. Olá Roberta, agradeço muito se puder me ajudar, minha dúvida pode ser de outras pessoas também.
    Sou brasileiro e estou com viagem marcada para semana que vem, pretendo mais uma vez fazer turismo de uma semana no Uruguai juntamente com minha esposa. Minha dúvida é a seguinte, na última vez que realizei essa viagem não me recordo de dar aviso de saída na fronteira(Chuí) pois não havia nenhum bloqueio. Terei algum problema para entrar novamente?
    Agradeço muito o retorno.

    • Roberta Martins Reply

      Oi Tiago, se já estava automatizado na sua última viagem, terá que pagar uma multa. Se não estava, ninguém vai saber que não deu saída. Hoje deve parar na Aduana e devolver sempre a saída ou carimbar o seu passaporte para evitar problemas futuros

  11. Jordao Mota Goncalves Reply

    Olá, Roberta, tudo bom? Estou com viagem marcada pelo Uruguai de 23/fevereiro até o final do carnaval. Vou pegar um voo até Porto Alegre, pegar um ônibus até Chuí, atravessar a fronteira e tentar pegar um ônibus para Punta del Diablo. Achei os horários meio complicados, ao pesquisar na COT e na Rutas del Sol. Você conhece alguma outra empresa que faça essas rotas? Além disso, por fazer a travessia a pé, não estou apto a contratar um seguro-viagem, segundo contato telefônico que fiz com a Mondial/Allianz. Sabe se há outras opções nesse sentido? Se puder me ajudar, ficarei bem grato 😉

    • Roberta Martins Reply

      Olá Jordão, tudo bem!
      Somente essas duas empresas de ônibus partem do Chuy. Outra opção é Pluma, tem ônibus leito partindo de Porto Alegre e Pelotas diariamente.

      Sobre seguro, Mondial não tem sido a melhor empresa de seguro para viagens terrestres. Tenho trabalhado com a Next e indico fazer a cotação por esta página (https://territorios.com.br/next-seguro-viagem/) aqui do site. Temos parceria com eles e abre um chat com contato direto com o vendedor da seguradora. Ali pode tirar todas as dúvidas em tempo real se for em horário comercial ou deixar a pergunta que respondem por e-mail.

  12. Roberta excelente blog.
    Gostaria de uma ou duas dica se possível.
    Neste fim de ano em família vamos fazer o seguinte roteiro:
    1 – Foz do Iguaçu (BR)
    2 – Buenos Aires
    3 – Montevidéu
    4 – São Paulo (ponto de partida).
    Por conta de tantos relatos sobre a policia Argentina e levando em consideração o tempo perdido em varias paradas policias (pelos relatos) pretendo descer pelo Brasil, Uruguai, e entrar na Argentina por Frey Bento.
    O que você sugere? pois uma segunda opção é contornar foz pelo Brasil e continuar, pensando no tempo gasto na imigração se eu decidir entrar por foz e sair por Campanema ou Santo Antonio.
    Obs. Vamos dormir no meio do caminho, não vamos direto…. Só daria para ir direto se fossemos pela Rota 14 pela Argentina.
    Grato, Marcidio

    • Roberta Martins Reply

      Obrigada Marcidio, vai ter que passar pela Argentina em alguma momento então, só vale passar pelo Uruguai se estiver nos planos ou fica mais longe. O dinheiro da propina vai gastar com gasolina e perder tempo.

      • Olá Roberta, gostaria de fazer visita levando meu pet comigo no carro, sabe quais são as regras para viajar com o animal e passar nas fronteiras? Grata!

        • Roberta Martins Reply

          Oi Jéssica, como nunca levei os meus, perguntei para uma amiga que esta em Punta esta semana com sua cadela. Precisa passar na Secretaria de Agricultura e fazer exames, só depois te dão uma autorização de 60 dias. Repasso informações enviadas por ela:
          1)Identificar o animal com microchip em veterinário credenciado fornecerá certificado
          2)Levar o animal já com chip na Pet shop para veterinário coletar sangue para exame da Leshmaniose
          3)Fazer vacina da raiva, vermífugo com praziquantel, anti-pulga e anti carrapato (Bravecto)
          4)Veterinário preenche carteira de vacinação
          5)Cim exame de leshmaniose o veterinário preenche formulário próprio exigido pelo MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento)
          6)Marcar horário no Mapa local para levar o animal e preencher o certificado veterinário internacional
          Para envio de caninos e felinos aos estados partes do Mercosul
          Obs: o animal deverá viajar com cinto de segurança próprio

  13. Ola, Roberta. Seus posts são muito bons! Esclarecedores. Vou até Colonia de carro e pretendo conhecer Porto Madero e Buenos Aires. Não quero embarcar com o carro. É seguro deixar o carro por 3 ou 4 dias nos estacionamentos que existe em Colonia? Se sim, teria algum para indicar?
    Muito Obrigado e Parabéns!

    • Roberta Martins Reply

      Obrigada Overland, acho que já te respondi via Instagram. É seguro sim deixar nos estacionamentos perto do ferry, mas não tenho um específico pra indicar agora.

  14. Natália Silva Reply

    Olá Roberta! Moro no Sul do RS e pretendo ir pelo Chuí e voltar pela Ruta 8, que dá em Bagé.. como está a qualidade da Ruta 8? Tranquila, esburacada, como? Obrigada!

    • Roberta Martins Reply

      Oi Natália, acabei de falar com uma amiga que mora em Melo, fronteira com Bagé. Ela confirmou que a estrada está boa até Montevidéu, disse que foi renovada há pouco. Apenas não sabe como esta o caminho até Treinta y Tres, a continuação da Ruta. Boa viagem!

  15. KARLA Fonseca Reply

    Oi! Eu li sobre um desconto de gasolina pra turistas. Ele existe?

    • Roberta Martins Reply

      Oi Karla, não sei sobre o que esta falando. Ofereço desconto para seguro viagem, compra de moeda estrangeiro e alguns pacotes de viagem. Nada sobre gasolina

  16. Boa noite Roberta. Pretendo ir até o Uruguai de carro daqui uns meses e gostaria de saber se eles tem alguma restrição com relação a carretinha reboque engatada em caminhonete diesel. Pesquisei em diversos sites e não encontrei nada a respeito. Desde já agradeço pela atenção e parabéns pelo trabalho!

    • Roberta Martins Reply

      Boa noite Jonas
      O reboque deve estar com os documentos em dia e seguir as mesmas regras do que é exigido pelo veículo. É como se fossem dois carros.

  17. Olá Roberta, tudo bem? Prazer! 🙂
    Passei a acompanhar seu site/blog diante da minha iminente viagem para o Uruguai (inclusive já adquiri seu guia). Moro em Uberlândia/MG, cerca de 2.500km de Montevidéo, e estou “embarcando de carro” para o Uruguai com o objetivo de trazer umas caixas de som para instrumento, que sempre foram meu sonho. Estou indo com a namorada. Vamos rodar daqui até Florianópolis em um dia, o que equivaleria a 1250km. E o restante no dia seguinte. A ideia é aproveitar a estada e passear por lá. Saio daqui dia 26/12/17 e devo chegar lá 28/12/17. Retorno 01/01/18, portanto ficarei 4 dias (incluindo sábado e domingo de ano novo). Você teria algumas recomendações para me passar ou dicas? Como vou ter que ir a Montevideo para retirar os produtos que comprei na loja, acha interessante talvez ficar o primeiro dia (chegada) em Punta Del Este (para conhecer outra cidade, que não apenas Montevideo)? E no dia seguinte sigo para Montevideo? Tem alguma dica de onde passar o reveillon?
    Sobre o caminho, na ida, percebi que o Google indica ir por Jaguarão. Mas você acha melhor mudar a rota e ir por Chuí? Aumenta 40km, mas em questão de tempo de viagem acho que pouquíssimos minutos a mais. E sobre a aduana, a fiscalização na volta costuma ocorrer? As caixas vão no banco traseiro e porta-malas, mas algo normal, sem nada alarmante.
    Muito obrigado pela atenção Roberta, e parabéns pelo belo trabalho coletivo que presta.
    Abraços!

    • Roberta Martins Reply

      Oi Diego, primeiro, obrigada por adquirir o guia e pelo elogio. Salve no celular e vá consultando durante a viagem.

      Indico o Chuy para quem quer passar pelo litoral, como seu tempo é curto, é melhor pegar o trajeto mais rápido.

      O risco de fiscalização sempre existe, mas com o dólar alto e a grande movimentação de turistas, não é tão frequente. Cada pessoa pode trazer mercadorias de até 300 dólares por via terrestre.

      Se gosta de festa, Punta del Este e La Barra são os melhores lugares, inclusive atualizei o artigo sobre as festas de Réveillon, leia https://territorios.com.br/reveillon-em-punta-del-este/. Se busca tranquilidade, vá para as praias perto de Piriápolis.

      E preste bastante atenção aos documentos seus e do carro antes de partir.

  18. Bom dia!
    Rpberta adorei o site e os detalhes sobre o país! Queria muito contar com sua ajuda. iremos sair de Porto Alegre no dia 21/12 e ficaremos no ururguay ate dia 02/01. Já fizemos a reserva dos hotéis, contudo, ao locar o carro descobrir que nenhum deles autoriza sair do Brasil… não entende! Podem me indicar locadoras em Chuy ou em Punta Del Diablo para que eu possa locar um carro? Quero passar pelo litoral.

    Aguardo retorno,

    Wrsula karenn

    • Roberta Martins Reply

      Oi Wrsula, não existe locadoras nesses lugares. A mais próxima da fronteira fica em Melo e leva o carro até Aceguá. Como as distâncias no Uruguai são pequenos e tens bastante tempo, sugiro ir direto a Punta del Este, alugar um carro lá e descer para as praias. Depois volta para Punta de Leste pra devolver o carro. Veja orçamento neste link https://www.rentalcars.com/Home.do?affiliateCode=territorios&preflang=BR#

      Alguns leitores já recomendaram locadoras em Pelotas que permitem a saída do país (estão entre os comentários aqui), mas o preço fica bem salgado.

  19. Jorge Gomes Reply

    Muito boas as suas dicas Roberta Martins, gostaria de saber se posso levar alimentos no carro para cruzar a fronteira ou tenho que comprar após a fronteira? Como é feita a vistoria no Uruguai?
    Obrigado,

    • Roberta Martins Reply

      Oi Jorge, não pode levar nada de origem animal ou vegetal. Exceto produtos industrializados fechados na embalagem original. Geralmente revisam na Aduana e alguns km depois, na Vigilância Sanitária. A fiscalização é aleatória, mas já fui pega várias vezes.

      Uma dica é comprar nos free shops da fronteira e levar a nota fiscal comprovando que o produto é uruguaio. Levo embutidos e pães super bons. Na fronteira são isentos de impostos

  20. Danilo Teixeira Reply

    Olá Roberta. Pretendo ir agora em janeiro, saindo de São Paulo até Buenos Aires de carro. Quero passar em Punta del Este e Montevidéu e para voltar, gostaria de vir por Foz. Como sou marinheiro de primeira viagem, queria ter uma estimativa de quanto gastaria nessa trip com combustível e hospedagens baratas. Vi alguma coisa de documentação. Para a Argentina também tenho que fazer esse seguro? Quanto a CNH, pode ser a comum, ou tenho que tirar a internacional? Precisa levar dólares? Surgiu um monte de duvidas aqui. Obrigado pela página.

    • Roberta Martins Reply

      Olá Danilo, janeiro é altíssima temporada e Uruguay esta na moda. Para gastar pouco, a solução é acampar ou viajar com grupo grande para dividir casas maiores. Se for depois do carnaval e antes do Natal evitando feriados, a viagem será bem mais barata.
      Algumas respostas:
      – A gasolina no Uruguai é mais cara que no Brasil, porém, é pura e rende bem mais. Para saber o valor hoje, deves calcular a quilometragem que pensa em fazer.E deve considerar que a gasolina no Rio Grande do Sul é muito mais cara que em SP.
      – pode usar sua CNH
      – quem vai de carro, melhor levar reais e trocar na fronteira

      Se decidir ir de carro, escrevi um guia que vai ajudar muito pra planejar e consultar durante a viagem, veja neste link https://territorios.com.br/guia-essencial-uruguai-de-carro/

  21. Bom dia !!!
    Gostaria de receber mais dicas da viagem via terrestre, pois quero sair de Porto Alegre , passar pelo Uruguai e chegar a Mendonça na Argentina… Alguma dica boa de rota ???
    Sérgio

  22. Roberta tudo bem? Eu e meu marido estamos programando uma viagem ao Chile de carro, queremos ir por Chuí para Uruguai, depois para Argentina e chile. Ouvi falar que na saída do Brasil pelo Chuí, brasileiros não precisam apresentar documento, somente se faz aduana na entrada do Uruguai, após freeshop, isso confere? Obrigada

    • Roberta Martins Reply

      Exatamente Solange, a entrada oficial no país acontece alguns km depois do Chuy. Ali é obrigatório apresentar o RG ou passaporte para seguir viagem

  23. Fernanda Ribeiro Reply

    Boa tarde Roberta. Meu nome é Fernanda.. Meu esposo e eu gostaríamos de fazer uma viagem de férias saindo de MG aonde moramos até o Uruguai, e gostamos muito das suas dicas. A questão é que a viagem será agora em janeiro/18. Você acha que conseguiríamos reserva de hotel ou camping? Outro detalhe: você acha que seria possível levarmos nossa cadelinha? Em todas nossas viagens ela está presente e inclusive só viajamos quando podemos levá-la e decidimos ir de carro pois além da viagem ser maravilhosa, ela pode ir confortavelmente conosco. Sabe me informar se é possível entrar com ela no país e também poderia por gentileza nos passar alguma dica de algum hotel que aceite cães de pequeno porte ou mesmo camping? Muito obrigada por todas essas dicas valiosas. Grande abraço!

    • Roberta Martins Reply

      Oi Fernanda, janeiro é altíssima temporada. Pra garantir os melhores lugares é bom reservar já. Camping é fácil encontrar e quando eu decido ir de última hora, pego a minha barraca e sempre encontro onde ficar sem stress. É possível levar a cadelinha sim, mas nem todos os campings aceitam. Por exemplo o camping que eu mais gosto é um parque nacional que abriga animais como avestruz e eu já presenciei um cachorro levar uma surra por ter brincado com os filhotes da avestruz. Nem sei se sobreviveu.
      Consultei amigos e fiz uma lista de hotéis que ACEITAM ANIMAIS, mas verifique as condições na parte de comodidades:
      Dazzler Montevideo
      Esplendor
      Ibis Montevideo
      Hotel Milano Punta del Este
      Cuatro Mozas em Punta del Diablo
      Posada del Rio Colonia de Sacramento
      Jandaia em Rivera
      Peço que use nossos links do Booking pra reservar hospedagem, qualquer dúvida leia aqui

  24. Eduardo Leão Reply

    Oi Roberta, casal carioca com ideia de ir para o Uruguai de carro em maio/18 .
    Pelo que tenho lido existem duas rotas mais comuns, uma entrando por Santana do Livramento e outra pelo Chuí.
    Imaginando que iremos até Colonia del Sacramento, é interessante entrar por um lado e sair pelo outro ?
    Entrando pelo Chuí nossa rota será de muitas cidades praianas; e entrando por Santana Livramento ? Qual o atrativo por ali ?
    Parabéns pelo site.
    Eduardo Leão

  25. Tarcizio Junior Reply

    Boa noite Roberta!
    Estou programando uma viagem com os amigos para Abril e encontrei o seu site e o guia. Todos os lugares que vejo sempre estão indo pelo litoral e só falam das cidades do litoral e estava querendo ir mais para o “interior” do Uruguai. Quando estive em Sacramento, uma senhora me falou muito do interior do país que é pouco visitado e das termais que existem naquela região. Você por acaso já viajou fora da costa? (vi que nos seus trajetos tem uma cidade ali na (ponto B no mapa)
    Estava querendo mais informações sobre a parte “não litorânea”. O guia (Uruguai de carro) tem informações sobre esta região?

    • Roberta Martins Reply

      Oi Tarcizio. O guia fala sobre a fronteira e litoral (Rio da Prata e Oceano Atlântico). Mas ele será atualizado em breve pois pretendo viajar para as termas e regiões com vinhedos. Dizem que a região de Minas é linda, mas a estrutura é simples e complicado de reservar pela Internet. Como Uruguai é um país pequeno, vale arriscar ir sem reserva e ver o que encontra por lá, desde que não seja feriado porque os uruguaios viajam bastante pelo país.
      O ponto B do mapa é lugar pra atravessar a fronteira e eu apenas passei de carro, sem parar.

  26. Roberto Martins Reply

    Ola Roberta,
    Esse é meu nome mesmo, somos homonimos, so troca o gênero, kkkk.
    Pretendo ir de moto em janeiro com meu filho, gostaria de saber se com a moto em mome da minha esposa terei que fazer uma declaração pois nonrg de meu filho consta o nome meu e dela.
    Obrigado e parabens pelo post, muito elucidativo.

    • Roberta Martins Reply

      Olá xará, sim, é obrigatório ter uma autorização registrada em cartório por ela. Assim como autorização para o seu filho, se ele for menor de idade. Eu já viajei de moto de Pelotas até Punta del Diablo e odiei. Foi minha primeira e última viagem de moto. A moto era bem ruim e foi uma péssima escolha pra começar, mas me tirou a vontade de pegar a estrada sob duas rodas novamente

  27. Luciane Brandão Reply

    Roberta bom dia!
    Estou planejando minha viagem p o Uruguai em Fev/18 e gostaria de saber com relação ao câmbio, é fácil para trocar Real por pesos ou os lugares geralmente aceitam real. Indica alguma casa de câmbio, na fronteira já consigo trocar.
    Outra coisa, irei de Colonia à Buenos Aires, o q a imigração exige para entrar? Como vou de carro precisarei de uma outra carta verde ou a mesma do Uruguai serve p a Argentina.
    Obrigada pela ajuda
    Luciane

    • Roberta Martins Reply

      Boa tarde Luciane, é bem fácil trocar e usar real por lá (só uma vez um taxista não aceitou), mas você perde dinheiro porque a conversão não é das melhores. O melhor lugar pra trocar real por pesos é na fronteira. Apenas cuida para chegar em horário comercial e encontrar as casas de câmbio aberta. No guia Uruguai de Carro explico isso e deixo os endereços das Casas de Câmbio que já utilizei.

      Entrar de carro na Argentina é mais complicado que no Uruguai, a partir de Colônia eu sempre prefiro deixar o carro no estacionamento e seguir sem ele. Como faz anos que não viajo de carro pra lá, e quando ia entrava por Uruguaiana, não tenho informações atualizadas pra te passar.

  28. Pâmella Juvêncio Reply

    Oi…. Eu , MEU marido e 2 filhos estamos planejando ir a Punta em Março/2018 .
    Você acha que conseguiremos aproveitar com crianças ? Tive sugestões de ficar em um apart hotel por ter crianças e uma cozinha facilita.
    Tem alguma dica a mais para me ajudar ?
    Obrigada! Abraços

    • Roberta Martins Reply

      Oi Pâmella, não tenho filhos, mas meus amigos curtem viajar com crianças para Punta. Março é quando a temperatura da água fica melhor, se tiver sorte, pode ser agradável. Um passeio legal é Fazenda Lapataia.

      Com certeza apartamento é a melhor opção. Achei vários quartos com cozinha usando os filtros do Booking.com, dá uma olhada https://www.booking.com/city/uy/punta-del-este.pt-br.html?aid=361768 Se estiver sem carro, prefira ficar no centro da península para se locomover com facilidade.

  29. Olá Roberta, parabéns pelo post, me esclareceu bastante coisas. Estarei indo a Rivera na próxima semana com a família, aluguei um carro para isso. Mas como vi em seu post, não é permitido a saída do Brasil com o veículo, o fato é que ficarei hospedado em um hotel em Rivera que fica a 300 mts da praça divisa com Santana do Livramento, já paguei também a diária do estacionamento pelo próprio hotel. Não pretendo sair com o carro pra nada como estarei muito perto de tudo. A dúvida é, será que posso ter algum tipo de problema por entrar estes 300 mts em Rivera? Pois não tenho como pegar a carta verde também pelo fato veículo ser alugado. Tenho um pouco de receio, mas ao mesmo tempo estou confiante que tudo dará certo. Se tu souberes de algum relato de algum fato neste sentido já ocorreu de acontecer algum problema. Por favor nos relate, abração.

    • Roberta Martins Reply

      Oi Evandro, o risco de ser pego sem carta verde é se houver algum acidente. Pois a Carta Verde só serve para proteger veículos e pessoas uruguaios. Em Rivera não precisa passar pela Aduana, portanto, ninguém vai te pedir o documento, mas recomendo deixar o carro estacionado no lado brasileiro e ir a pé ou pegar um táxi para o hotel.

  30. Roberta T D Reply

    Roberta, minha colega de nome hehe
    Parabéns por essa matéria. Pelo site todo q é maravilhoso e mto esclarecedor. Tenho certeza q me ajudou mto pra viagem pro Uruguay. Parabéns!

    • Roberta Martins Reply

      Obrigada Xará! Aproveite os dias por lá

  31. Bom dia!
    Para ir somente nos freeshops em Rio Branco será que dá com carro locado? Preciso comunicar a locadora?
    Muito bom seu artigo!

    • Roberta Martins Reply

      Oi André, Rio Branco pode ser complicado porque a fronteira fica antes das lojas. Se fosse Chuy ou Rivera ficaria mais fácil. Basta estacionar no lado brasileiro e não precisa avisar ninguém.

  32. Oi Roberta. Parabéns pelo site. Estou indo de carro para um encontro de família em Punta del Este em dez/17. Gostaria de saber como é o controle de aduana no Chui. Tem restrições para cruzar fronteira com alimentos ? Eles inspecionam o veículo nesse sentido?
    Grato desde já

    • Roberta Martins Reply

      Oi Eduardo, sim inspecionam o veículo e não pode entrar com nada perecível. Somente embalagens industrializadas desde que não seja de origem animal. São duas barreiras, a aduana e a vigilância sanitária alguns quilômetros depois. Quando esta movimentado eles nem olham, mas é risco. E se se encontrarem algo, eles tiram e deixam passar.
      Já me tirar frutas e legumes.

  33. Pretendo viajar em agora em julho para o Uruguai. Meu roteiro prevê entrada por Riveira e seguir pela rota 26 até Guichon.
    Minha preocupação é em relação a qualidade desta rota.
    Você tem alguma informação atual sobre isto?

    • Roberta Martins Reply

      OI Rafael, ainda não fiz esta rota. Não sei te dizer como esta neste momento

  34. Roberta Martins Reply

    Locadora de veículos em Pelotas enviados pelos leitores:
    Pelotas: Auto Locadora Quevedo permite a saída de carros do país. Contate pelo telefone 53 3027.7474.
    Só lembre de dizer que o contato veio pelo Territórios, combinado?
    Ou veja valores e faça reservas no site do nosso parceiro Rental Cars.

    • Roberto Garcia Reply

      Roberta, entrei em contato como a Red Multicar e essa informação não procede. Eis a resposta “Bom dia Roberto. Nos nâo levamos carros até Acegua.- Es uma informaçao errada de ese site que genera muita confusao.- Com certeza temos carros pra fazer a sua viagem.- Posso dar melhor informaçao pra vc se quiser me ligar por telefone 00 xx 598 99800717 ou 00xx598464 24860.- Tem varias opçoes e ahi podemos estudar a melhor.- Desculpe meu portunhol””
      No entanto a Quevedo sim, o aluguel de carro 1.0 sai por R$ 125/dia com 200 km ou R$ 180/dia com km livre. Sai bem mais caro que no Brasil porém a passagem aérea para Montevideo tb é cara e o aluguel de carro tb sai bem mais caro que no Brasil. Acho que é uma opção voar até POA e ir até Pelotas alugar, estou considerando fazer isso. Abs.

      • Roberta Martins Reply

        Obrigada pelo retorno Roberto. A informação da Red Multicar veio de uma moradora de Melo, vou arrumar no texto.

        Se for a Pelotas, é minha cidade natal e tem várias dicas neste link https://territorios.com.br/pelotas/

  35. Adorei suas dicas!!!! Estamos programando uma trip de carro eu e meu marido e nossos 2 filhos de 4 e 7 anos.
    Somos de Floripa, e estamos pensando em ir la pelo dia 20/12 e voltar 04/01. Tenho parentes em Montevideo. Mas a ideia é ir parando e passeando devagar mesmo.
    Estou começando a pesquisar locais para parar, hoteis e etc. Fazer o roteiro é uma parte que gosto batsnte de fazer.
    Alguma dica a mais, sendo uma viagem com crianças:

    • Roberta Martins Reply

      Acho que já te respondi por mensagem. Mas deixo aqui para todos lerem.
      Quando criança eu adorava acampar em Santa Teresa. Dizem que a fazenda Lapataia é bem legal em Punta Ballena. E se as crianças curtem museus, tem um monte de Montevidéu e Colonial del Sacramento

  36. Wagner Neves Reply

    Muitas Informações Importantes, bacana que todos postam suas Dúvidas e Sugestões.
    Pretendo ir no Final de JULHO até Inicio de AGOSTO, uns 5 dias entre ida e Volta, saindo de Porto Alegre.
    Para este Bate e volta tem uma Rota interessante para o Clima que vamos pegar? pois sei que vai estar FRIO.
    Wagner – Porto Alegre.

  37. Rodrigo Belorte Reply

    Olá Roberta. Parabéns pelo site. Então… eu e minha esposa e mais um casal decidimos ir a Montevidéu em agosto desse ano. Pesquisando passagens aéreas Porto Alegre/ Montetevidéu DIRETO, não achei por menos de R$ 950,00 por pessoa, ou seja, quase R$ 4.000,00 de transporte. Aí pensei: “Por que não ir de carro já que fomos a Jaguarão duas vezes? “. Moramos em Turvo sul de Santa Catarina, 60 km de Torres/RS e nosso prazo ida e volta é de 4 dias. Vale a pena ir de carro custo/benefício por esse tempo? Aguardo.

    • Roberta Martins Reply

      Oi Rodrigo, desculpe a demora. Espero que ainda dê tempo de te ajudar.
      Custo benefício vale super a pena, mas 4 dias é muito pouco para ir até Montevidéu ou Punta del Este. Recomendo ficar pela fronteira como Rivera ou Punta del Diablo (bem pacata no inverno) e voltar para uma viagem mais longa quando tiver mais tempo

  38. Olá Roberta vou a Pelotas em meados de junho visitar minha filha e pretendo alugar um carro e passar uns 3 dias no Uruguai, vc poderia me orientar Pr essa breve viagem?

    • Roberta Martins Reply

      Oi Eliete, me desculpe, fiquei um tempo sem conseguir responder os comentários e já passou por aqui. De qualquer forma, é bem complicado alugar carro aqui e atravessar a fronteira. Sugiro ir de ônibus e lá alugar um carro para viajar pelo país. Se sua filha mora aqui, imagino que deva vir com frequência.

  39. daniela eiseler vavassori Reply

    Oi . Adorei seu post, estamos pensando em ir fim do ano passar a virada viajando, num roteiro de no maximo 9 dias saindo de carro de SC, estamos com varias duvida, se vamos pela costa do uruguai e vamos p argentina , e na volta passamos a virada, ou onde é mais legal para passar a virada se montevideu, buenos aires ou punta del este, vc tem alguma sugestao de roteiro. se puderesm me ajudar agradeço

    • Roberta Martins Reply

      Oi Daniela, me desculpe, fiquei um tempo sem conseguir responder os comentários, mas ainda posso ajudar. É legal passar o réveillon em qualquer praia do Uruguai, inclusive será mais animado do que as capitais. Punta del Este será a mais cara dela. E como o país esta bem na moda, deve reservar hospedagem o quanto antes. Se gosta de acampar, pode deixar pra última hora.
      Tem um monte de dicas das cidades aqui no site (procure no menu ou busca). Se quiser roteiros mais elaborados, lancei hoje o guia Uruguai de Carro. Explico neste texto https://territorios.com.br/guia-essencial-uruguai-de-carro/

  40. Valter Pereira da Silva Reply

    Olá Roberta,
    Tudo bem contigo, bacana sua iniciativa de postar suas viagens e colocar dicas sobre as mesmas.
    Estamos com intensão de viajar para o Uruguai em Janeiro de 2018, já quero me programar, por isso, já estou buscando todo o tipo de informação, para podermos nos planejar de forma antecipada e sem atropelos.
    Nossa saída, será de Lages SC, qual sua sugestão de parada, cidades, hotéis ou hostel com preço acessível, freeshopping. O que você sugere ??

    Desde já agradeço

    Grande Abraço

    Valter

    • Roberta Martins Reply

      Oi Valter, sugiro dar uma parada no sul do RS pra já começar a sentir o clima do país vizinho e descansar no caminho. Pelotas é a cidade que melhor recebe o turista no sul do Estado. Janeiro sugiro fazer todo o litoral e precisa reservar hospedagem com antecedência porque a procura tem sido grande.
      – Sobre hotéis, todas as minhas sugestões estão neste post > https://territorios.com.br/onde-ficar-no-uruguai/
      – Free shop recomendo ir pelo Chuy e voltar por Rio Branco ou Rivera https://territorios.com.br/chuy-porta-de-compras-uruguai/
      Estou trabalhando em um guia para quem vai viajar de carro e será lançado em breve, se quiser ser notificado, clique no botão para receber dicas do Uruguai e entre na lista.

  41. Olá,
    Sobre o seguro Carta Verde, convém lembrar que se o carro está segurado pela Porto Seguro, tem direito ao Carta Verde gratuitamente, pelo mesmo período de cobertura da apólice, válido para Uruguai, Argentina e Paraguai. De posse do número da apólice, o corretor de seguros pode emitir na hora o Carta Verde, com validade desde a data da emissão até a data final de cobertura da apólice.

    • Roberta Martins Reply

      Obrigada pela dica Paulo. Pra quem pretende viajar mais vezes no ano, qualquer seguradora pode incluir a Carta Verde anual que vai custar mais barato que fazer toda vez. Minha mãe sempre faz na hora de renovar o seguro com o Banco do Brasil.

  42. Nossa, pensei em ir em Punta no feriadão semana que vem de carro, mas não sabia que era tanta burocracia…Pena

    • Roberta Martins Reply

      Já estou tão acostumada que nem acho tanta burocracia. Dá pra decidir na mesma semana, só precisa verificar se os documentos estão em dia e solicitar o que falta. Viajar por outros continentes é bem mais fácil, mas na América do Sul, os roubos de carro forçam governos a criar essas regras

      • Oi Roberta, Parabéns pelo site. As informações sao muito úteis. Gostaria de saber como está a questão de roubo de veículos. Você sabe? Está seguro viajar do sul do país, entrar no Uruguai, Argentina e Paraguai com segurança?

        • Roberta Martins Reply

          Oi Mariana, seguro não é em lugar nenhum da América Latina. Mas me sinto mais segura viajando pelo Uruguai do que aqui no Brasil.
          A questão do roubo existe e por isso as locadoras de veículos não permitem que se saia do país com carro alugado. Nunca aconteceu nada comigo, inclusive, quando minha prima perdeu sua carteira, policiais ajudaram a encontrar e estava com dinheiro dentro.

  43. Olá! Tenho dúvidas.. minha filha tem 2 anos e 4 meses, mas não possuí identidade, só certidão de nascimento e pretendo viajar daqui 10 dias para Punta del diabo, será aue consigo leva-la so com a certidão de nascimento?

    • Roberta Martins Reply

      Oi Daine, melhor confirmar com o Consulado do Uruguai. Acho que a identidade é obrigatória sim

  44. Mariana Ferreira Savioli Reply

    Olá Roberta, tudo bem?
    eu e meu marido estamos pensando em fazer a viagem para o Uruguai em março do ano que vem… achei muito legal o seu post, tem muitas dicas que com certeza vamos seguir, porém você pode me dar mais dicas no e-mail? Como por exemplo: quanto custou a viagem e quantos dias você indica de viagem?
    Meu e-mail: maaferreira00@gmail.com
    Muito obrigada, Mariana

    • Roberta Martins Reply

      Oi Mariana, tem um monte de informações sobre o Uruguai em vários textos aqui, basta procurar no menu. Viajo todo ano pra lá e as informações que passo são fruto de todas elas, não uma específica. Tenho custos sobre a última feita agora em março e posso te ajudar a organizar o roteiro da viagem. Mas isto seria uma consultoria e cobro por isto. A consultoria é feita por video conferência (skype ou onde achar melhor) em qualquer hora do dia, basta marcar. Se te interessar te mando mais detalhes no e-mail.

  45. Oi Roberta! O Uruguai tem outros lugares bem legais em Salto, onde há um complexo termal muito bom! Por aí se encontram desde hotéis All inclusive até pousadas. Também perto de Minas, para os que gostam de curtir a natureza, está o Salto del Penitente com paisagens lindas e Village Serrana. Este último é um povoado com casas ideais para passar algum fim de semana no inverno.

  46. Diogo Walesky Reply

    Olá tudo bem ? Eu vou fazer uma viagem ao Uruguai, eu gostaria de arrendar uma (chacara, fazenda, area) para criar gado, tem aguma imobiliária ou empresa para indicar por la ?

    • Roberta Martins Reply

      Imobiliária de Campo não tenho, mas deve ser fácil encontrar na Internet ou chegando lá

  47. LUIS FELIPE SCHILLING Reply

    Oi Roberta!
    É possivel ingressar no Uruguai através da Barra do Chui?
    Parabens pelo site!
    Felipe

    • Roberta Martins Reply

      Oi Luis Felipe, obrigada.
      É possível sim, mas tem guardas pedindo a mesma documentação que na Aduana. A estrada é de terra.

  48. Wanderson' Reply

    qRoberta, pretendo ir de carro de Rio Grande, passando pelo Chuy, à Montevideu. Para hospedagem de um dia, qual valor cobrado em media?
    De combustivel, quanto deve ser gasto?
    Além disso, 5 pontos se possivel para visitar durante o trajeto, quais indicaria?

  49. Roberta boa tarde.
    E as Vinícolas no Uruguay, posso visitá-las? Eles vendem vinho nas Vinícolas? Tem limite para passar na nossa alfandega indo de carro próprio?

  50. Olá Roberta, estamos indo para o Uruguai na semana do carnaval, ficaremos de sábado até domingo (7d) e nosso roteiro inclui 3 dias em Montevideo, 1 dia em colônia e 3 dias em Punta Del este. Saindo de Porto Alegre, passando pelo Chui , entrando por Montevideo e voltando de Punta para Porto Alegre novamente. Você acha que essa divisão de dias está adequado para as cidades? Vale a pena dormir um dia em Colônia? Punta é muito lotada no carnaval? Pensamos em ficar em uma cidade próxima, vale a pena? Se tiveres outras cidades ao redor bacana de conhecer, compartilha comigo! obrigada 🙂

    • Roberta Martins Reply

      Oi Jessica, eu deixaria mais tempo em Colônia e tiraria 1 dia de Punta del Este. As praias mais legais ficam em José Ignácio que fica ao lado de Punta. Ficar em Punta Ballena também é legal, mas isolado do agito. Carnaval é lotado em todos as cidades, é bom reservar hospedagem com antecedência. Tenho dicas neste texto https://territorios.com.br/onde-ficar-no-uruguai/
      Além de Colônia e Montevidéu, as minhas cidades preferidas são Cabo Polônio e Punta del Diablo, estão marcadas no mapa no meio do texto

Write A Comment