BARRA DO CHUI

Rocha: os balneários e Reserva da Biosfera da UNESCO


Quem passa pelo Departamento de Rocha, encontra uma série de opções de lazer e hospedagem para curtir no litoral do Uruguai. Principalmente se for no verão, quando gaúchos e argentinos lotam as praias dividindo amigavelmente os espaços com os uruguaios.

Read in English

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre o país

Pegue as dicas para viajar de carro

Conta internacional é a melhor forma de levar dinheiro e aproveitar os benefícios ao turista.

Barra do Chuí
Barra do Chuí

Saiba onde ir nas praias de Rocha

Chuy

Começando pelo Chuy, ótimo para compras no free shop e para quem gosta de cassinos. Ali tem a Barra Do Chuí, ainda do lado brasileiro, praia com formações rochosas e um farol. Passando a fronteira tem o Forte San Miguel, com hospedagem e museu, e a Barra do Chuy, a continuação da praia no lado uruguaio.

La Coronilla

Seguindo pela ruta 9 encontra-se La Coronilla. Uma comunidade bem pequena com um hotel grande que minha família gosta de ficar. Geralmente, vou nesta praia apenas para ir na carniceria e mercado, é a praia mais próxima da estrada em todo o território de Rocha.

Praia em Punta del Diablo
Praia em Punta del Diablo

Punta del Diablo e Santa Teresa

A praia mais conhecida da região se confunde com o Parque Santa Teresa, um dos meus lugares favoritos para acampar, por ser ao lado. Mas são administrados por órgãos diferentes. O parque é área militar e Punta del Diablo é mais um distrito de Rocha.

Primeiro vem o Parque Santa Teresa facilmente identificado da estrada pela Fortaleza de Santa Teresa. Esta primeira entrada leva para o museu e direto até a Playa La Moza. Mais adiante tem a entrada principal que fica aberta o ano todo.

Punta del Diablo tem hospedagens para todos os gostos, festas animadas e muitos atrativos na alta temporada. Embora eu goste de ir no ano todo.

Do outro lado da ruta 9 tem a Laguna Negra com passeios de barco e para os que gostam de fazer trilhas. Vale a pena encontrar as praias escondidas da lagoa. Não lembro de ter estado em um lugar tão silencioso como este.

Laguna Negra
Laguna Negra

Cabo Polonio

Um pouco mais adiante tem o balneário de Cabo Polonio com dunas de até 70 metros de altura e o farol rodeado de lobos marinhos. Essa praia é rústica, mas tem um astral muito interessante e diferente. Para chegar até lá, os carros devem ser estacionados 7 km antes e os único meio de transporte é o dromedário (carros 4×4 com carroceria de dois andares), parece que estamos numa montanha russa. Também pode acessar por trilhas desde Valizas. A praia não tem encanamento nem luz elétrica, tudo acontece com caldeiras ou velas. E mesmo assim é considerado um point Uruguaio, entre os alternativos. No verão tem festas diferentes, bons restaurantes e praias cheias de turistas que vieram passar o dia.

Cabo Polonio
Cabo Polonio

Palmares de Rocha: para apreciar da estrada

Já ouviu falar a expressão: “Me caiu os butiás do bolso!”? É famosa no Rio Grande do Sul e significa estar surpreso com algo como se tivesse levado um susto e as frutinhas (butiá) caem com o movimento. O butiá vem da palmeira típica dos Pampas, mas só na província de Rocha, uma região inteira ganhou o título de Reserva da Biosfera da UNESCO pela importância do ecossistema chamado Palmares de Rocha.

Ali, o agrupamento de palmeiras de butiá tem 70.000 hectares de extensão e pode ser visto da estrada, na Ruta 10. Os Palmares estão localizados em torno da cidade de Castillos, sobre o Camino de los Indios, em 18 de Julio e em parte dos Humedales del Este em direção ao limite com Brasil. Pertencem a Reserva de Biosfera de Banhados do Leste com palmeiras entre 200 e 300 anos.

Palmares de Rocha
Palmares de Rocha visto da estrada

Aproveite que o Uruguai é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu. Saiba como.

R$44,90

Botão para comprar guia Uruguai de Carro com as formas de pagamento

Se prefere todo o conteúdo para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Uruguai de Carro.

Uruguai de Carro
Viaje para o Uruguai de Carro e pegue todas as dicas aqui no Territórios

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » URUGUAI » Rocha: os balneários e Reserva da Biosfera da UNESCO
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment