As entradas para a praia Brava são assim

Litoral do Uruguai: 11 praias no Oceano Atlântico


Verão chegando… vontade de ir para praia só aumenta. E a minha rota de fuga mais frequente sempre foi o litoral do Uruguai. Primeiro por ser perto e ter trânsito tranquilo, quando estou no extremo sul do Brasil. Segundo, porém nada menos importante, pela cultura e alto astral encontrados na alta temporada. A melhor época para aproveitar as praias uruguaias começa agora e vai até a Páscoa.

Atenção! Uruguai não está permitindo a entrada de turistas no país.

Leia todos os artigos sobre o país

Nota do editor: aqui no Territórios, nossa prioridade é fornecer aos leitores as informações necessárias para tomar decisões sobre viagens, além de inspiração e conhecimento. Este não é o melhor momento de viajar para fora do Brasil, mas pode ser agradável planejar uma viagem futura ou aprender algo lendo nossas experiências. Continue conosco!

Pegue as dicas para viajar de carro

receba dicas do Uruguai por e-mail

As praias famosas (e de estilos completamente diferentes) como Punta del Este, José Ignacio e Punta del Diablo ficam lotadas a partir do ano novo até o carnaval. Mas os cerca de 250 km de costa banhadas pelo Oceano Atlântico guardam trechos desertos e com algumas surpresas. Eu adoro pegar um mapa e sair de carro entrando nas estradas de terra só para ver onde vai dar. Ou explorar o que der a pé, atravessando as formações rochosas que dividem a maioria das praias. E como o país é plano, também pode percorrer em bicicleta.

11 praias no litoral do Uruguai

Para quem nunca esteve nas praias uruguaias, é preciso saber o quanto são diferentes das nossas (de Santa Catarina para cima). Não tem aquele mar com água agradável para o banho, vegetação exuberante e paisagens de tirar o fôlego. Passar um verão no Uruguai é uma experiência válida por tudo o que engloba (culinária, tradição, cultura, pessoas…) e não pelas belezas naturais. É bonito, mas quem não tem isso em mente pode se decepcionar com a água congelante e marrom ou passar o maior frio de noite. Mas pode haver exceções! Se tiver sorte, é possível encontrar um mar verde transparente com temperatura refrescante para dar um mergulho.

Veja a seguir as 11 praias, dos departamentos de Rocha e Maldonado, que recomendo como base ou ponto de partida para explorar o litoral do Uruguai. Logo abaixo tem um mapa com as principais rotas e todas as praias por onde já passei, além de dicas úteis para o verão. E nos comentários quero saber de quem já foi: qual a sua praia preferida e como ela foi explorada?

Em Punta del Este

O destino mais desejado do Uruguai oferece quatro praias ao redor de uma península: Mansa, Los Ingleses, El Emir e Brava. O caminho de uma pra outra não é perto, mas agradável de fazer a pé e passa por Los Dedos e o porto. Agora, se a ideia for explorar as duas mais famosas, é bom estar de carro porque táxis são raros e transporte público nem sempre funciona. Outra opção é contratar um city tour e passar nos principais pontos em algumas horas. Pode ser em grupo ou privativo.

Na parada 7 da Praia Mansa, Punta del Este, Maldonado - Uruguai
Pôr do sol na parada 7 da Playa Mansa
  1. Playa Mansa

Onde o Rio da Prata encontra o mar e dá início, ou fim, ao litoral do Uruguai. A mistura deixa as águas calmas e com temperaturas mais agradáveis. Enquanto a areia vira plateia para assistir ao pôr do sol e esportes náuticos de alguns dos vários paradouros.

  1. Playa Brava

Mar aberto com ondas agitadas e um monte de espaços vazios. O povo se concentra perto do Monumento Los Dedos ou nos paradores em bem menos quantidade que o outro lado da península.

Leia: Desmistificando Punta del Este

Em La Barra

É onde os mais jovens se encontram nas festas e nas praias. Hotéis pé na areia, lojinhas descoladas, antiquários e restaurantes bacanas dão o tom despojado nas três praias: La Barra, Bikini e Montoya. O trânsito engarrafado, inexistência de transporte público e falta de estacionamento podem deixar o passeio estressante. Portanto, chegue cedo ou se hospede por perto.

  1. Playa Bikini

Distante 10 km de Punta del Este está o verdadeiro agito de toda a região de Maldonado. Surfistas ditam moda e espalham pranchas e cangas por cada cantinho disputado de areia.

Playa Montoya
Playa Montoya
  1. Playa Montoya

Basta caminhar alguns minutos para o cenário ficar bem mais vazio e silencioso na praia ao lado.

Em José Ignacio

Desde que Punta del Este foi invadida por uma massa de turistas, alguns frequentadores se mudaram para José Ignacio. O resultado foi a concentração dos hotéis, restaurantes e serviços de luxo na península de apenas 2 km. E mais uma vez, não serve para quem depende de transporte público. Uma alternativa é tour saindo de Punta del Este.

Playa Mansa de José Ignacio
Playa Mansa de José Ignacio
  1. Playa Mansa

Como indica o nome, é a praia de astral e mar mais tranquilos. Recomendada para ver o pôr do sol.

  1. Playa Brava

Passando o farol vem a praia movimentada pelos paradouros requintados e mar agitado.

Leia: José Ignacio só vale no verão?

Em La Paloma

Chegamos à Rocha direto para a melhor estrutura do departamento. Embora perto de José Ignacio, a Laguna de Rocha nos obriga a dar uma bela volta. Mas as opções de transporte ficam mais democráticas e o estilo dos turistas mais alternativo. La Paloma possui construções históricas e diversas praias: Solarí, Zanja Honda, Anaconda, Los Botes, El Cabito, La Balconada, Bahia Chica e Bahia Grande.

  1. La Balconada

É a praia mais famosa e preferida dos mais jovens. Tem restaurantes elegantes e um belo pôr do sol.

Farol em La Paloma
Farol em La Paloma (Crédito: Edgardo W. Olivera)

Em La Pedrera

Considerado o melhor pico de surfe em Rocha, é como um refúgio descolado e ainda pouco explorado na maior parte da temporada. Quando chega o carnaval tudo mudo porque é a praia mais animada do país. Os foliões saem às ruas fantasiados em busca de diversão e seguem noite à dentro. Lembrando que o carnaval no Uruguai dura 40 dias. Apenas começa no mesmo dia que o nosso. São duas praias: El Desplayado e El Barco.

  1. El Barco

Onde jovens e surfistas de todas as idades se encontram. O nome foi inspirado no barco encalhado em 1971 que ainda esta em decomposição na areia.

Praia em La Pedrera
Praia em La Pedrera

Em Cabo Polonio

O vilarejo, de menos de 100 moradores, foi transformado em reserva protegida e chega a receber 3 mil turistas na alta temporada. Mesmo com infraestrutura limitada e difícil acesso. É um lugar de convergência de animais marinhos como lobos, leões, tartarugas, botos e baleias. São duas praias: Norte e Sur.

  1. Playa Sur

É o primeiro cenário vista por quem chega a Cabo Polonio e pode ter mais ou menos atrações conforme a temporada. Na última ida não havia estrutura alguma, mas continua tendo as casas mais legais e o melhor ponto para ver o pôr do sol.

Playa Sur em Cabo Polonio
Playa Sur em Cabo Polonio

Leia: Experimente a noite de Cabo Polonio

Em Punta del Diablo

A praia de pescadores mantém o charme rústico e continua pequena apesar do crescimento acelerado dos últimos anos. Os verões são sempre agitados nas ruas do centro. São três praias: La Viuda, Los Pescadores e Del Rivero

  1. La Viuda

La Viuda é a que eu mais gosto por poder escolher espaços mais calmos. É mais afastada do centro e tem o mar mais agitado.

Playa La Viuda
Playa La Viuda

Leia: Era uma praia de pescadores

No Parque Santa Teresa

Situado em área militar, Santa Teresa é o maior parque do Uruguai e foi projetado ao redor da Fortaleza de Santa Teresa, de 1762. É ótimo para quem gosta de camping na natureza. É possível tanto acampar com muita gente e infraestrutura por perto ou isolar-se totalmente.

  1. La Moza

É a praia com melhor estrutura para quem vem passar o dia ou acampar e a única com entrada direta pela rodovia. Costuma ter luais e bares animados na beira do mar.

La Moza em Sante Teresa
La Moza em Sante Teresa

Leia: A Fortaleza e o Parque Santa Teresa

Quer saber mais sobre o litoral do Uruguai?

Este texto também é a deixa pra lançar mais uma novidade! Pensando em quem já conhece o país ou agora só quer saber das praias, fiz uma seleção especial do guia Uruguai de Carro contemplando o trecho que passa pelo Litoral do Uruguai. Um novo guia menor e mais econômico para ajudar a planejar e consultar durante a viagem. Gostou? Clique na imagem para saber como adquirir somente esta parte.Litoral do Uruguai

URUGUAI – GUIA DO LITORAL

Arquivo em PDF / livro  download

R$29,90

  • Dicas para percorrer as principais praias em 51 páginas;
  • Sugestões de hotéis, restaurantes e atrações;
  •  Mapa interativo com rotas;
  •  Guia de Cidades banhadas pelo Oceano Atlântico;

Litoral uruguaio mapa

Como se vestir e o clima de verão no Uruguai

O verão pede roupas leves, mas uma calça e echarpe podem ser úteis nas noites mais frias. Casaco, meias e sapatos confortáveis são essenciais em qualquer época do ano. Isto porque sempre esfria quando sai o sol e o vento insiste em soprar. O clima no Uruguai é o mesmo da região sul do Brasil com as quatro estações definidas. O verão não tem calor sufocante, mas tem o vento gelado, principalmente a noite. Janeiro é o mês mais quente com temperaturas entre 28 e 16 graus.

Tome Nota

Para aproveitar o litoral do Uruguai não esqueça de usar protetor solar e óculos de sol devido à alta incidência de raios solares. O buraco na camada de ozônio está exatamente sobre o país.

Aproveite que o Uruguai é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu. Saiba como.

Se prefere ter todo o conteúdo para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Uruguai de Carro.

Uruguai de Carro
Viaje para o Uruguai de Carro e pegue todas as dicas aqui no Territórios

Foto de La Paloma é Creative Commons.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

INICIAL » URUGUAI » Litoral do Uruguai: 11 praias no Oceano Atlântico
Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 14 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

1 comentário

  1. Todo litoral do Uruguai, praias lindas, me apaixonei por cabo polônio. Cabo polônio a noite é inesquecivel, jamais tinha visto um céu tão estrelado. Vale a pena ficar uma ou duas noites, mas vá preparado sem celular, longe da internet, sem luz , apenas alguns lugares tem a bateria ou vela, vale muito conhecer é viver a experiência, sem contar a energia do lugar contagiante!

Deixe uma resposta