MONTEVIDÉU

Destino: Montevidéu. Guia de viagem


A capital do Uruguai é nostálgica e ousada; tradicional e descolada; charmosa e antiga; é a casa de um povo com personalidade e muito acolhedor. Entre no ritmo desacelerado da cidade e preste atenção aos detalhes. A boa comida e observar a rotina dos uruguaios são a melhor parte. Mas sou suspeita para falar por ser da fronteira e compartilhar da mesma cultura, tanto que nem sei dizer coisas ruins do destino: Montevidéu.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre o país

Pegue as dicas para viajar de carro

Seguro viagem é obrigatório no Uruguai. Faça orçamento aqui.

Conta internacional é a melhor forma de levar dinheiro e aproveitar os benefícios ao turista.

Destino: Montevidéu

Atualizado em

Detalhes nas portas no Destino: Montevidéu
Detalhes nas portas

Veja abaixo o que precisa saber antes de partir. As informações serão atualizadas quando houver novas viagens e artigos. Quer enviar a sua dica? Deixe no comentário e atualizaremos com os devidos créditos.

receba dicas do Uruguai por e-mail

Como chegar e circular 

Quem chega de avião, as opções são táxis, transporte por aplicativo, traslado, ônibus de linha ou aluguel de carro. Geralmente, pego o mais barato e foi muito tranquilo circular de ônibus. Passa seguido na frente do aeroporto e leva menos de 1 hora para chegar na Ciudad Vieja. O aeroporto é bonito, moderno e tem wi-fi grátis com boa conexão.

Partindo de Pelotas, Rio Branco ou Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, têm ônibus confortáveis durante a madrugada, como TTL. Todos chegam ao Terminal 3 Cruces e a dica para economizar é compra a ida e a volta juntos.

Uma caixa com comidas embaladas
Ônibus da TTL oferece lanches e não faz paradas na estrada além da aduana

Uma opção para ter mais liberdade é viajar de carro desde o Brasil e ir descobrindo as cidades do caminho. Mas atenção às regras, lá a multa é paga na hora ou você e o carro podem ficar presos. É obrigatório fazer a carta verde e levar a autorização do veículo, quando ele não estiver no seu nome. Lembrando que alugar carro no Brasil para essa viagem custa bem caro e nem todas as locadoras permitem, o recomendado é aluguel de carros em Montevidéu, independente do transporte para chegar até lá.

Embora eu prefira caminhar pelos bairros, é bastante fácil andar de ônibus, em muitas paradas tem uma placa dizendo quais passam por ali e qual o trajeto. Além dos locais, serem prestativos e educados na hora de dar a informação. De noite é recomendável e acessível pegar táxi ou transporte por aplicativo.

Mapa de Montevidéu

O que fazer em Montevidéu

Conheça o máximo de restaurantes, cafés e padarias que puder. A carne, o doce de leite e o sorvete estão entre os melhores do mundo, como explico no texto Delícias Uruguaias. Passeie pela Rambla e veja o pôr-do-sol; visite as feiras de rua Tristán Navarra e Biaritz; circule nos bairros Punta Carretas, Pocitos, Carrasco, Ciudad Vieja e pela rua 18 de Julio. A maioria dos pontos turísticos e a essência da cidade estão no bairro Ciudad Vieja.

Tuize Mendes conta o que fazer e onde comer no post Montevideo para vegetarianos e eu dou dicas para aproveitar o verão em Montevidéu.

Achuras, o exótico da parrilla no Destino: Montevidéu
Achuras, o exótico da parrilla

Lista de restaurantes recomendados em Montevidéu

La Fonda
O restaurante foi achado por acaso. Buscava onde almoçar depois das duas da tarde e os belos pratos servidos em mesas na rua me puxaram para dentro. Um restaurante moderno e aconchegante com massas preparadas na hora e na frente do consumidor. Pratos com ingredientes orgânicos e tempero mediterrâneo, sem servir refrigerante, apenas sucos naturais e água saborizada. Mas cerveja e vinho tem! Ótimo atendimento, sabor e custo benefício. Pagamento somente em dinheiro e aceita reais.
Onde: Perez Catellano, 1442, no mesmo calçadão do Mercado del Puerto.

Cabaña Verónica
Uma das boas opções para comer parrilla no Mercado del Puerto. Pode sentar nas mesas ou no balcão para pedir as carnes direto ao assador. Oferece a tradicional Medio y Medio como cortesia para ganhar clientes que acabam por sair satisfeitos.
Onde: Rambla 25 de Agosto de 1825.

La Perdiz
Restaurante famoso pela parrilla, também serve excelentes massas caseiras e frutos do mar. Ambiente bonito e sempre lotado.
Onde: Guipúzcoa, 350. Aberto para o almoço e jantar.

La Pasiva
O fast food presente em quase todos os cantos da cidade. Experimente chivito ou pancho sem medo.

Oro del Rhin
Confeitaria tradicional no centro. Perfeita para o café da manhã ou lanche da tarde.
Onde: na rua Convención, 1403, esquina com Colonia.

Restaurante Facal
O estabelecimento funciona da manhã até a noite com cardápio variado. As empanadas e os doces são maravilhosas para fazer uma pausa na caminhada pelo centro.
Onde: Av. 18 de Julio, 1249, em frente à fonte dos cadeados.

LA MILPA TAQUERÍA
Comida mexicana para quem tem intolerâncias, ou não, tacos variados e saborosos no ambiente agradável do Mercado Ferrando.
Onde: Chaná 2120 esquina C. Joaquin de Salterain.

Cervejaria OPB
Bar no fundo do Mercado Ferrando com mais de 200 cervejas artesanais uruguaias.
Onde: Chaná 2120 esquina C. Joaquin de Salterain.

Pancho Va!
O tradicional pancho uruguaio gourmetizado e com preços bem mais elevados que as carrocinhas na rua, mas a qualidade dos produtos é garantida e o ambiente é agradável para sentar.
Onde: Bv. España, 2140,

Quando ir a Montevidéu

Apesar do frio e vento cortante, o inverno é a estação que eu mais gosto de curtir Montevidéu. Tem calefação em todos os ambientes fechados e ninguém tem medo de sair às ruas. A paisagem fica mais bonita com as folhas secas nas árvores, essas formam arcos em diversas vias e o clima convida ao mate ou aconchego dos cafés. Outono e primavera apresenta temperaturas agradáveis (para quem gosta do frio) e o verão é bastante quente e úmido.

Gaúchos caminham e tomam mate no Destino: Montevidéu
Gaúchos caminham e tomam mate

Hotéis em Montevidéu

A maioria dos prédios no centro e Ciuda Vieja são antigos, mas estão surgindo novas e modernas opções de hotéis em Montevidéu, como Puerto Mercado Hotel (antigo Ak Design Hotel), na Ciudad Vieja. Me hospedei duas vezes e escrevi a resenha neste artigo.

No verão ou quem busca maior segurança, Pocitos ou Punta Carretas são ótimas localizações. Ali fiquei no Selina Pocitos, com acomodações apenas para adultos e espaço cooworking, mistura o clima de hotel com hostel, oferecendo decoração descolada em suas áreas de convivência como lounge, cozinha, restaurante, sala de cinema e terraço com vista para a Praia de Pocitos. Pode escolher entre suítes compartilhadas ou privativas.

Rumo ao litoral, a pedida é Punta del Este, José IgnácioPiriápolis. Dê preferência no verão. Para o outro lado, fica a histórica Colônia de Sacramento, onde tem o ferry para Buenos Aires. Nenhuma é tão perto para um bate e volta sem ser cansativo, vale para conhecer, mas o ideal é se hospedar uns dias.

Outros destinos visitados no Uruguai

Aproveite que o Uruguai é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu. Saiba como.

R$44,90

Botão para comprar guia Uruguai de Carro com as formas de pagamento

Se prefere todo o conteúdo para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Uruguai de Carro.

Uruguai de Carro
Viaje para o Uruguai de Carro e pegue todas as dicas aqui no Territórios

A região de Rocha têm praias agitadas no verão, fortalezas históricas e lagoas com belas paisagens. Lá tem o parque que eu adoro acampar – Parque Santa Teresa, compras nos free shops do Chuy e as descoladas Cabo Polonio e Punta del Diablo.

Rio Branco, Artigas ou Rivera são cidades de fronteira, destino de compras em free shops, gastronômico e de lazer.

Tours bate e volta a partir do destino: Montevidéu

 

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Por onde começar a planejar a viagem

  1. Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
  2. Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
    2.1 Avalie levar dados de internet e vá comprando a moeda aos poucos.
  3. Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
  4. Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
Inscrição para participar da viagem

A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.

^ Voltar início ^

Você está em INICIAL » URUGUAI » MONTEVIDÉU » Destino: Montevidéu. Guia de viagem
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

2 Comments

  1. Agustin Tomas Caceres Reply

    Hola! Explica o detalhe da porta curva. Eh no Palacio Barolo? Bem unico.

    • Era uma casa comum que encontrei pela rua quando caminhava em direção ao Parque Roldó. Passei por várias portas e janelas lindas nesta caminhada

Write A Comment